VOLTAR
  • Política

Após 13 anos no cargo, presidente da Bolívia, Evo Morales, renuncia  

Mais cedo, Morales já havia anunciado que convocaria novas eleições após denúncias de fraudes nas eleições de outubro

  • Evo Morales renuncia ao cargo de presidente da Bolívia.
    Foto: Reprodução
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 10/11/2019
  • Compartilhar:

Mais cedo, Morales já havia anunciado que convocaria novas eleições após denúncias de fraudes nas eleições de outubro

Evo Morales renuncia ao cargo de presidente da Bolívia. Foto: Reprodução

 

O presidente da Bolícia, Evo Morales, renunciou ao cargo neste domingo (10/11) depois de enfrentar tensões no País. O vice-presidente, Álvaro García Linera, também apresentou a renúncia. Ambos enfrentavam tensões e conflitos no país. Morales fez o pronunciamento em rede nacional de pela televisão.

O ex-presidente fez acusações à oposição por conta de atos violentos na Bolívia. “Por essas e muitas razões, estou renunciando, enviando a minha carta renúncia à Assembleia Legislativa Plurinacional da Bolívia. Muito obrigado”.

Mais cedeo, Morales tinha declarado que  convocaria novas eleições, após a OEA (Organização dos Estados Americanos), denunciar fraudes nas  eleições de 20 de outubro.

Pouco antes da renúncia, opositores aos seu governo, os chefes das Forças Armadas e da Polícia pediram a Evo Morales que renunciasse para “pacificar” a Bolívia.

Morales disse em seu discurso que se considera vítima de um golpe “cívico político e policial” e acrescentou estar abrindo mão do cargo para conter o avanço da violência no País, em especial contra membros de seu governo e correligionários. Durante manifestações pelo País, casas de políticos foram saqueadas.