VOLTAR
  • Economia

Abílio Diniz, ex-dono do Pão de Açúcar, morre aos 87 anos

Abílio Diniz estava internado há quase um mês no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde tratava de uma pneumonia

  • Abílio Diniz, ex-dono do Pão de Açúcar, morre aos 87 anos.
    Foto: Reprodução
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 18/02/2024
  • Compartilhar:

Abílio Diniz estava internado há quase um mês no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde tratava de uma pneumonia

Morte de Abílio Diniz

Abílio Diniz, ex-dono do Pão de Açúcar, morre aos 87 anos. Foto: Reprodução

Abílio Diniz, um dos mais bem sucedidos empresários do país, morreu neste domingo (18/02) aos 87 anos, na Capital Paulista. Ele estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein com pneumonia, há um mês.

Ele presidente e controlador do grupo Pão de Açúcar, fundado por seu pai, durante quase 60 anos. Antes de dixar o grupo, travou uma disputa na Justiça com seu sócio francês, o Casino. Em 2013 vendeu sua participação na empresa, mas não deixou o varejo de supermercado.

Posteriormente virou sócio do Carrefour onde ocupava a vice-presidência do conselho de administração do Carrefour Brasil e integrava o board do Carrefour mundial, onde era um dos maiores acionistas.

A Península, a empresa de participações da família Diniz, hoje ocupa o segundo maior acionista do Carrefour global, sendo 8,4% de participação e 13,73% do capital votante. A empresa perde apenas para a família Moulin. Abilio era o presidente do conselho da Península.

O falecimento de Diniz ocorre um  ano e meio após ele perder seu filho, João Paulo Diniz, aos 58 anos, após um mal súbito. Na ocasião, o empresário relatou que foi o golpe mais duro que poderia receber da vida. “A dor que sinto é inexplicável”, contou o empresário na ocasião em que disse estar “se chão”.

O empresário era pai de seis filhos, quatro deles do primeiro casamento e os dois mais novos com a atual esposa.

O governador Tarcísio de Freitas lamentou a morte do empresário.

Veja a nota de pesar

“O Governo de SP lamenta a morte de Abílio Diniz, um dos maiores empresários brasileiros, aos 87 anos de idade.

Inspiração pela sua trajetória, possuía uma visão empreendedora diferenciada e grande dedicação ao trabalho, realizando importantes contribuições para o desenvolvimento do Brasil.

O governador Tarcísio de Freitas e o vice-governador Felício Ramuth prestam sinceras condolências aos familiares e amigos”.