
O Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) registrou 16 ocorrências de afogamento, 25 vítimas salvas e uma morte nas praias do litoral paulista entre sexta-feira (30) e sábado (31), durante os dois primeiros dias do feriado prolongado de Finados.
Na sexta-feira, foram registradas três ocorrências na região de Ubatuba, com cinco pessoas salvas. Já no sábado, foram 13 ocorrências, sendo seis no Guarujá, três em Praia Grande, três em Ubatuba e uma em São Sebastião.
A morte aconteceu no sábado (31), na praia do bairro Solemar, em Praia Grande. Três pessoas da mesma família foram surpreendidas por uma corrente de retorno enquanto estavam no mar.
Uma mulher de 50 anos foi retirada da água por populares e encaminhada à UPA Samambaia, onde permaneceu em estado estável. Uma jovem de 24 anos foi resgatada pela equipe de salvamento marítimo, sem sinais de afogamento.
O terceiro integrante da família, um jovem de 25 anos, desapareceu no mar. Equipes de resgate realizaram buscas com apoio de embarcação e da aeronave Águia, da Polícia Militar. Ele foi localizado e retirado da água por populares, mas teve a morte constatada no local.
Durante os dois dias, os guarda-vidas realizaram 9.306 ações preventivas nas praias.
De janeiro até 31 de outubro de 2026, o GBMar contabilizou 2.278 salvamentos, 3.507 vítimas salvas e 90 mortes por afogamento no litoral paulista.
O GBMar orienta os banhistas a respeitarem as sinalizações e recomendações dos guarda-vidas, evitarem áreas com correntes de retorno e não entrarem no mar após consumir bebidas alcoólicas.
Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.
Fonte: Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).
