VOLTAR
  • Cidades

Aplicativo monitora e reduz a disseminação da Covid-19

Multiplataforma AVISACorona envia alertas e possui consultas online para casos suspeitos

  • Multiplataforma AVISACorona envia alertas e possui consultas online para casos suspeitos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 08/07/2020
  • Compartilhar:

Multiplataforma AVISACorona envia alertas e possui consultas online para casos suspeitos

 

Multiplataforma AVISACorona envia alertas e possui consultas online para casos suspeitos. Foto: Divulgação

.

A retomada das atividades e a “nova normalidade” ainda deixa incertezas. Desde o início do isolamento social em meados de março, o Brasil bateu recorde em número de vítimas de Covid-19.

Um estudo feito pela Universidade de Oxford concluiu que oito das principais capitais do Brasil não estavam prontas para flexibilizar as medidas de isolamento social, um dos motivos seria a falta de um programa de rastreamento para conter o contágio. Mediante tal situação, a UniverSaúde – uma startup de base colaborativa -, criou o aplicativo AVISACorona, que permitirá rastrear a evolução da doença em tempo real.

O software é uma multiplataforma para o monitoramento dos casos de Covid-19 nos municípios brasileiros com foco principal em Secretarias Municipais de Saúde, Estados e Consórcios intermunicipais. O AVISACorona soluciona uma das grandes incógnitas deste período: Como sair de casa em segurança?

Enfrentamento da pandemia

Graças a tecnologia do aplicativo cria-se uma oportunidade de unir governo e sociedade em torno de um problema complexo que exige de todo mundo um protagonismo. A tecnologia acompanha em tempo real o mapa epidemiológico, realiza atendimento remoto de pacientes suspeitos e confirmados através de vídeo, áudio ou chat. Tem ainda o acesso a geolocalização e ao georreferenciamento.

“O AVISACorona é a solução, por meio de duas ações estratégicas importantes, neste momento de circulação ativa do vírus, que são: localizar geograficamente e em tempo real as pessoas que estão contaminadas antes que elas precisem ser internadas, e tratá-las com antecedência, evitando mais ocupação de leitos nos hospitais e o iminente colapso do sistema de saúde”, explicou o fundador Dr. Erico Vasconcelos.

Ou seja, a forma de captar estas informações é bem simples e conta com a participação de cada cidadão. Ainda de acordo com o Dr. Vasconcelos, com a participação da sociedade e uma tecnologia rápida, o período de isolamento pode ser menor.

Descobrir soluções que auxiliam no retorno das atividades com segurança é possível. O AVISACorona consegue reverter a alta taxa de contágio em soluções seguras para as pessoas. “O governo precisa pensar nessas agendas de transformação digital para viver esse momento de forma menos sofrida e menos mortal”, finalizou o fundador do aplicativo.