ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Política

Com convite do PSB para ser candidato a prefeito, Eduardo Leite deixa o PT

Ministro Márcio Franca quer vereador na disputa pelo Paço de Santo André em 2024; decisão de ir para a legenda será tomada em conjunto com grupo político até o fim de semana  

Gislayne Jacinto
Última atualização: 20/05/2023 14:27
Por Gislayne Jacinto
Publicado 15/05/2023
Compartilhar

Ministro Márcio Franca quer vereador na disputa pelo Paço de Santo André em 2024; decisão de ir para a legenda será tomada em conjunto com grupo político até o fim de semana

vereador de Santo André Eduardo Leite
PT de Santo André deu aval para vereador Eduardo Leite deixar sigla. Foto: Divulgação

O vereador Eduardo Leite protocolou nesta segunda-feira (15/054) sua desfiliação do PT de Santo André. O parlamentar recebeu convite do ministro de Portos e Aeroportos do Brasil, Márcio França, para ser candidato a prefeito pelo PSB nas eleições do ano que vem.

Contents
  • Veja a Nota Oficial do parlamentar  
  •  Outro lado
  • Leia a íntegra

“A tendência é ir para o PSB, mas a decisão se dará até este fim de semana após conversa com meu grupo político. Estou evitando cravar, mas estou me preparando para novos desafios”, afirmou Eduardo Leite, que ficou no PT por mais de 20 anos.

A desfiliação ocorre depois que o Partido dos Trabalhadores autorizou o desligamento da legenda. Por conta dessa decisão da executiva petista, o Eduardo Leite  não perderá o mandato por infidelidade partidária.

Veja a Nota Oficial do parlamentar  

“Nesta segunda-feira (15), protocolei meu pedido de desfiliação do PT (Partido dos Trabalhadores). Encerro, portanto, um importante ciclo na minha vida política com a sigla e, em breve, assumo novos desafios junto a um novo projeto político, sempre em linha com o desejo de trabalhar e contribuir com uma sociedade mais justa e com a construção de uma Santo André cada dia melhor, com mais oportunidades para os andreenses.

Dentro deste propósito e compromisso que assumi desde o início da minha vida pública, definirei uma nova legenda de atuação. Decisão esta que será tomada em conformidade com o meu grupo e anunciada em breve.

 Eduardo Leite – vereador de Santo André

reunião do PT de Santo André
PT autorizou Eduardo Leite a se desfiliar do partido. Foto: Divulgação

 Outro lado

O Diretório do PT também emitiu uma nota sobre a saída do vereador  e “desejou sorte na nova caminhada”. Ressaltou ainda que a legenda petista terá candidato a prefeito no pleito do ano que vem.

Leia a íntegra

“Em reunião ordinária do Diretório Municipal de Santo André,  ocorrido no dia 27 de abril, a militância petista reafirmou a unidade partidária através de decisões políticas importantes.

Por ampla maioria foi deliberado pela carta de anuência ao vereador Eduardo Leite, carta esta que será concedida após o mesmo resolver questões  de ordem estatutária do Partido dos Trabalhadores. Como é de conhecimento amplo da sociedade, o vereador entrou com processo jurídico em que solicitava pedido de desfiliação  partidária, sem que o mesmo perdesse a cadeira que pertence ao partido  no qual foi eleito pela lei eleitoral vigente. O processo foi julgado  e em todas as instâncias jurídicas  a que recorreu, foi julgado como improcedente a sua justificativa, dando ganho de causa ao PT. Informamos que o vereador recebeu sua carta de anuência após cumprir as exigências estatutárias e se desfiliou do partido na data de hoje. O diretório e a militância de Santo André deseja  ao vereador sorte em sua nova caminhada.

O DM deliberou, ainda por unanimidade que o PT de Santo André terá candidatura própria ao executivo municipal, junto a Federação Brasil da Esperança, para as eleições municipais de 2024. A construção dessa candidatura será realizada pela federação vigente PT, PcdoB e PV. A proposta visa ampliar o debate junto à federação do Psol e Rede na construção de uma candidatura democrática e popular para nossa cidade. O PT apresentará uma proposta nova para a cidade e, com unidade, buscaremos a construção de uma Santo André melhor junto com o Governo Federal do nosso Presidente Lula. Viva o Partido das Trabalhadoras e dos Trabalhadores.

Santo André, 15 de maio de 2023.

Diretório Municipal de Santo André

Reunião do PT de Santo André
PT definiu que terá candidatura a prefeito no ano que vem. Foto: Divulgação
Tags:candidato a prefeitodesfiliaçãoeduardo leiteeleições 2024PSBPTsanto andrévereador

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Ateliê Criativo Evento marca início de Ateliê Criativo que capacitará jovens em oficina de design
Próximo artigo rua Arraial do Cabo Homem morre após ameaçar rapaz que lhe devia dinheiro em Santo André

Últimas notícias

Jovem é baleado durante roubo no Baeta Neves, em São Bernardo
Jovem é baleado durante roubo no Baeta Neves, em São Bernardo
05/12/2025
COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido
COI identifica ônibus clonado em Santo André e condutor é detido
05/12/2025
Idosa morre atropelada por ônibus da BR7 no Rudge Ramos, em São Bernardo
Idosa morre atropelada por ônibus no Rudge Ramos, em São Bernardo
05/12/2025
Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
Polícia Investiga óbito de grávida de sete meses em Mauá
05/12/2025
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025

Recomendadas

Em Sto.André, trio é detido após identificação de carro 'escolta' ligado a crimes na Av. dos Estados
CidadesSanto André

Em Santo André, trio é detido após identificação de carro ‘escolta’ ligado a roubos e furtos

04/12/2025
Rio Grande da Serra tem nova edição do “Prefeitura até Você” com cadastro para troca de geladeiras e lâmpadas
Rio Grande da SerraPolítica

Rio Grande da Serra tem nova edição do “Prefeitura até Você” com cadastro para troca de geladeiras e lâmpadas

04/12/2025
Paço Encantado de Santo André começa na sexta com montanha-russa e chegada do Papai Noel
Sem classificação

Paço Encantado de Santo André começa nesta sexta com montanha-russa e chegada do Papai Noel

04/12/2025
Deputada Carla Morando visita Câmara de Santo André e reforça compromisso com o município
Santo AndréPolítica

Deputada Carla Morando visita Câmara de Santo André e reforça compromisso com o município

04/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?