ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Economia

Quatro secretários do Ministério da Economia pedem exoneração

Pasta disse que as decisões foram de ordem pessoal; demissões ocorrem após a confirmação de que haverá manobra para driblar o teto de gastos 

Gislayne Jacinto
Última atualização: 25/10/2021 20:29
Por Gislayne Jacinto
Publicado 21/10/2021
Compartilhar

Pasta disse que as decisões foram de ordem pessoal; demissões acontecem após a confirmação de que o governo manobra para driblar o teto de gastos

ministério da economia
Quatro secretários do Ministério da Economia pedem exoneração. Foto: Agência Brasil

O secretário especial do Tesouro e Orçamento, Bruno Funchal, e o secretário do Tesouro Nacional, Jeferson Bittencourt, pediram exoneração de seus cargos. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (21/10) no fim da tarde pelo Ministério da Economia. A secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo, também pediram exoneração.

Em nota, o Ministério da Economia informou que as decisões foram de ordem pessoal. As demissões acontecem após a confirmação de que o governo Jair Bolsonaro (sem partido) planeja uma manobra para driblar o teto de gastos e viabilizar um auxílio social de R$ 400 até o final de 2022, ano em que Bolsonaro tentará a reeleição

Recentemente, Funchal e Bittencourt haviam se manifestado contrários a quaisquer medidas que flexibilizem o teto federal de gastos, seja para renovar o auxílio emergencial LINK 1 , seja para ampliar o Bolsa Família LINK 2 e criar o Auxílio Brasil.

Nota oficial

Em nota, o Ministério da Economia informou que os pedidos de exoneração foram feitos de modo a permitir que haja um processo de transição e de continuidade dos compromissos das duas secretarias. A pasta não informou o nome dos substitutos.

Funchal e Bittencourt haviam assumido os cargos em abril LINK 3 , após a saída do secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues. Semanas depois, a Secretaria Especial de Fazenda mudou de nome e passou a chamar-se Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento.

Em 2017 e 2018, Funchal foi secretário de Fazenda do Espírito Santo e um dos responsáveis pelo processo de ajuste das contas públicas promovido pelo estado. Desde o início do governo atual, integrava a equipe da Secretaria Especial de Fazenda como diretor de programa, sendo um dos técnicos responsáveis para elaboração do novo marco fiscal.

Em junho de 2020, Funchal assumiu a Secretaria do Tesouro Nacional LINK 4 , de onde saiu para assumir a Secretário Especial de Tesouro e Orçamento. Servidor de carreira do Tesouro Nacional, Bittencourt ocupou cargos de coordenador e de subsecretário, antes de comandar o órgão. (Da Agência Brasil)

Tags:demissãoministério da economiasecretários

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior lontra no zoológico de são bernardo Vídeo: Zoológico de S.Bernardo tem novo morador, um filhote de lontra
Próximo artigo vereador ricardo alvarez Santo André aprova distribuição de absorventes a mulheres carentes

Últimas notícias ABC Paulista

copa do mundo gols
Chuva de gols: Disputa de 3º lugar da Copa 2026 bate recorde
18/07/2026
Copa do Mundo
Chuteira de Ouro da Copa do Mundo: Veja como ficou após os gols de Mbappé
18/07/2026
INGLATERRA
Inglaterra vence França em jogo de 10 gols e fica com o 3º lugar da Copa
18/07/2026
santos
Santos lida com vencimentos atrasados e pode ser processado por dupla de jogadores
18/07/2026
'Mizuno do PCC' morre em confronto com a Rota na Zona Leste de SP
‘Mizuno do PCC’ morre em confronto com a Rota na Zona Leste de SP
18/07/2026

Recomendadas

Campanha Nacional 2026: Bancários do ABC encerram manifestação e cobram aumento real de 5% e fim de metas abusivas
São BernardoEconomia

Campanha Nacional 2026: Bancários do ABC encerram manifestação e cobram aumento real de 5% e fim de metas abusivas

17/07/2026
Bancários protestam em São Bernardo e fecham agências na Marechal Deodoro até as 13h
São BernardoEconomia

Bancários protestam em São Bernardo e fecham agências na Marechal Deodoro até as 13h

17/07/2026
Empreendedores(As) de São Paulo estão entre os(as) vencedores(as) regionais da 9ª edição do prêmio Academia Assaí
São PauloEconomia

Empreendedores de SP estão entre os vencedores regionais da 9ª edição do prêmio Academia Assaí

15/07/2026
Volks planeja cortar modelos e ameaça demissões em reestruturação global para enfrentar rivais chinesas
São BernardoEconomia

Volks planeja cortar modelos e ameaça demissões em reestruturação global para enfrentar rivais chinesas

13/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?