ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Ribeirão Pires

Guto Volpi apresenta o festival “ABC das Artes” e o programa “ABC + Cultura” à secretária estadual Marília Marton

Primeira edição do evento regional reúne mais de 50 atrações culturais em Ribeirão Pires entre sexta e domingo, consolidando a integração das 7 cidades do ABCD

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 09/09/2026 17:41
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 09/09/2026
Compartilhar
Consórcio ABC apresenta Festival ABC das Artes para secretária estadual da Cultura
Consórcio ABC apresenta Festival ABC das Artes para secretária estadual da Cultura. Foto: Divulgação

 

O presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, apresentou nesta quarta-feira (9/9) o ABC das Artes – 1º Festival Regional das Culturas do Grande ABC à secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton. A agenda ocorreu no Paço Municipal de Ribeirão Pires, cidade anfitriã da primeira edição do evento, que acontece de sexta (11/9) a domingo (13/9).

O encontro também serviu para apresentar à representante do Governo do Estado os avanços do ABC + Cultura, programa criado pelo Consórcio ABC para integrar as políticas culturais das sete cidades e fortalecer a cultura como instrumento de desenvolvimento econômico e social.

A agenda marcou uma nova etapa de uma articulação iniciada há cinco meses. Em 2 de abril, Marília Marton esteve no Consórcio ABC e participou de uma reunião com representantes das sete cidades na qual foi debatida a proposta de criação de um circuito regional de cultura. Na ocasião, o ABC + Cultura ainda estava em processo de construção.

“Quando recebemos a secretária em abril, estávamos discutindo uma ideia para integrar as sete cidades em torno da cultura. Hoje, podemos mostrar que essa proposta avançou e começa a gerar resultados concretos. O ABC das Artes é uma demonstração da capacidade que o Grande ABC tem de trabalhar de forma conjunta, valorizar nossos artistas e fortalecer a identidade regional”, afirmou Guto Volpi.

Primeiro festival regional

Uma das principais entregas do ABC + Cultura, o ABC das Artes reunirá mais de 50 apresentações e atividades culturais de artistas e grupos das sete cidades do Grande ABC.

Durante os três dias, diferentes pontos do centro de Ribeirão Pires receberão atrações de música, teatro, dança, circo, artes visuais, literatura, contação de histórias, cultura popular, oficinas, intervenções artísticas e atividades formativas.

A programação estará distribuída pelo Palco ABC Paço, Palco ABC Memorial, Palco ABC Rua, Espaço ABC das Artes, Espaço ABC Paço, CHL e Espaço ABC Cult, além de atividades itinerantes.

- Advertisement -

Entre as atrações confirmadas estão orquestras, coral, samba, hip hop, bandas, espetáculos de teatro, exposições, oficinas, dança e manifestações da cultura popular.

A proposta é transformar diferentes pontos da região central de Ribeirão Pires em espaços culturais e, ao mesmo tempo, criar uma vitrine regional para artistas e produtores do Grande ABC.

ABC + Cultura

O ABC + Cultura foi lançado oficialmente pelo Consórcio ABC em 14 de julho e está estruturado em três pilares: integração regional; valorização da identidade cultural; e cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social.

- Advertisement -

Entre as iniciativas previstas estão intercâmbio entre os municípios, capacitações, construção conjunta de políticas culturais, realização do Festival Regional das Culturas do Grande ABC, criação de um Guia Cultural Regional, promoção de eventos integrados, captação de recursos e elaboração de estudo sobre o impacto econômico da cultura na região.

A estratégia busca ampliar a circulação dos artistas do Grande ABC, democratizar o acesso às atividades culturais, fortalecer o sentimento de pertencimento regional e estimular a economia criativa.

“O ABC + Cultura nasceu para integrar as sete cidades e mostrar que a cultura também é desenvolvimento. Quando atuamos regionalmente, conseguimos ampliar a circulação dos nossos artistas, criar novas oportunidades e fazer com que a população conheça a diversidade cultural que existe no Grande ABC”, completou Guto Volpi.

Construção regional

As discussões para a criação do ABC + Cultura começaram no início deste ano, por meio da articulação do Grupo de Trabalho de Cultura e das secretarias municipais das sete cidades.

Após o encontro com Marília Marton, em abril, a construção regional avançou. Em 30 de junho, secretários municipais de Cultura se reuniram em Ribeirão Pires para discutir o planejamento do programa. Em 14 de julho, o ABC + Cultura foi oficialmente lançado durante a Assembleia de Prefeitos do Consórcio ABC.

Agora, com a realização do primeiro ABC das Artes, a proposta de integração cultural começa a ganhar forma concreta, reunindo em um mesmo festival manifestações e artistas de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

“No Grande ABC, temos um Consórcio forte. Isso não é uma realidade em todo o Estado”, disse Marilia.

 Guto Volpi recebeu Marília Marton em Ribeirão Pires; primeiro Festival Regional das Culturas do Grande ABC começa nesta sexta-feira (11/9)
Guto Volpi recebeu Marília Marton em Ribeirão Pires; primeiro Festival Regional das Culturas do Grande ABC começa nesta sexta-feira (11/9) Foto: Divulgação

Serviço

*ABC das Artes – 1º Festival Regional das Culturas do Grande ABC*

Quando: 11, 12 e 13 de setembro de 2026

Onde: entorno do Paço Municipal e região central de Ribeirão Pires

Programação: mais de 50 apresentações e atividades culturais de artistas e grupos das sete cidades do Grande ABC

Tags:apresentaçãoconsórcio ABCConsórcio Intermunicipal Grande ABCFestival ABC das Artesguto volpimarília martonprefeitopresidentesecretaria da cultura

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Maior festival de Churrasco’ chega em Diadema neste fim de semana Maior festival de Churrasco’ chega em Diadema neste fim de semana
Próximo artigo Fachin revoga relatoria de Alexandre de Moraes no Inquérito das Fake News Fachin revoga relatoria de Alexandre de Moraes no Inquérito das Fake News

Últimas notícias ABC Paulista

Julio Casares - Presidente do São Paulo
Casares terá de fazer devolução ao São Paulo; saiba quanto
11/09/2026
São Bernardo intensifica vacinação contra o sarampo para bebês e leva imunização para creches municipais
São Bernardo intensifica vacinação contra o sarampo para bebês e leva imunização para creches municipais
10/09/2026
Em São Bernardo, Teatro Elis Regina recebe espetáculo que une história, literatura e espiritualidade
Em São Bernardo, Teatro Elis Regina recebe espetáculo que une história, literatura e espiritualidade
10/09/2026
sao paulo cedric corinthians
São Paulo e Corinthians fecham janela nesta sexta-feira sem grandes mudanças
11/09/2026
sao paulo dorival
Impasse político trava plano do São Paulo para quitar salários atrasados
11/09/2026

Recomendadas

Prefeitura de Ribeirão Pires apresenta balanço do aplicativo Ribeirão Pires Digital
Sem classificação

Prefeitura de Ribeirão Pires apresenta balanço do aplicativo Ribeirão Pires Digital

09/09/2026
Gilvan Ferreira defende no CNJ criação do Pix Precatório para dar mais agilidade e transparência aos pagamentos municipais
Santo AndréPolítica

Gilvan Ferreira defende no CNJ criação do Pix Precatório para dar mais agilidade aos pagamentos municipais

10/09/2026
Lançamento de vigas do Viaduto Estaiado terá interdição parcial na Avenida Humberto de Campos
Ribeirão PiresCidades

Lançamento de vigas do Viaduto Estaiado terá interdição parcial na Avenida Humberto de Campos

10/09/2026
São Bernardo levará rock, samba, teatro, Carnaval e oficinas ao Festival ABC das Artes
São BernardoCultura e LazerRibeirão Pires

São Bernardo levará rock, samba, teatro, Carnaval e oficinas ao Festival ABC das Artes em Ribeirão Pires

10/09/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?