ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Esporte

Doria anuncia que times da Série A-1 retomam treinamentos em 1º de julho

Protocolo de segurança determina testagem periódica e checagem clínica para atletas e demais profissionais;  Na região do ABCD, medida beneficia as equipes do  Santo André e Água Santa

Gislayne Jacinto
Última atualização: 17/06/2020 14:03
Por Gislayne Jacinto
Publicado 17/06/2020
Compartilhar

Protocolo de segurança determina testagem periódica e checagem clínica para atletas e demais profissionais;  Na região do ABCD, medida beneficia as equipes do  Santo André e Água Santa

 

Doria anuncia que times da Série A-1 retomam aos treinamentos em 1º de julho. Foto: Divulgação

 

O Governador João Doria confirmou nesta quarta-feira (17/06) a autorização para a retomada de treinamentos pelos clubes de futebol de São Paulo a partir de julho. A liberação impõe um protocolo de segurança que prevê testagem periódica de atletas e demais profissionais e medidas de distanciamento durante atividades individuais. Ainda não há data prevista para o retorno de competições oficiais.

“Estes protocolos referem-se apenas ao retorno aos treinamentos, a retomada das partidas será avaliada em fases posteriores e sempre em conjunto com a Federação Paulista de Futebol e a CBF”, afirmou o Governador. “Sabemos que vamos contar com a colaboração de dirigentes das equipes do estado. Tenho a convicção que nenhum dirigente esportivo deseja o mal e o risco a atletas e profissionais que atuam em comissões técnicas”, acrescentou Doria.

A liberação foi decidida na véspera, em reunião entre representantes do Governo do Estado, clubes, Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo e Federação Paulista de Futebol. O protocolo sanitário e de segurança foi submetido à análise e aprovado por especialistas do Centro de Contingência do coronavírus do Estado.

O retorno aos treinos só será permitido depois que atletas e demais profissionais forem submetidos a exames prévios do tipo PCR – com coleta de amostras de mucosa nasal e saliva – e os chamados testes rápidos, que são feitos geralmente com a coleta de uma pequena amostra de sangue.

O teste PCR serve para confirmar ou não se a pessoa está com o coronavírus. Já o teste rápido determina se a pessoa teve contato anterior com o vírus e agora possui anticorpos contra o organismo causador da COVID-19. O protocolo recomenda a repetição dos testes entre os profissionais de futebol a cada semana.

Inicialmente, os treinos só deverão envolver atividades físicas individuais, com limitação no número de pessoas presentes e veto à presença de jornalistas ou público. Atletas e demais profissionais deverão respeitar distanciamento mínimo e o uso de máscaras é obrigatório, exceto quando a proteção prejudicar o desempenho dos jogadores.

Profissionais com idade a partir de 60 anos ou portadores de doenças crônicas não devem participar dos treinamentos. O acesso ao espaço de treinamentos terá entrada única, com medição de temperatura e questionário sobre apresentação de sintomas comuns a síndromes gripais. Cada clube deverá manter um registro de casos suspeitos, testes realizados e diagnósticos confirmados com análise periódica das informações.

Médicos, fisioterapeutas e demais profissionais de saúde deverão sempre usar equipamentos de proteção individual durante as atividades com atletas. Os clubes também deverão fazer divulgações periódicas de conscientização sobre a pandemia e medidas de higiene pessoal e distanciamento social fora do ambiente profissional.

Em caso de casos confirmados de contaminação pelo coronavírus, os pacientes deverão ser imediatamente isolados, além de monitoramento e testagem de pessoas com quem tiveram contato dentro e fora dos clubes. O Governo do Estado deve anunciar protocolos e medidas de segurança para liberar as demais modalidades – seja em âmbito amador ou profissional – no próximo dia 26.

Tags:água santaanúncioequipesgovernadorJoão DóriaNotícias da cidade de Diademapaulistãosanto andrétreinamentos

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Jovem que atropelou e matou ciclista em Mauá também foi ao óbito
Próximo artigo policial civil Polícia Civil detém trio por receptação em Santo André

Últimas notícias ABC Paulista

Baleado busca socorro em UPA de Santo André sob suspeita de ligação com assalto em São Bernardo
Baleado busca socorro em UPA de Santo André sob suspeita de ligação com assalto em São Bernardo
20/07/2026
Homem de 60 anos é encontrado sem vida no Centro de São Bernardo
Homem de 60 anos é encontrado sem vida no Centro de São Bernardo
20/07/2026
São Paulo
São Paulo libera trio para sair por empréstimo
20/07/2026
Corinthians
Corinthians vê Inter desistir de Pedro Raul e segue sem negociar atacante
20/07/2026
São Paulo
Buta é oficializado pelo São Paulo
20/07/2026

Recomendadas

Corinthians memphis
EsporteSão Paulo

Corinthians avança na negociação com Memphis, mas tem prazo curto

20/07/2026
Santos
Esporte

Leilão do CT do Santos é pausado após pedido do Ministério Público

20/07/2026
sao paulo
EsporteSão Paulo

São Paulo faz penúltimo treino antes do retorno do Brasileirão

20/07/2026
Corinthians
EsporteSão Paulo

Corinthians treina no gramado da Arena visando adaptação

20/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?