Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Sancionado projeto de Thiago Auricchio de combate ao assédio em bar e casa noturna

Lei do deputado estadual prevê que a empresa promova, anualmente, capacitação de todos seus funcionários para que eles estejam aptos a identificar essa infração

Última atualização: 22/02/2023 20:51
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 22/02/2023
Compartilhar

Lei do deputado estadual prevê que a empresa promova, anualmente, capacitação de todos seus funcionários para que eles estejam aptos a identificar essa infração

Thiago Auricchio
Sancionado projeto de Thiago Auricchio de combate ao assédio em bar e casa noturna. Foto: Divulgação

São Paulo agora tem uma lei para combater a cultura do estupro e do assédio em bares, restaurantes e casas noturnas. Isso porque o governador Tarcísio de Freitas sancionou, neste sábado (18/02), a Lei 17.365 de autoria do deputado estadual Thiago Auricchio.

“É uma vitória da defesa das mulheres, mas também de um Estado que mostra, mais uma vez, sua preocupação com o combate da violência sexual. Estamos criando um protocolo muito parecido com o No Callem que resultou na prisão do jogador Daniel Alves”, explica o parlamentar que também é autor do Código Paulista de Defesa da Mulher e relator da CPI que investigou a violência contra as mulheres no Estado.

A lei prevê que a empresa enquadrada como bar, restaurante, boate, clube noturno, casa de espetáculo e congêneres, deverá promover, anualmente, a capacitação de todos os seus funcionários para que eles estejam aptos a identificar e combater o assédio sexual e a cultura do estupro praticados contra a mulher que trabalha ou frequenta esses ambientes.

“Infelizmente, 7 em cada 10 lugares no Brasil já relataram ter sofrido algum tipo de violência sexual nesses locais. E a capacitação contínua dos funcionários é vital para evitar que isso continue ocorrendo. A prisão do Daniel Alves começou a partir da identificação por parte de funcionários do estabelecimento que, treinados, identificaram que algo errado havia ocorrido com a vítima.”, pontua Thiago Auricchio.

A norma traz punição para o espaço que não realizar a capacitação e também a indicação em local de fácil visualização do nome do funcionário ou funcionária responsável pelo atendimento à mulher que esteja em situação de risco. Segundo a nova lei, a infração à lei pode causar desde uma multa até a cassação da licença do estabelecimento.

“São pontos fundamentais que irão exigir o compromisso constante desses locais. Estamos mostrando mais uma vez que São Paulo não vai tolerar casos de violência contra a mulher”, afirma o deputado estadual.

Após a sanção, a lei entra em vigor em 60 dias. “Agora, vamos trabalhar junto ao Governo do Estado para que os critérios essenciais à capacitação sejam regulamentados em um texto amplo e combativo” conclui.

Governador

Esta já é a segunda medida tomada pelo governador, em dois meses de mandato, que visa proteger mulheres sob risco. No dia 4 de fevereiro, foi publicada a Lei nº 17.621/2023 que já obrigava os mesmos estabelecimentos a adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco.

“A proteção e a garantia dos direitos das mulheres são prioridades da nossa gestão. A nova lei vem para complementar as ações de amparo e acolhimento às vítimas de violência no Estado. São Paulo avançou muito nos últimos anos em medidas diversas para mulheres, nosso trabalho agora é garantir que elas se tornem efetivas, eficazes e contínuas”, afirmou Tarcísio de Freitas.

O Governo de São Paulo avança agora porque a nova lei estipula que, além da capacitação, os estabelecimentos deverão fixar aviso em local de fácil visualização com a indicação do funcionário ou funcionária responsável pelo atendimento e proteção à mulher. O Projeto de Lei 370/21 também determina a regulamentação, que será feita pela Secretaria de Políticas para a Mulher.

Os locais que descumprirem a Lei estarão sujeitos às sanções previstas no artigo 56 da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 – Código de Defesa do Consumidor, aplicáveis na forma de seus artigos 57 a 60.

“O governador Tarcísio, já no início do seu governo, vem sinalizando que o combate à violência contra a mulher é uma de suas prioridades. Nós buscamos, com esta iniciativa, facilitar o acesso da mulher vítima de violência a pessoas capacitadas, para que haja o devido amparo e encaminhamento”, disse a secretária de Políticas para a Mulher, Sonaira Fernandes.

Vetos

O projeto previa que o estabelecimento seria responsável pelo suporte e assistência à vítima desde o acolhimento no local até o acompanhamento “à residência, unidade de saúde, posto policial ou outro local que se fizer necessário”. Esse artigo 2º foi vetado pois estende a responsabilidade do estabelecimento pela segurança da vítima para além de seus limites espaciais, podendo colocar em risco o funcionário, além de poder configurar eventual infração ao seu contrato de trabalho.

O artigo 5º previa que “as despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias” e foi vetado pois não se entrevê a imposição de obrigações à Administração Pública estadual que justifique a inclusão de cláusula financeira.

Tags:assédiobarescasas noturnasdeputado estadualleithiago auricchio

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior bar interditado Santo André interdita dois bares por perturbação de sossego
Próximo artigo Péricles no sambódromo ‘Foi horrível’, disse Péricles sobre assalto que sofreu em Santo André

Últimas notícias

Concurso de Cosplay é destaque do Festival Oriental de Ribeirão Pires e tem inscrições abertas
Concurso de Cosplay é destaque do Festival Oriental de Ribeirão Pires e tem inscrições abertas
18/06/2025
GCM de São Caetano prende mulher por receptação e adulteração de motocicleta
GCM de São Caetano prende mulher por receptação e adulteração de motocicleta
18/06/2025
prefeito Gilvan
Santo André inova no socorro de urgência com semáforos inteligentes e videochamada no Samu
18/06/2025
Santo André realiza ArraiAU Pet com atrações gratuitas no Parque Celso Daniel
18/06/2025
Procon de SBC flagra em postos de gasolina do Demarchi divergência entre propaganda e preço na bomba
Procon de SBC flagra em postos de gasolina do Demarchi divergência entre propaganda e preço na bomba
18/06/2025

Recomendadas

Gilvan defende escalonamento no pagamento de precatório em audiência na Câmara dos Deputados
Santo AndréPolítica

Gilvan defende escalonamento no pagamento de precatório em audiência na Câmara dos Deputados

17/06/2025
Consórcio ABC terá agência regional para regular serviços públicos
Política

Consórcio ABC terá agência regional para regular serviços públicos

17/06/2025
Marcelo Oliveira articula convênio com Governo Federal para treinamento conjunto das GCMs do ABC.
PolíticaMauá

Marcelo Oliveira articula convênio com Governo Federal para treinamento conjunto das GCMs do ABC

17/06/2025
Campanha de Marcelo Lima para prefeito de São Bernardo recebe premiação internacional no Polaris Awards
São BernardoPolítica

Campanha de Marcelo Lima para prefeito de São Bernardo recebe premiação internacional

14/06/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?