VOLTAR
  • Cidades

ABCD recebe 26 mil vacinas e define plano em cima das novas doses

Algumas Prefeituras têm imunizações previstas já para este sábado

  • Diadema recebe mais vacinas e define plano em cima das novas doses.
    Foto: Divulgação/PSBC
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 26/02/2021
  • Compartilhar:

Algumas Prefeituras têm imunizações previstas já para este sábado

 

ABCD recebe 26 mil vacinas e define plano em cima das novas doses. Foto: Divulgação/PSBC

 

A região do ABCD recebeu nesta sexta-feira (26/02) mais vacinas contra a Covid-19. Dessa vez, o lote foi da AstraZeneca/Oxford. Chegaram nas sete Prefeituras 26.080, sendo 9.600 em Santo André, 6.660 em São Bernardo, 3.750 em São Caetano, 2.570 em Mauá, 2.230 em Diadema e 1.030 em Ribeirão Pires e 240 em Rio Grande da Serra.

As Prefeituras traçaram seus planos de imunização diante da chegada das doses.  Prefeitura de São Bernardo, por exemplo, deu sequência ao Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19 com o início de agendamento on-line para a vacinação de idosos com idade entre 80 e 84 anos. A aplicação das doses será feita em formato drive thru, no Paço Municipal, e em três postos avançados espalhados pela cidade: na Igreja São João Batista, no Rudge Ramos, Ginásio Poliesportivo do Jardim Orquídeas e Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande.

De acordo com a Prefeitura, a continuidade da campanha de vacinação contra o Coronavírus é possível após o recebimento, nesta sexta-feira, dessas 6.660 doses da vacina Oxford/AstraZeneca. O novo lote possibilitará a imunização de 480 idosos remanescentes de 85 a 89 anos, além de outros 6.149 moradores de 80 a 84 anos, o correspondente a 72% do total de munícipes desta faixa etária (são 8.500).

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, ressalta a execução do Plano Municipal de Imunização. “Estabelecemos cronograma e trabalho de logística sérios para agilizar o processo de vacinação ao mesmo tempo em que garantimos a segurança da população e dos profissionais da saúde. Assim que as doses chegam à nossa cidade, enviadas pelos governos estadual e federal, vamos rapidamente ampliando nossa cobertura vacinal”, diz.

Até agora 45.329 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em São Bernardo.

Segundo o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple Sobrinho, o cadastro e agendamento online, bem como a descentralização dos postos de vacinação nesta etapa da campanha, colaboram para evitar aglomerações nas unidades de Saúde. “Nas primeiras etapas, optamos por vacinar os idosos em casa e foi muito positivo. Agora, com o aumento da demanda, organizamos postos volantes e o drive thru”, observa.

Para receber a vacina, os idosos deverão obrigatoriamente fazer o cadastro e agendamento pelo portal COVID-19 do município (https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus), optando pela data e horário que desejam receber a dose. Os postos de vacinação funcionarão a partir deste sábado (27/02), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

DOCUMENTOS – O cadastro no portal da Prefeitura não exclui a necessidade de pré-cadastro no site do Governo do Estado – https://vacinaja.sp.gov.br/. É importante estar com os dois formulários preenchidos. No dia da vacinação, o idoso deve estar munido de documento com foto, CPF, comprovante de residência e comprovante de agendamento (eletrônico ou impresso).

VACINAÇÃO – A Prefeitura de São Bernardo já concluiu a imunização dos idosos e trabalhadores das Instituições de Longa Permanência (ILPIs), bem como dos indígenas com a primeira e segunda dose da vacina. Os idosos de 90 anos ou mais e de 85 a 89 receberam a primeira dose em domicílio para evitar deslocamento e contágio deste público-alvo. Os profissionais de Saúde, tanto da linha de frente, como das demais áreas, receberam a primeira dose e, parte deles, já está com a segunda dose aplicada.

Santo André

A Prefeitura de Santo André realiza neste sábado (27/02) e domingo (28/02), vacinação contra a Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais. Os munícipes dentro desta faixa etária que optarem pelo sistema drive-thru devem se cadastrar no site psa.santoandre.br/vacinacovid e agendar a aplicação da primeira dose da vacina AstraZeneca/Fiocruz.

Quem não tem carro pode se dirigir a uma das oito unidades de saúde que estarão abertas no sábado e domingo para receber a vacina, também das 8h às 17h. Neste caso não é necessário fazer agendamento.

Esta nova etapa da imunização deve-se ao recebimento do novo lote, com 9.600 doses da vacina. “Mais uma vez, Santo André antecipa e amplia a vacinação. Agora, vamos imunizar idosos com 80 anos ou mais. Um grande esforço para proteger o quanto antes a nossa gente, que só foi possível graças ao planejamento e à eficiência na aplicação das doses. Vamos continuar cobrando o envio de mais imunizantes para concluirmos cada nova etapa de vacinação”, disse o prefeito Paulo Serra.

Santo André conta com quatro pontos drive-thru disponíveis: Paço Municipal, Craisa (acesso no portão 5 pela rua Varsóvia, em Santa Teresinha), Estádio Bruno Daniel (localizado na rua 24 de Maio, na Vila América) e estacionamento do Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, com acesso pelo portão do Centro Empresarial).

As oito unidades de saúde que estarão abertas no fim de semana são: Policlínica Parque das Nações, Centro de Saúde Escola, USF Vila Guiomar, USF Vila Linda, USF Jardim Carla, USF Vila Luzita, USF Vila Palmares e USF Parque Miami.

Tantos nos pontos drive-thru, quanto das unidades de saúde, é necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência.

Idosos acamados com 80 anos ou mais serão atendidos com base no cadastro nas unidades de saúde de referência. A equipe de cada UBS entra em contato com as famílias para agendar a vacinação em casa.

Santo André já vacinou 35.977 pessoas. A imunização contra a Covid-19 é desenvolvida segundo a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde. À medida que mais doses são enviadas ao município, novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação serão divulgadas.

Em caso de dúvidas e informações sobre o cadastramento, além do portal da Prefeitura de Santo André, há também o telefone 0800-4848004, com uma equipe formada por profissionais da Saúde apta a tirar dúvidas sobre a Covid-19, além do e-mail saude@santoandre.sp.gov.br. O serviço é gratuito e funciona 24 horas, nos sete dias da semana.

São Caetano

 

São Caetano continua no topo do ranking de cidades que mais vacinam contra Covid, Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

 

Nesta segunda (01/03) a Prefeitura de São Caetano dará início à vacinação para idosos acima de 80 anos. A vacinação será realizada até sexta-feira (05/03), das 8h às 14h, em sistema drive thru, e nas seis unidades de Saúde que atendem o programa Saúde Hora Extra, das 8h às 22h.

Desde que o Governo do Estado lançou o ranking das cidades que mais vacinam contra a covid-19, São Caetano segue na liderança. Na última atualização , a cidade já havia imunizado 9,6% da população.

Diadema

De acordo com a Prefeitura de Diadema,  as doses da vacina de Oxford serão aplicadas em  idosos acima de 80 anos e profissionais da saúde da rede privada.

Em Mauá, a administração irá imunizar idosos de 75 anos acima a partir de segunda-feira (1º/03), enquanto em Ribeirão Pires a imunização serpe em pessoas acima de 80 anos, de 1º a 7 de março ou enquanto durarem os estoques. A vacinação acontecerá das 8h às 16h, via drive-thru, no Complexo Ayrton Senna (Av. Pref. Valdírio Prisco, 193).

A Prefeitura de Rio Grande da Serra ainda não definiu qual público receberá as novas vacinas que chegaram ao município.