VOLTAR
  • Política

Ao lado de Auricchio, Tite inaugura escola e ensaia aproximação com clã Tortorello

Além do Prefeito em exercício em São Caetano entregar EMEI Cleide Auricchio, ele reinaugurou a Praça Luiz Tortorello

  • Ao lado de Auricchio, Tite inaugura neste sábado escola Cleide R. Auricchio.
    Foto: Divulgação/PSCS- Letícia Teixeira
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 22/05/2021
  • Compartilhar:

Além do Prefeito em exercício em São Caetano entregar EMEI Cleide Auricchio, ele reinaugurou a Praça Luiz Tortorello

Ao lado de Auricchio, Tite inaugura neste sábado escola Cleide R. Auricchio. Foto: Divulgação/PSCS- Letícia Teixeira

Ao lado de José Auricchio Júnior (PSDB), o prefeito em exercício de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania), entregou neste sábado (22/05) a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Cleide R. Auricchio e reinaugurou a Praça Prefeito Luiz Olinto Tortorello, no entorno dessa unidade escolar. Com a presença de integrantes da família, o chefe do Executivo deu sinais de uma aproximação com o clã Tortorello.

A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, entre elas a do deputado federal Alex Manente (Cidadania), do deputado estadual Thiago Auricchio (PR), do presidente da Câmara, Pio Mielo (PSDB), além de vários secretários e vereadores da cidade.

Esse foi o primeiro evento público que Auricchio participou desde a posse de Tite. A escola inaugurada leva o nome da mãe dele, que morreu em 2018. “Às vezes, a gente não valoriza tanto quando dá um nome de um equipamento pra alguém, mas quando se recebe essa homenagem é muito bom, não só pela figura materna, mas pelo reconhecimento das pessoas de fora, seja pela Câmara que indicou seja do prefeito que aceitou. Enfim,  a família fica feliz”, afirmou Auricchio.

Auricchio agradece a Tite denominação de Emei que leva o nome de sua mãe, Clei Auricchio, que morreu em 2018. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia TeixeiraClãs

Além de Auricchio, que foi prefeito por três mandatos, o evento reuniu mais duas tradicionais famílias políticas de São Caetano: os Campanella, pois o pai de Tite, Anacleto Campanella, foi prefeito no município nos anos 1950 e 1960 e os Tortorello. Os três clãs juntos administraram a cidade por oito mandatos. E esse número pode aumento caso o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) valide os votos de Auricchio que foi reeleito pela quarta vez em novembro de 2020. Para assumir o cargo, o tucano depende do deferimento do seu registro de candidatura. Caso contrário, haverá nova eleição e Tite deve ser o candidato.

Escola

O secretário de Educação, Fabrício Coutinho, afirmou que das 150 vagas nessa Emei, 60 já estão preenchidas e outras crianças que fizeram o cadastro por morarem no bairro também serão encaminhadas para o local. “Essa escola tem um novo conceito por conta do parque. Os alunos terão grande contato com a natureza, pois de um lado tem hortas e de outro tem o parque”, afirmou.

A construção da Emei Cleide Auricchio levou um ano e meio para ser concluída e o investimento totalizou R$ 7,5 milhões.

A cidade conta com 6,5 mil vagas em educação infantil e outras 500 devem ser entregues até julho com a inauguração de mais três escolas.

Praça Tortorello

Família Tortorello comparece em reinauguração da Praça Luiz Olinto Tortorello. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

O antigo Jardim Primeiro de Maio foi rebatizado como Praça Prefeito Luiz Olinto Tortorello em 23 de dezembro de 2004, homenageando o chefe do Executivo entre 1989 e 1992 e 1997 e 2004. Seus antigos arcos sobre colunas, em estilo grego clássico, dão lugar agora para o futuro de São Caetano do Sul, com espécies nativas de nossa flora e a escola mais moderna e sustentável da cidade.

A reinauguração do espaço contou com a presença a esposa do ex-prefeito, Avelina Tortorello, irmão Antonio de Pádua e filhos Marquinho Tortorello, ex-deputado estadual, e Marta Tortorello. Todos ficaram emocionados com a homenagem.