Abílio Diniz, ex-dono do Pão de Açúcar, morre aos 87 anos
Abílio Diniz estava internado há quase um mês no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde tratava de uma pneumonia
Abílio Diniz estava internado há quase um mês no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde tratava de uma pneumonia
Abílio Diniz, um dos mais bem sucedidos empresários do país, morreu neste domingo (18/02) aos 87 anos, na Capital Paulista. Ele estava internado na UTI do Hospital Albert Einstein com pneumonia, há um mês.
Ele presidente e controlador do grupo Pão de Açúcar, fundado por seu pai, durante quase 60 anos. Antes de dixar o grupo, travou uma disputa na Justiça com seu sócio francês, o Casino. Em 2013 vendeu sua participação na empresa, mas não deixou o varejo de supermercado.
Posteriormente virou sócio do Carrefour onde ocupava a vice-presidência do conselho de administração do Carrefour Brasil e integrava o board do Carrefour mundial, onde era um dos maiores acionistas.
A Península, a empresa de participações da família Diniz, hoje ocupa o segundo maior acionista do Carrefour global, sendo 8,4% de participação e 13,73% do capital votante. A empresa perde apenas para a família Moulin. Abilio era o presidente do conselho da Península.
O falecimento de Diniz ocorre um ano e meio após ele perder seu filho, João Paulo Diniz, aos 58 anos, após um mal súbito. Na ocasião, o empresário relatou que foi o golpe mais duro que poderia receber da vida. “A dor que sinto é inexplicável”, contou o empresário na ocasião em que disse estar “se chão”.
O empresário era pai de seis filhos, quatro deles do primeiro casamento e os dois mais novos com a atual esposa.
O governador Tarcísio de Freitas lamentou a morte do empresário.
Veja a nota de pesar
“O Governo de SP lamenta a morte de Abílio Diniz, um dos maiores empresários brasileiros, aos 87 anos de idade.
Inspiração pela sua trajetória, possuía uma visão empreendedora diferenciada e grande dedicação ao trabalho, realizando importantes contribuições para o desenvolvimento do Brasil.
O governador Tarcísio de Freitas e o vice-governador Felício Ramuth prestam sinceras condolências aos familiares e amigos”.