Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Entrevista: Morando analisa cenário político e fala de candidaturas e eleição

Prefeito de São Bernardo diz ter ficado honrado com convite de Rodrigo Garcia para ser candidato a vice, mas ressaltou que maioria da população não concordava com renúncia 

Última atualização: 06/04/2022 18:40
Por Gislayne Jacinto
Publicado 06/04/2022
Compartilhar

Prefeito de São Bernardo diz ter ficado honrado com convite de Rodrigo Garcia para ser candidato a vice, mas ressaltou que maioria da população não concordava com renúncia

entrevista com Orlando Morando
Orlando Morando analisa cenário político e fala de candidaturas e eleição. Foto: Divulgação

O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), disse nesta sexta-feira (01/04) que tem planos de muitas obras e realizações até o fim de seu mandato em 2024. Ele fica no cargo após ter acatado opinião da maioria dos moradores que desaprovou a possibilidade dele renunciar para ser candidato a vice na chapa encabeçada pelo novo governador Rodrigo Garcia (PSDB), que disputará a reeleição. Durante entrevista exclusiva concedida ao ABCD Jornal, o chefe do Executivo analisou a conjuntura política e respondeu a perguntas sobre futuro político de sua esposa Carla Morando, de sua irmã Márcia Morando, e de seu vice Marcelo Lima, além de comentar sobre o deputado federal Alex Manente e também a respeito do resultado das prévias do PSDB que escolheram João Doria. Leia a  íntegra da entrevista.  

ABCD Jornal – Prefeito, o que pesou em sua decisão de não aceitar o convite do governador Rodrigo Garcia para ser o vice dele nestas eleições? O senhor se surpreendeu com o convite?

Orlando Morando – Primeiro é uma decisão que nós amadurecemos juntos ,eu nunca me coloquei para ser candidato a vice. Eu acredito que o nome surgiu devido ao trabalho que a gente realiza na cidade de São Bernardo, é uma cidade grande, e das prefeituras do PSDB, a maior cidade governada por um prefeito do PSDB é São Bernardo do Campo. Os bons feitos da gente, os resultados que a gente escolheu na segurança pública, na educação durante a pandemia , e principalmente o resultado das urnas em 2020 .Afinal de contas, nós derrotamos o PT, na cidade do Lula, com quase 70% dos votos e isso acaba te projetando. Desde o início do ano eu pensei em considerar o que estava sendo pautado pela imprensa. E agora, no último final de semana, eu e o Rodrigo tivemos uma conversa maior sobre o tema. Então, ontem (31/03) à noite ele me chamou, pois essa decisão não poderia ser postergada. Eu até agradeci a ele a confiança, enfim, é algo que realmente me honra muito, mas é o cargo que eu ocupo. Não fui eu que escolhi,  eu fui escolhido por uma multidão. Nós fizemos uma pesquisa em  São Bernardo semana passada, e  assim, o que a sociedade tem hoje é maior do que o que eu tive nas urnas. As pessoas querem que eu continue e gostam do que eu estou fazendo e  aprovam. É óbvio que eu não sou unanimidade, mas a gente que está na vida pública precisa entender o sentimento da maioria. Até porque a democracia se constitui pela vontade da maioria e não da totalidade, isso que é democracia. Então, eu ponderei muito, e disse ao Rodrigo que entendo que eu posso colaborar com ele continuando na prefeitura de São Bernardo. Então, uma decisão madura que nós tomamos em conjunto com ele, e ele compreendeu. Fiquei muito honrado. Tanto que a primeira cidade que ele quis visitar como novo governador do Estado foi São Bernardo do Campo. E, aliás, num tema extremamente importante que é a saúde pública .Então eu fico honrado por poder ter alcançado uma colocação de destaque no Estado, mas, ao mesmo tempo, o meu compromisso é com a população de São Bernardo e  peço que Deus me dê saúde e muita disposição para até dezembro de 2024 continuar transformando, mudando e melhorando a cidade pela qual as pessoas me escolheram.

ABCD Jornal – E o que mostrou essa pesquisa, como que está o seu governo?

Orlando Morando – O governo é muito bem avaliado, nós temos uma aprovação que chega a 78% .E eu fui taxativo e  perguntei se as pessoas aprovavam eu deixar a prefeitura para ser candidato a vice-governador e as pessoas não acolheram isso,  mais de 70% disse que não era para eu deixar a prefeitura, e que eu deveria continuar sendo prefeito. E elas estão certas, pois foram elas que me  escolheram para isso, então eu ouvi um sentimento de quem me colocou na prefeitura. E o sentimento deles é que eu devo continuar.  Então, eu vou acolher aquilo que as pessoas escolheram.

ABCD Jornal – E o senhor ficou surpreso com a citação do governador com relação a sua esposa e deputada estadual Carla Morando

Orlando Morando – Me  surpreendi ,ele não falou comigo disso ontem .A Carla surpreendeu a mim como deputado estadual, ela  tem sido uma deputada estadual muito atuante, combativa e é muito resolutiva em demandas de todo o Grande ABC.  Extremamente atuante para São Bernardo do Campo, e leal  pois ela  foi líder do PSDB nos dois primeiros anos do seu mandato mesmo não tendo uma enorme experiência adquirida. Ela foi muito ativa e é muito ativa, e muito próxima do governador  Rodrigo  e dos secretários. Ela se surpreendeu. Ela me ligou depois  e eu tive que sair de uma reunião rápida, e eu  falei: Carla eu também estou surpreso. Então, é um fato novo, o Rodrigo ficou de falar comigo e com ela ainda hoje, mas isso é uma decisão do Rodrigo. Isso não estava no plano, mas caso tenha um convite isso é uma decisão dela e não minha. A gente respeita a nossa relação de marido e  mulher e as decisões políticas, eu sou um bom conselheiro que convenci a Carla da importância que seria ela estar na vida pública para ajudar o ABC e São Bernardo. E ela acolheu e venceu e tem ajudado muito. Agora qualquer passo diferente é uma discussão que nós temos que sentar e fazer entre nós dois.

ABCD Jornal – E ela fica no PSDB?

Orlando Morando – Então ,tudo isso depende do que o Rodrigo der um direcionamento hoje.  Então essa noite é longa de novo.

 

ABCD Jornal – Qual sua avaliação sobre o que aconteceu nesta quinta-feira com o governador João Doria envolvendo sua pré-candidatura. Ele sai fortalecido ou desagradou alguma ala do PSDB?

Orlando Morando – Primeiro nós precisamos respeitar a prévia. O PSDB foi o único partido que teve coragem de ouvir o partido e a militância sobre quem deveria. O João venceu as prévias. Então, o episódio para mim foi encerrado ontem e principalmente com a posição firme do presidente de que o partido vai respeitar as previas e que o João Doria é o candidato.

ABCD Jornal – E o sobre o apresentador José Luiz Datena que na última hora trocou Rodrigo Garcia por Tarcísio e se filiou ao PSC? Como que o senhor avalia a situação?

Orlando Morando – Eu acho que tem de aguardar a convenção primeiro, e ter a certeza que ele será candidato. Porque senão a gente fica falando aquilo que não se consolida em atos práticos, então tem de aguardar convenção. E caso ele efetivamente aceite disputar o Senado aí eu aceito comentar o tema.

ABCD Jornal – E tem algum outro nome dentro do PSDB que possa substituir o Datena?

Orlando Morando – O Marco Vinholi . Ele tem condições de ser senador. Nós temos quadros de deputados e deputadas que podem ser senadores e  isso não é nenhum problema. O candidato a governador sendo bom  as candidaturas inferiores todas vem com a mesma pujança.

ABCD Jornal – A sua irmã se desincompatibilizou da função que tinha à frente do Fundo Social de Solidariedade. Ela será candidata?

Orlando Morando – Não. Minha irmã se desincompatibilizou. Ela cumpriu semana passada um jantar que teve um resultado extraordinário do Fundo Social. Aliás, ela deixa o fundo social  interinamente, não é um período permanente. Ela deixou um caixa de mais de R$1,5 milhão. A minha irmã acumula o Fundo Social com as atividades empresariais dela. Então, ela está fazendo algumas mudanças na empresa e pediu um período para poder cuidar e ficar dedicado a isso. Ela falou que iria esperar passar o jantar. Então, ela combinou o prazo do calendário eleitoral porque o jantar foi a semana passada. Assim, ela precisa fazer a prestação de contas. Mas ela retorna assim que a vida pessoal dela tiver dentro da organização.

ABCD Jornal – O que se fala nos bastidores políticos é que ela poderia ser candidata a deputada estadual caso a Carla Morando fosse candidata à vice. Existe essa possibilidade?

Orlando Morando – Não dá para tratar a possibilidade da possibilidade. Primeiro é aguardar aí, não sei se o Rodrigo fez um comentário por gentileza, mas se tiver algum fato novo no dia de hoje aí sim tratar, mas não é a questão da minha irmã, minha irmã se afastou por uma questão de ordem pessoal.

ABCD Jornal – Hoje o senhor anunciou que o seu vice vai ser candidato a deputado federal. Ele vai ser o candidato do governo ou o senhor também vai apoiar o Alex Manente na cidade?

Orlando Morando – O governo não tem candidato. Quem tem candidato são as pessoas. O Marcelo já foi nosso candidato e vai ser o nosso candidato e terá um apoio importante na cidade. E o Alex nos ajudou, tem uma Secretaria na nossa administração pela qual ele indicou a pessoa que fará a campanha dele. Então, vamos fazer um bom equilíbrio, mas vamos trabalhar muito pela candidatura do Marcelo.

ABCD Jornal – O que a população pode esperar nesses 2 anos e 8 meses que restam do seu governo?

Orlando Morando – Pode esperar muitas entregas. O nosso governo é de entrega, de realizações, pouco discurso, pouco mimimi. Aqui não há um governo que fala, é um governo que faz. Nós vamos entregar um enorme pacote de obras até 2024, nós já mudamos muito e melhoramos São Bernardo e vamos mudar muito mais. Muitas obras na região do pós-balsa, muitas obras na região do Grande Alvarenga, grandes intervenções viárias nos trevos da rodovia Anchieta, a nova ponte estaiada, finalização de corredores de ônibus, programa de asfalto novo, o novo hospital da mulher, vamos entregar um hospital de olhos até o final da minha gestão. Então, a minha permanência na prefeitura de São Bernardo se dá pelo motivo de continuar com o compromisso e cumprindo o meu plano de governo e eu vou cumprir.

Tags:entrevistaOrlando Morandoprefeito de são bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior anúncio sobre investimentos culturais Estado de SP anuncia investimento de R$ 44 milhões para a cultura
Próximo artigo ana carolina, paulo serra e alex manente Primeira-dama de Santo André, Ana Carolina Serra, se filia ao Cidadania

Mais lidas

Beer's Festival promete diversão, música e espaço pet friendly em Santo André
Beer’s Festival promete diversão, música e espaço pet friendly em Santo André
15/05/2025
GCM de Mauá prende envolvido com tráfico de drogas no Jardim Zaíra
GCM de Mauá prende envolvido com tráfico de drogas no Jardim Zaíra
15/05/2025
Mais estrutura nas escolas: 30 agentes de cozinha serão convocados em Diadema
Mais estrutura nas escolas: 30 agentes de cozinha serão convocados em Diadema
15/05/2025
Novo mamógrafo amplia capacidade de exames em Diadema
Novo mamógrafo amplia capacidade de exames em Diadema
15/05/2025
Profissionais da educação paralisam atividades e fazem protesto em Mauá
Profissionais da educação paralisam atividades e fazem protesto em Mauá
15/05/2025

Recomendadas

Câmara de S.Bernardo aprova folga quinzenal a servidores que trabalham 12 por 36 horas
PolíticaMancheteSão Bernardo

Câmara de S.Bernardo aprova folga quinzenal a servidores que trabalham 12 por 36 horas

14/05/2025
GCMs do ABCD terão ações conjuntas e poderão avançar divisas em ocorrências
PolíticaManchete

GCMs do ABCD terão ações conjuntas e poderão avançar divisas em ocorrências

13/05/2025
Na madrugada, Marcelo Lima faz visita surpresa ao Hospital de Urgência
PolíticaSão Bernardo

Na madrugada, Marcelo Lima faz visita surpresa ao Hospital de Urgência

13/05/2025
Guto Volpi recebe visita do deputado Alex Manente para tratar sobre saúde mental
PolíticaRibeirão PiresRio Grande da Serra

Guto Volpi recebe visita do deputado Alex Manente para tratar sobre saúde mental

13/05/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?