ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Santo André

Santo André expande programa Água Limpa, Córrego Vivo para área de manancial

Córrego Suçuarana é o terceiro curso d'água a passar por recuperação ambiental em Santo André 

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 04/06/2026 16:29
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 04/06/2026
Compartilhar
Santo André expande programa Água Limpa, Córrego Vivo para área de manancial
Santo André expande programa Água Limpa, Córrego Vivo para área de manancial. Foto: Divulgação

O município de Santo André começou o processo de despoluição e recuperação ambiental do Córrego Suçuarana, no Recreio da Borda do Campo, bairro inserido na Macrozona de Proteção Ambiental. Esta é mais uma ação do programa Água Limpa, Córrego Vivo, que chega pela primeira vez em um curso d’água que não está localizado na área urbana.

A requalificação do canal iniciou com serviços de desassoreamento e roçagem, executados pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

O trabalho de recuperação segue com o apoio da Sabesp, que está implantando redes coletoras de esgoto, além de ter feito a limpeza de redes que estavam obstruídas, o que causava o extravasamento de efluente para o Córrego Suçuarana.

“Assumimos com muita seriedade o compromisso de avançar na universalização do saneamento para trazer mais dignidade, saúde e proteção aos nossos recursos hídricos e ao meio ambiente como um todo. Vamos levar o programa Água Limpa, Córrego Vivo para toda a cidade,” pontua o prefeito Gilvan Ferreira.

As melhorias ocorrem no trecho do curso d’água localizado na bifurcação da Avenida Mico Leão Dourado com a Rua Suçuarana. Também está sendo construído, por parte do poder público, o Mirante Suçuarana, isto é, espaço de convivência e contemplação da biodiversidade local.

A nova área contará com instalação de placas informativas sobre o córrego e os eixos de atuação do Água Limpa, Córrego Vivo, um tótem com o nome do curso d’água, iluminação solar e mesinhas e cadeiras.

O secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas diz que essa política pública está trazendo um novo olhar da população sobre os córregos do município. “Os córregos e rios fazem parte da nossa história, mas com o crescimento desordenado eles se tornaram espaços degradados e, portanto, sem vida. Estamos recuperando a identidade dos corpos hídricos e a nossa relação harmoniosa com esses caminhos naturais”, explica Edinilson Ferreira dos Santos.

Estações elevatórias de esgoto – Neste ano, a Sabesp finalizou a construção de cinco estações elevatórias de esgoto no bairro Recreio da Borda do Campo, o que contribuiu para reduzir significativamente o lançamento in natura de esgoto nos córregos da região e na Represa Billings.

Com o programa Água Limpa, Córrego Vivo, fiscais do Semasa identificaram a necessidade de novas obras e adequações na rede para despoluir o Córrego Suçuarana.

Em maio, o programa Água Limpa, Córrego Vivo foi apresentado ao Governo do Estado de São Paulo, durante vistoria da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende. Na ocasião, impactada pela transformação que foi feita no espaço denominado Mirante Taioca, onde passa o Córrego Taioca, ela disse que levaria o exemplo de Santo André para todo o Estado de São Paulo.

Na semana que vem, o município terá a oportunidade de apresentar a iniciativa para 371 municípios membros da URAE-1 (Unidade Regional de Saneamento Básico), bloco das cidades paulistas em que a Sabesp opera os serviços de água e esgotamento sanitário.

 

 

Tags:Água Limpaexpansãosanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Fabinho Fabinho exalta presença de Neymar: “Bom para o grupo”
Próximo artigo Procon Santo André orienta consumidores para compras no Dia dos Namorados Procon Santo André orienta consumidores para compras no Dia dos Namorados

Últimas notícias ABC Paulista

Baleado busca socorro em UPA de Santo André sob suspeita de ligação com assalto em São Bernardo
Baleado busca socorro em UPA de Santo André sob suspeita de ligação com assalto em São Bernardo
20/07/2026
Homem de 60 anos é encontrado sem vida no Centro de São Bernardo
Homem de 60 anos é encontrado sem vida no Centro de São Bernardo
20/07/2026
São Paulo
São Paulo libera trio para sair por empréstimo
20/07/2026
Corinthians
Corinthians vê Inter desistir de Pedro Raul e segue sem negociar atacante
20/07/2026
São Paulo
Buta é oficializado pelo São Paulo
20/07/2026

Recomendadas

Smart Sanca completa 1 ano com ações e números expressivos para a segurança de São Caetano
São CaetanoCidades

Smart Sanca faz 1 ano: monitoramento com 710 câmeras reduz crimes em São Caetano

20/07/2026
Tenente da ROTA baleado na cabeça apresenta melhora clínica e fará novos procedimentos médicos
CidadesSanto AndréSão Caetano

Tenente da Rota baleado na cabeça tem sedativos suspensos e apresenta melhoras progressivas

20/07/2026
EMEB Mário Quintana é mais uma escola entregue reformada em Diadema
DiademaCidades

EMEB Mário Quintana é mais uma escola entregue reformada em Diadema

20/07/2026
Santo André finaliza obras na primeira faixa do Viaduto Juscelino Kubitschek em apenas 12 dias
Santo AndréCidades

Santo André finaliza obras na primeira faixa do Viaduto Juscelino Kubitschek em apenas 12 dias

18/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?