ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Governo do Estado concede isenção de ICMS para equipar guardas civis municipais

Convênio com governo permite a concessão para compras de armas, munições e artefatos para GCM 

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 22/07/2026 10:01
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 22/07/2026
Compartilhar
São Bernardo registra alta de 52,8% nas apreensões de armas de fogo em 2025
Governo do Estado concede isenção de ICMS para equipar guardas civis municipais. Foto: Divulgação

As Guardas Civis de todas as 645 cidades paulistas terão isenção do ICMS na aquisição de armas e munições usadas em ações locais de segurança pública, após o benefício ser proposto por São Paulo ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz). O decreto que ratifica e permite a implementação do benefício foi publicado nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial.

“O combate ao crime é mais que um compromisso permanente em São Paulo. É uma política de Estado que exige atuação integrada 24 horas por dia não apenas das Polícias Civil, Militar e Técnico-Científica, mas também das forças locais segurança. Com a isenção do imposto estadual para equipar as Guardas Civis, nossas prefeituras vão transformar esse benefício em mais segurança para a população”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

O decreto estadual nº 70.762 estabelece a ratificação dos Convênios ICMS 63/26, 79/26 e 80/26, celebrados na 201ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), em Macapá (AP), no último dia 3.

O órgão, composto por todos os secretários de Fazenda do país, aprovou a iniciativa do Governo do Estado de isentar o ICMS nas operações internas relativas às aquisições de armas e munições por prefeituras e autarquias municipais.

A finalidade é o aparelhamento das Guardas Civis Municipais nos moldes do Estatuto Geral das forças locais, em vigor desde agosto de 2014. Além da isenção do ICMS, o Confaz permitiu que São Paulo não exija o estorno do crédito fiscal do ICMS relacionado aos investimentos nas Guardas Municipais. As condições e limites do benefício serão determinados pela administração estadual.

O convênio do Confaz permite a concessão de isenção de ICMS para compras de armas, munições e artefatos como bombas de efeito moral e granadas de fumaça ou luz devidamente listadas em normativa publicada no Diário Oficial da União no último da 8. De acordo com o decreto estadual, a concessão do benefício também deverá ser ratificada pela Assembleia Legislativa.

Acesse *agenciasp.sp.gov.br* para ficar por dentro das notícias de utilidade pública do Governo de SP

Tags:concessãodestaque2GCMgoverno de SPICMSisenção

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Obras do Drenar enfrentam desafios invisíveis em São Caetano Obras do Drenar enfrentam desafios invisíveis em São Caetano
Próximo artigo EMEB José da Silva Filho é entregue revitalizada pelo programa Escola Bonita em Diadema EMEB José da Silva Filho é entregue revitalizada pelo programa Escola Bonita em Diadema

Últimas notícias ABC Paulista

Corinthians
Novo gramado do Corinthians gera mal-estar com elenco
22/07/2026
neymar santos
Santos terá retorno de Neymar na próxima partida
22/07/2026
Operação da GCM de Santo André na Chácara da Baronesa prende dois por trafico de drogas
Operação da GCM de Santo André na Chácara da Baronesa prende dois por trafico de drogas
22/07/2026
Progressistas homologa candidatura de Rafael Demarchi a deputado federal
Progressistas homologa candidatura de Rafael Demarchi a deputado federal
22/07/2026
São Bernardo intensifica vacinação contra sarampo
São Bernardo intensifica vacinação contra sarampo
22/07/2026

Recomendadas

Orlando Morando inicia caminhada rumo à Câmara dos Deputados pelo MDB
São BernardoDiademaPolítica

Orlando Morando tem candidatura a deputado federal homologada em convenção do MDB

22/07/2026
GCM de São Caetano prende homem em flagrante por atear fogo em terreno de concessionária de energia
São CaetanoCidades

GCM de São Caetano prende homem em flagrante por atear fogo em terreno de concessionária de energia

22/07/2026
Carro bate em poste e deixa parte de bairro sem energia em São Bernardo
São BernardoCidadesSanto André

Batidas de carros contra postes disparam 65% no Grande ABC em 2026; veja as cidades com mais casos

21/07/2026
Deputado Luiz Fernando Teixeira (PT) aluga imóvel vazio de assessora com verba da Alesp, diz site Metrópoles
São BernardoPolítica

Deputado Luiz Fernando Teixeira (PT) aluga imóvel vazio de assessora com verba da Alesp, diz site Metrópoles

20/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?