
O imóvel do Hospital Municipal de Diadema (HMD) passou oficialmente a pertencer à Prefeitura de Diadema. A cerimônia de transferência foi realizada na manhã desta quarta-feira (1º), com a participação do prefeito Taka Yamauchi. A formalização da transferência ocorreu em maio, entre o Governo Federal e o município, regularizando a situação do terreno.
O imóvel pertencia ao extinto Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) e passou ao patrimônio da União após a extinção do órgão, por meio da Lei nº 8.689/1993.
Segundo a Prefeitura, com a regularização do imóvel, o Hospital Municipal de Diadema receberá investimento de R$ 5 milhões, por meio de recursos da União e do Novo PAC Saúde, destinados à reforma e ampliação de leitos e serviços.
Durante o evento, o prefeito Taka Yamauchi afirmou que a transferência permitirá ao hospital receber investimentos por meio de emendas parlamentares e da captação de recursos dos governos estadual e federal. De acordo com o prefeito, os R$ 5 milhões serão destinados à reforma do primeiro andar, do pronto atendimento e da maternidade.
“Esse ato permite que a Diadema, através do hospital, possa receber investimentos para a modernização, melhorias e qualidade da saúde daqui”, disse o prefeito.
Taka ressaltou que o projeto será enviado para a Caixa Econômica Federal e que as obras serão executadas em etapas. “A primeira fase no pronto atendimento Ortopedia, na segunda fase no andar da Maternidade. E na fase três poder requalificar o centro cirúrgico e os leitos de acomodação”, afirmou.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Nascimento, da vice-prefeita Andrea Fontes, do superintendente do Patrimônio da União no Estado de São Paulo, Celso Carvalho, além de outras autoridades.
Atualmente, o Hospital Municipal de Diadema atende, em média, 14 mil pacientes por mês pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e registra cerca de 700 internações mensais.
Ver essa foto no Instagram
