ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

S.Bernardo sanciona Lei que concede oito imóveis municipais para a PM

Legislação atualiza a Lei Municipal 6.329/2014, outorga mais 30 anos para o uso dos prédios e autoriza o Estado a ampliar ou construir nestes espaços

Gislayne Jacinto
Última atualização: 28/09/2019 16:23
Por Gislayne Jacinto
Publicado 28/09/2019
Compartilhar

Legislação atualiza a Lei Municipal 6.329/2014, outorga mais 30 anos para o uso dos prédios e autoriza o Estado a ampliar ou construir nestes espaços 

 

Sede do 40º BPM, localizada no Parque Espacial, é um dos edifícios concedidos. Foto: Reprodução/Google

 

A Prefeitura de São Bernardo concedeu oito imóveis municipais à PM (Polícia Militar), por meio da sanção do Projeto de Lei 106/2019, de 27/02/2014, que concede o direito real de uso e próprios municipais à Fazenda do Estado de São Paulo por 30 anos. Essas áreas serão destinadas à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo que, agora, poderá ampliar ou construir nesses espaços, bem como arcar com as despesas de consumo de água, energia elétrica e telefonia. O prefeito Orlando Morando sancionou a Lei na tarde desta sexta-feira (27/09), na sede do 40º BPM/M, localizada no Parque Espacial, um dos edifícios concedidos. A legislação será publicada na próxima sexta-feira (04/10), no Jornal Notícias do Município (NM).

Além da sede do 40º BPM/M, os demais imóveis cedidos são: 3ª Cia do 40º BPM/M, no Parque dos Pássaros; 4ª Cia do 6º BPM/M, no Baeta Neves, e as Bases Comunitárias localizadas no Assunção (Praça Giovanni Breda), Jordanópolis (Avenida São Paulo, 333), Rudge Ramos (Praça São João Batista), Pauliceia (Rua Álvaro Alvim, 569) e Jardim Silvina (Avenida General Barreto de Menezes, 301).

“A Lei dá tranquilidade, pois garante que estes prédios continuarão a ser usados pela PM. Isso também gerará mais economia para o município, pois agora o Governo do Estado arcará com as despesas de água, energia elétrica e telefonia, bem como a PM poderá investir recursos neste patrimônio que foi transferido”, explicou o prefeito Orlando Morando.

O chefe do Executivo enfatizou a importância da integração das forças policiais (GCM, PM e Polícia Civil) e creditou a essa parceria a redução de todos os indicadores criminais de São Bernardo em agosto de 2019. Segundo dados da SSP, no período analisado, a cidade reduziu em 25% o número de roubo de veículos da cidade, passou de 195 para 146 casos. O índice de furto de veículos foi outro que teve queda expressiva, com recuo de 14,95%, caiu de 214 para 182 ocorrências. O município também reduziu os casos de roubo de carga (-35%), estupro (-17,65%) e roubo em geral (-0,34%). “A Constituição Federal diz que a Segurança Pública é um dever do Estado, mas ela é um dever de todos nós e essa união tem deixado nossa população muito mais segura”, disse.

O coronel Renato Nery Machado, comandante do Policiamento de Área Metropolitana 6 (CPA-M6), destacou que a nova lei dá condição legalizada para a manutenção de todos os prédios cedidos. “Também dá tranquilidade aos comandantes das unidades, pois não terão mais preocupação com as instalações físicas e poderão focar ainda mais nas questões operacionais. Quem ganhou com isso foi a sociedade”, afirmou.

Além do prefeito Orlando Morando e do coronel Nery, o ato contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima, dos secretários coronel Carlos Alberto dos Santos (Segurança Urbana) e Pedro Pinheiro (Administração e Inovação), da comandante da GCM (Guarda Civil Municipal), Cláudia Coelho, demais autoridades policiais e vereadores da base aliada.

INVESTIMENTO

Desde 2017, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da gestão do prefeito Orlando Morando, tem adotado série de medidas para aprimorar o trabalho das forças de segurança do município, entre elas, compra de equipamentos para a GCM e a instalação de 273 câmeras de monitoramento integradas ao sistema Detecta, que integra os bancos de dados e imagens de câmeras das forças policiais.

 COI

No próximo dia 15 de outubro, moradores de São Bernardo ganharão novo reforço na área de segurança com a inauguração do 1º Centro de Operações Integradas de Segurança do Estado. Localizado no Centro da cidade, em prédio de 1.900 m² localizado na Avenida Redenção, o COI de São Bernardo abrigará as operações do Batalhão Especial da Polícia Militar (Baep), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), da Delegacia do Idoso, da Polícia Civil, além da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil. Ao todo, o local abrigará cerca de 400 agentes de Segurança.

Tags:leiOrlando MorandoPMpolícia militarprédios públicosprefeitoprefeiturasão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Com investimento de R$ 550 mil, Auricchio reinaugura UBS na Vila São José
Próximo artigo PM apreende arma, recupera carro e pertences, mas bandido foge em Diadema

Últimas notícias ABC Paulista

Confira como ficou o ranking de títulos da Copa do Mundo
19/07/2026
Espanha
Espanha domina Argentina e vence na prorrogação da Copa do Mundo
19/07/2026
Pelé
Pelé recebe homenagem da FIFA na final da Copa do Mundo
19/07/2026
Palmeiras
Palmeiras treina passes e movimentação na intertemporada
19/07/2026
são paulo
São Paulo terá elenco quase completo para retorno do Brasileirão
19/07/2026

Recomendadas

Blumenau é campeão do Especial de Futebol de São Bernardo nos pênaltis
São BernardoEsporte

Blumenau é campeão do Especial de Futebol de São Bernardo nos pênaltis

19/07/2026
Cachorrinhas abandonadas em terminal de São Bernardo são resgatadas
São BernardoEspaço Pet

Cachorrinhas abandonadas em terminal de São Bernardo são resgatadas

19/07/2026
Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal
MauáCidades

Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal

19/07/2026
Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico
Santo AndréCidades

Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico

19/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?