Ana Nice promove o resgate da memória ancestral do povo negro

Mais visitadas

Vereadora Ana Nice, líder da bancada do PT na Câmara de São Bernardo, realizará nesta terça sessão solene do Dia da Consciência Negra

vereadora ana nice
Ana Nice promove o resgate da memória ancestral do povo negro. Foto: Reprodução/Facebook

A vereadora Ana Nice, líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara de São Bernardo do Campo, realizará nesta terça-feira (23/11), às 18h30, sessão solene do Dia da Consciência Negra. O evento é realizado anualmente pela vereadora, na Câmara Municipal.

Na edição deste ano, a Sessão Solene do Dia da Consciência Negra terá como tema “Memória Ancestral: Uma Potência para a Reconstrução da Nossa História. O Direito Negro à Ancestralidade (DNA)”.

Trata-se de um evento dinâmico, que recebe diversos movimentos culturais e autoridades – sejam elas da cidade, do estado e até do país –, para debater e expor assuntos relacionados à questão racial e direitos humanos, sobretudo pessoas que tenham o lugar de fala do provo preto.

Para o evento, foram realizados testes de DNA e Mapeamento Genético de Ancestralidade em 13 pessoas negras de famílias distintas de São Bernardo do Campo. O 14º exame foi realizado na vereadora. Os exames têm a finalidade de localizar a origem geográfica de cada pessoa. Os resultados dos testes serão conhecidos pelos participantes e apresentados ao público durante a Sessão Solene.

A realização dos testes de DNA e Mapeamento Genético de Ancestralidade coletados para este evento é uma pequena amostra do que propôs a vereadora ao apresentar o projeto de lei (PL nº 96/2021) que prevê a criação do programa “São Bernardo do Campo DNA África”, em trâmite na Câmara Municipal de São Bernardo. O programa visa possibilitar que os Descendentes de Negros Africanos Escravizados no Brasil (DNAEBs), residentes na cidade, realizem exames de DNA para Sequenciamento e Mapeamento Genéticos de Ancestralidade com a finalidade de localização da origem geográfica e familiar.

Ficha técnica:

O que: Solene do Dia da Consciência Negra “Memória Ancestral: Uma Potência para a Reconstrução da Nossa História. O Direito Negro à Ancestralidade (DNA)

Quando: Terça-feira (23/11), às 18h30.

Onde: Câmara Municipal de São Bernardo do Campo (Plenário Tereza Delta)

Praça Samuel Sabatini, 50, Centro, São Bernardo do Campo

Atividades Culturais: Oficina de turbante; Apresentações da Congada do Parque São Bernardo; Apresentações do Centro Cultural Afro-brasileiro Francisco Salano Trindade.

Entrada: Gratuita.

 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações