Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

Braskem e “Grupo Ciência em Show” levam ciência de forma divertida às pessoas

Comunidades da zona leste da capital, Mauá e Santo André, receberam a iniciativa que beneficiou mais de 14 mil estudantes

Última atualização: 18/11/2023 20:49
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 18/11/2023
Compartilhar

Comunidades da zona leste da capital, Mauá e Santo André, receberam a iniciativa que beneficiou mais de 14 mil estudantes

“Grupo Ciência em Show”
Braskem e “Grupo Ciência em Show” levam ciência de forma divertida a milhares de pessoas em São Paulo. Foto: Divulgação

Em mais uma iniciativa de educação realizada nas comunidades do entorno onde atua, a Braskem e o “Grupo Ciência em Show” levaram ciência para a população de Mauá, Santo André e do Parque São Rafael, em São Paulo. O projeto desenvolvido pelos cientistas Ana, Gerson e Daniel, criadores do grupo, a convite da companhia, realizou uma série de atividades e ações lúdicas entre outubro de 2022 e julho de 2023. Cerca de 14 mil estudantes, 800 docentes e centenas de famílias participaram das apresentações.

“A Braskem investe continuamente em projetos que potencializam nosso impacto positivo e contribuem para o desenvolvimento das comunidades onde atuamos e da sociedade como um todo. A parceria com o “Grupo Ciência em Show” trouxe de uma forma leve, divertida e principalmente educativa como funciona o nosso negócio e qual a importância da química no dia a dia das pessoas. É gratificante ver os resultados positivos dessa ação”, comenta Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

A iniciativa, composta por três etapas: a primeira delas foi levar o “Ciência em Show” a parques, praças e espaços privados para falar sobre ciência e química com a população. Nas apresentações interativas com a plateia, os cientistas, que fazem sucesso no YouTube, abordaram assuntos científicos de forma descomplicada e eficaz, e ainda realizaram experimentos para despertar a curiosidade da plateia.

A segunda etapa foi realizada em 23 escolas e tiveram início em novembro de 2022 e seguiram por todo o primeiro semestre letivo de 2023. Além das apresentações, fundamentadas em referenciais teóricos com uma visão moderna do ensino da ciência, as ações nas escolas contaram com um espaço temático interativo: um ônibus que mostrou as diferentes formas de energia e geração de cada uma delas. Os estudantes do 3° ao 9° ano, ainda receberam um experimento para realizar em casa como uma forma de estender o aprendizado para o ambiente familiar.

Após a finalização de cada apresentação a população teve acesso a um material explicativo sobre temáticas importantes dos processos produtivos da Braskem, além de responderem uma pesquisa sobre o projeto. Os resultados mostraram que as atividades foram muito positivas para toda a sociedade. Os eventos abertos ao público ganharam nota 10 dos participantes. Já nas escolas, 99% dos estudantes gostariam que as ações se repetissem em uma nova oportunidade.

Por fim, a etapa final da ação contempla o lançamento de três vídeos com objetivo de aumentar a abrangência dos temas abordados nas apresentações do “Grupo Ciência em Show”. “A iniciativa do projeto na Comunidade com a Braskem aperfeiçoa a prática científica nas escolas, com os alunos e integra as famílias. Esse investimento da empresa amplia a compreensão das pessoas sobre a relação da ciência no dia a dia. E como essa ciência pode melhorar a vida das pessoas. Além de melhorar a compreensão, pois educação é para sempre, melhora o brilho nos olhos com atividades de qualidade!”, reforça Ana Ralston, Pedagoga e Especialista em Tecnologia do Grupo Ciência em Show.

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.

“Ciência em Show”

Sob o comando dos professores Gerson Santos e Daniel Ângelo e da pedagoga e especialista em tecnologia Ana Ralston, o projeto leva tema científicos para a TV, internet, editoras, espaços públicos e instituições de ensino. Há 20 anos, o “Ciência em Show” administra projetos que visam promover, comunicar e valorizar a ciência e tecnologia para a sociedade brasileira.

Tags:Braskemciênciacomunidadesdiversãodocentesestudantesfamíliasgrupo ciência em showMauá e Santo Andrézona leste da capital

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior vítima e agressor Polícia procura por rapaz que tirou a vida de jovem na divisa de Diadema e SP
Próximo artigo Faculdade De Direito de São Bernardo Direito São Bernardo democratiza acesso ao Ensino Superior oferecendo Bolsas de Estudo

Últimas notícias

Jovem de 18 anos Guilherme Moraes Cruz caiu da motocicleta e foi atingido por um ônibus. Foto: Reprodução
Vídeo mostra queda de passageiro de moto por app após piloto fugir de assaltantes em SBC
23/06/2025
GCM de São Caetano reforça segurança com operações e prisões no feriado
GCM de São Caetano reforça segurança com operações e prisões no feriado
23/06/2025
Mesatenista de São Caetano Hugo Calderano é medalha de ouro na Eslovênia
Mesatenista de São Caetano Hugo Calderano é medalha de ouro na Eslovênia
23/06/2025
Homem é preso em flagrante por abuso de criança de 8 anos na Vila de Paranapiacaba
Homem é preso em flagrante por abuso de criança de 8 anos na Vila de Paranapiacaba
23/06/2025
escorpião
USP identifica toxina de escorpião da Amazônia capaz de matar células de câncer de mama
23/06/2025

Recomendadas

Pedido de casamento viraliza e cosplayers marcam cerimônia nórdica em Paranapiacaba
Santo AndréCultura e LazerVariedades

Pedido de casamento viraliza e cosplayers marcam cerimônia nórdica em Paranapiacaba

21/06/2025
São Bernardo dispõe de opções gratuitas de passeio para famílias no feriado prolongado
Cultura e LazerSão Bernardo

São Bernardo dispõe de opções gratuitas de passeio para famílias no feriado prolongado

20/06/2025
Empresário de Diadema que ganha prêmio internacional em Portugal
DiademaEconomiaVariedades

Empresário de Diadema ganha prêmio internacional em Portugal

19/06/2025
Ribeirão Pires reduzirá em até 60% o consumo de energia elétrica com painéis solares
Ribeirão PiresCidadesVariedades

Ribeirão Pires reduzirá em até 60% o consumo de energia elétrica com painéis solares

17/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?