ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Eleitores não podem ser presos nem detidos desde desta terça

Durante esse período, legislação somente permite o encarceramento em três situações, sendo uma delas no caso de flagrante delito

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 10/11/2020 17:27
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 10/11/2020
Compartilhar

Durante esse período, legislação somente permite o encarceramento em três situações, sendo uma delas no caso de flagrante delito

 

Eleitores não podem ser presos nem detidos a partir desta terça. Foto: Agência Brasil/José Cruz

 

Começou a valer nesta terça-feira (10/11) e até 48 horas depois do término da votação do próximo domingo (15/11), primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, a regra que proíbe a prisão de eleitores. A determinação está no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).

Durante esse período, a legislação somente permite o encarceramento em três situações. A primeira ocorre no caso de flagrante de crime, quando alguém é surpreendido cometendo uma infração ou acabou de praticá-la. De acordo com o Código de Processo Penal, se um eleitor é detido durante perseguição policial ou se é encontrado com armas ou objetos que sugiram participação em um crime recente, também há flagrante delito.

Na segunda hipótese, é admitida a prisão daqueles contra quem haja sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou seja, pela prática de racismo, tortura, tráfico de drogas, crimes hediondos, terrorismo ou ação de grupos armados que infringiram a Constituição.

A última exceção é para a autoridade que desobedecer a salvo-conduto. Para tanto, o juiz eleitoral ou o presidente de mesa pode expedir uma ordem específica a fim de proteger o eleitor vítima de violência ou que tenha sido ameaçado em seu direito de votar. O documento garante liberdade ao cidadão nos três dias que antecedem e nos dois dias que se seguem ao pleito. Quem desrespeitar o salvo-conduto poderá ser detido por até cinco dias.

O eleitor preso no correr dos próximos dias tem de ser levado à presença de um juiz. Se o magistrado entender que o ato é ilegal, ele pode relaxar a prisão e punir o responsável.

A proteção contra detenções durante o período eleitoral também vale para membros de mesas receptoras de votos e de justificativas, bem como para fiscais de partidos políticos. Já os candidatos estão protegidos legalmente contra prisão desde o dia 1º de novembro, a menos que sejam pegos em flagrante ato criminoso.

Tags:eleições 2020eleitoresjustiça eleitoralprisãoproibição

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Causa da morte de voluntário da vacina CoronaVac foi suicídio
Próximo artigo Homem agride mulher e ainda ameaça filho da vítima em Sto.André

Últimas notícias ABC Paulista

sao paulo cauly
São Paulo não deve manter Cauly em 2027
15/10/2026
Pavanato e lideranças convocam carreta no ABC para a véspera da eleição
Pavanato e lideranças convocam carreta pró-Flávio Bolsonaro no ABC para a véspera da eleição
15/10/2026
Palmeiras
Palmeiras supera 100 gols na temporada e mantém marca
15/10/2026
Palmeiras
Auxiliar do Palmeiras exalta o pragmatismo do time e comenta gol no final: “Desgaste”
15/10/2026
arias palmeiras
Arias minimiza xingamentos de Judas: ‘Amnésia’
15/10/2026

Recomendadas

Senado aprova PEC que acaba com a escala 6x1 e garante dois dias de folga por semana
BrasilPolítica

Senado aprova PEC que acaba com a escala 6×1 e garante dois dias de folga por semana

14/10/2026
Durante posse do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Lula destaca ciclo de investimentos na indústria automotiva
São BernardoPolítica

Lula comanda caminhada na Rua Marechal Deodoro em São Bernardo nesta segunda-feira

14/10/2026
“Vou para esfregar a verdade na sua cara”, diz Flávio Bolsonaro ao confirmar debate contra Lula
BrasilPolítica

“Vou para esfregar a verdade na sua cara”, diz Flávio Bolsonaro em vídeo ao confirmar debate contra Lula

14/10/2026
Marcelo Lima na Câmara com vereadores
São BernardoPolítica

São Bernardo entrega à Câmara proposta da LOA 2027 com orçamento recorde de R$ 8,4 bilhões

14/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?