Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Variedades

Bispo dispensa ida às igrejas, mas pede a fiéis que assistam missas pela TV

Dom Pedro Carlos Cipollini pede que sejam intensificadas orações em família por conta da disseminação do coronavírus

Última atualização: 18/03/2020 10:47
Por Gislayne Jacinto
Publicado 18/03/2020
Compartilhar

Dom Pedro Carlos Cipollini pede que sejam intensificadas orações em família por conta da disseminação do coronavírus

 

Dom Pedro Carlos Cipollini pede que sejam intensificadas orações em família por conta da disseminação do coronavírus. Foto: Divulgação

 

Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo de Santo André, emitiu documento na qual dispensa fiéis de irem às igrejas nesse período de pandemia do Coronavírus, mas solicita a intensificação orações em família, nas casas que são “igrejas domésticas”, e que se assistam as santas missas pelas redes sociais através da PASCOM de cada paróquia.

O Bispo ainda salienta que que as missas televisionadas podem ser momento de união entre os fiéis. “Usemos a criatividade para nos mantermos unidos, mesmo que não possam participar nas igrejas. É doloroso não poder se reunir, mas a união espiritual e solidária é também prática da fé”, afirmou.

Quanto a batizados, casamentos, crismas e celebrações de primeira comunhão, a igreja orienta que sejam adiados.

Leia o documento na íntegra:

DECRETO

Aos que este nosso decreto virem, saudações, paz e bênçãos no Senhor.

Fazemos saber a todos os fiéis da Diocese de Santo André e demais pessoas de boa vontade a quem interessar possa, que:

Considerando o dever da Igreja em promover a vida (cf. Jo 10, 10) e a grave situação da pandemia Covid-19 (Coronavírus), que a cada momento exige novas tomadas de decisões;

Considerando as normas Federais, Estaduais e Municipais, acerca das medidas preventivas contra esta pandemia;

Considerando que o Bispo Diocesano, a teor do cân 87 SI do Código de Direito Canônico, pode dispensar os fiéis do cumprimento das leis disciplinares na sua circunscrição eclesiástica;

Considerando o perigo de contaminação em se tratando de aglomerações de pessoas;

Em acréscimo às nossas orientações anteriores contidas no Comunicado de 6/3/2020 e na Nota Pastoral de 14/3/2020, diante do agravamento da situação, dispomos as seguintes normas exortando que sejam observadas em toda a Diocese enquanto não ordenarmos o contrário:

       l . Atividades Pastorais. Sejam suspensas todas as atividades pastorais que envolvam o risco de contágio, quer      sejam: celebrações com grande número de fiéis, catequese, reuniões das várias pastorais e movimentos, grupos de oração, círculos bíblicos e todos os eventos religiosos que possam gerar aglomeração de fiéis. Ficam suspensas as visitas pastorais do Bispo Diocesano às comunidades. Também as festas e quermesses ficam suspensas.

  1. Missas. Sejam mantidas abertas e ventiladas as igrejas para que nelas possam orar os que desejarem. Quanto às celebrações das missas: ficam dispensados do dever de cumprir o preceito da missa dominical e dias de preceito, conforme o cân 1247 do Código de Direito Canônico, todos os fiéis da Diocese, em especial os que estão no grupo de maior risco. Que os sacerdotes não deixem de celebrar as missas mesmo sem o povo, conforme o Cân. 904 do Código de Direito Canônico, implorando a Deus a sua misericórdia e o fim desta pandemia. As missas sejam breves com os ritos essenciais e sem música. Que estas missas, na medida do possível, sejam transmitidas pelas mídias sociais. Os fiéis que participarem das missas mantenham distância uns dos outros conforme orientações sanitárias. Os que não forem às igrejas, assistam pelos meios de comunicação disponíveis. A Diocese está disponibilizando no seu site o folheto especial do ABC Litúrgico para celebrações em casa, para as pessoas sozinhas ou familiares segregados em quarentena, ou reclusos em casa conforme recomendação geral das autoridades sanitárias: é a “Igreja Doméstica” em oração.
  2. Confissões. Os mutirões de confissões ficam suspensos e adiados para tempo oportuno. Seja mantida a possibilidade da confissão pessoal, com as devidas precauções. Os que por prudência adiarem o momento da confissão, façam o “ato de contrição perfeita” (Sto. Afonso de Ligório), procurando confessar-se assim que possível.
  3. Batizados, Celebrações de Primeira Comunhão, Crismas e Casamentos. Quanto aos Batizados, Celebrações de Primeira Comunhão, Crismas e Casamentos sejam adiados até uma data possível. Casamentos que não possam ser adiados, haja o diálogo entre os noivos e o pároco/administrador paroquial.
  4. Atendimento a doentes e Exéquias. Quanto ao atendimento aos doentes, que se faça com o máximo cuidado, dependendo da urgente necessidade. Em relação às Exéquias: dispensar os   ministros extraordinários mais vulneráveis. Que os padres assumam a tarefa, dentro do possível.
  5. 24 horas para o Senhor: Sejam canceladas todas as atividades programadas para este evento.
  6. Semana Santa: Todos os fiéis de nossa circunscrição eclesiástica, a teor do cân. 87 SI do Código de Direito Canônico, ficam dispensados das celebrações litúrgicas prescritas para este período da Semana Santa. Quanto às celebrações devocionais praticadas na religiosidade popular durante esta Semana (procissões, via-sacra, encenações da Paixão e outras, momentos penitenciais, vigílias,   ofícios etc) ficam suspensas. Para cada dia da Semana Santa observe-se o seguinte:

Domingo de Ramos: Fica cancelado o evento: “100 Domingo de Ramos da Juventude com o   Bispo”, programado para acontecer em de Santo André. Ficam suspensas as procissões em todas as  paróquias, que a missa seja celebrada conforme a terceira forma (entrada simples), prevista no  missal.

Quinta-feira Santa: A missa Crismal será celebrada na Catedral somente com o Clero, sem a participação dos fiéis, de uma forma breve, com transmissão ao vivo pelas mídias sociais da  Diocese. A missa vespertina da Ceia do Senhor (Lava-pés) seja celebrada da fonna mais breve  possível, suprimindo o Lava-pés.

 Sexta-feira Santa: A celebração da Paixão seja também o mais breve possível. Quanto à adoração  da Cruz observe-se o item 19 do missal pag. 261. Ficam suprimidas as procissões do Senhor morto, oficios, encenação da Paixão e vias-sacras.

Sábado Santo: A Vigília Pascal seja celebrada na forma mais breve prevista no missal.

Domingo de Páscoa: Fica cancelada a entrega dos Santos Oleos na missa das 8h na Catedral  Diocesana, como estava previsto.

 Que Padres, Diáconos, Religiosos e Religiosas, Agentes de Pastoral e todos os fiéis se empenhem  em colaborar com as Autoridades sanitárias e civis de cada Município da Diocese colocando-se à disposição  para conscientização da população, incentivando no cumprimento das normas de prevenções básicas.

Que todos nos empenhemos em elevar a Deus orações fervorosas para que cesse esta agonia que  nos assola. Recomendamos, conforme antiga tradição da Igreja, que peçamos a intercessão de São Sebastião, padroeiro contra a peste, fome e guerra.

Este Decreto foi elaborado após reflexões realizadas em reunião com o Vigário Geral, o Vigário   Episcopal para Pastoral e os padres Coordenadores das Regiões Pastorais. As normas aqui dispostas poderão sofrer alterações, como descrito acima, dependendo do desdobramento da pandemia.

Animemo-nos uns aos outros com os argumentos da nossa fé, esperança e a prática da caridade  fraterna, Como pai e pastor que intercede e sofre junto, em nome de Jesus sejam todos abençoados.

Santo André, 17 de março de 2020.

 

 

 

Tags:bispocoronavíruscovid-19missasPedro Carlos Cipollinisanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Com 21 casos suspeitos de Covid-19, Diadema pede à população que evite aglomeração
Próximo artigo Prefeitos do ABCD vão suspender transporte público a partir do dia 29

Últimas notícias

Procon Santo André orienta consumidores para as férias de julho
Procon Santo André orienta consumidores para as férias de julho
09/07/2025
Trump
Trump impõe tarifa de 50% a produtos brasileiros e faz críticas ao julgamento de Bolsonaro
09/07/2025
Cover de Marília Mendonça diz que foi perseguida por Ruth e revela processo de R$ 100 mil
Cover de Marília Mendonça diz que foi perseguida por Ruth e revela processo de R$ 100 mil
09/07/2025
Prefeito Taka “batiza” blindado do Exército neste feriado de 9 de julho de 25
Prefeito Taka “batiza” blindado do Exército neste feriado de 9 de julho
09/07/2025
Edu Guedes se pronuncia pela 1ºª após cirurgia, fala da doença e tranquiliza fãs
Edu Guedes se pronuncia pela 1ºª após cirurgia, fala da doença e tranquiliza fãs
09/07/2025

Recomendadas

Procon Santo André orienta consumidores para as férias de julho* _Cuidados essenciais nas compras e contratações de viagens e passeios devem ser prioridade_ Santo André, 7 de julho de 2025 - O Procon Santo André elaborou dicas importantes para o consumidor ficar atento no mês de julho, período em que há um aumento natural pela procura por viagens, passeios e atividades de lazer para toda a família. “Esta época exige atenção redobrada por parte dos consumidores. É justamente quando nossa equipe costuma registrar um crescimento nas demandas relacionadas a compras mal planejadas, problemas com pacotes turísticos, hospedagens, passagens aéreas e até mesmo fraudes em compras on-line de ingressos e passeios”, destaca a diretora do Procon Santo André, Aline Romanholli. O Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) garante uma série de direitos importantes que precisam ser observados com atenção. Um dos princípios básicos do CDC é o direito à informação clara e adequada (art. 6º, inciso III). Isso significa que toda oferta deve apresentar, de forma ostensiva e compreensível, o preço total, as condições de pagamento, as regras de cancelamento, o que está incluído no serviço contratado e quais são as eventuais penalidades em caso de desistência. Por exemplo, ao contratar um pacote de viagem por uma agência, o consumidor deve exigir um contrato por escrito, em que estejam especificadas as datas, horários, hospedagens, traslados e todos os serviços que serão prestados. “É comum que consumidores, ao adquirirem promoções divulgadas em redes sociais ou em sites de intermediação, não tenham atenção aos detalhes do contrato e acabem frustrados ao perceberem que taxas extras não estavam incluídas ou que o hotel não possui a estrutura anunciada. Em casos assim, o fornecedor pode ser responsabilizado por publicidade enganosa”, pontua a diretora do Procon Santo André. Também é preciso observar o direito de arrependimento, que garante ao consumidor o prazo de sete dias para desistir de compras feitas fora do estabelecimento comercial, como pela internet ou telefone, com direito à devolução integral dos valores pagos. “Esse direito é especialmente importante para quem adquire passagens ou ingressos on-line, desde que não haja usufruto do serviço antes do cancelamento”, complementa Aline. Outro ponto que merece atenção é a segurança nas compras. O consumidor deve sempre verificar se o site é confiável, evitando clicar em links enviados por mensagens de texto, e-mails ou redes sociais, que muitas vezes simulam promoções de grandes empresas. O ideal é que o consumidor digite o endereço do site diretamente no navegador e confirme se o endereço eletrônico começa com "https", o que indica uma conexão segura. Além disso, o Procon destaca que é importante consultar o “Reclame Aqui”, que fornece um histórico de reclamações das empresas e a devolutiva aos consumidores. Com relação aos passeios e atrações locais, é importante verificar se a empresa é regularizada, se oferece contrato ou recibo, e se fornece cobertura de seguro, especialmente em atividades com crianças ou que envolvam transporte. Em caso de problemas, o consumidor deve procurar o fornecedor de imediato, e, não sendo resolvido, pode registrar reclamação no Procon. “Férias deve ser um sinônimo de lazer, descanso e boas memórias. Para isso, o consumo responsável, a leitura atenta dos contratos e a busca por fornecedores confiáveis são atitudes essenciais”, finaliza a diretora do Procon Santo André, Aline Romanholli. Atendimento - Em caso de dúvidas, orientações, denúncias e reclamações, o Procon Santo André realiza atendimentos on-line, que devem ser encaminhados para o e-mail procon@santoandre.sp.gov.br. Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link http://www.santoandre.sp.gov.br/agendamento. Os munícipes podem entrar em contato ainda pelo número 3356-9200 para outras informações.
Cultura e LazerSanto André

1º Festival de Mágica de Santo André chega ao Teatro Conchita de Moraes no fim de semana

09/07/2025
Santo André avança em obras de modernização do Campo Transrodi
Santo AndréEsporte

Santo André avança em obras de modernização do Campo Transrodi

08/07/2025
Formatura do Projeto Pescar celebra capacitação de jovens em Santo André
Santo AndréEconomia

Formatura do Projeto Pescar celebra capacitação de jovens em Santo André

08/07/2025
Braskem e Coletivo Nasa celebram formatura de catadores e artesãs do Jd. Alzira Franco
Santo AndréCidades

Braskem e Coletivo Nasa celebram formatura de catadores e artesãs do Jd. Alzira Franco

07/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?