ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cultura e Lazer

Projeto apoiado pela Braskem leva livros para escolas públicas do ABC

No Dia Nacional do Livro Infantil, ação viabilizada por lei de incentivo amplia acesso à leitura e deixa legado em escolas públicas do ABC

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 19/04/2026 21:16
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 19/04/2026
Compartilhar
Projeto apoiado pela Braskem leva livros para escolas públicas do ABC
Projeto apoiado pela Braskem leva livros para escolas públicas do ABC. Foto: Divulgação

No Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, reforça a importância de iniciativas que ampliam o acesso à leitura, à cultura e ao desenvolvimento infantil. Em 2025, por meio de patrocínio via Lei Federal de Incentivo à Cultura, a companhia apoiou o projeto Baú das Artes em escolas públicas do ABC Paulista.

O Baú das Artes é um projeto pedagógico voltado ao desenvolvimento da criatividade, da leitura, da socialização e de habilidades manuais e socioemocionais das crianças. O material reúne livros, jogos, atividades lúdicas e um conteúdo pedagógico estruturado para apoiar educadores no desenvolvimento de experiências de aprendizagem mais significativas.

Em São Paulo, o projeto entregou 1.750 livros para escolas públicas. Os exemplares abordam temas como cidadania, civismo, ciência e tecnologia, economia, meio ambiente, multiculturalismo e saúde. “Projetos como o Baú das Artes mostram como educação, cultura e leitura podem gerar impacto duradouro nas comunidades. Mais do que entregar livros e materiais pedagógicos, a iniciativa ajuda a despertar o interesse das crianças pela leitura, fortalece o trabalho dos educadores e contribui para a formação de estudantes mais criativos, críticos e participativos”, afirma Alexandra Calixto Gioso, Gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

Na Escola Estadual Manoel Cação, em Mauá, uma das unidades contempladas no ABC, a chegada do Baú das Artes gerou grande expectativa entre professores e alunos. “Nossa escola valoriza muito as parcerias com a comunidade e a Braskem tem sido uma referência para alunos e professores em projetos que geram engajamento e contribuem para a formação integral dos estudantes. Recebemos a iniciativa com alegria, curiosidade e expectativa. Quando o Baú chegou, os olhos da equipe já se voltaram para o potencial de enriquecimento das atividades da escola”, afirma Endy Viturino, diretora da Escola Estadual Manoel Cação.

Segundo Endy, os alunos se encantaram com os materiais desde o primeiro contato.

“Crianças gostam de tudo o que é colorido, vivo e que tem significado. Muitas vezes, essa percepção precisa ser guiada pelo professor, mas eles se encantaram e já queriam manusear os materiais e iniciar as atividades. Além das vivências propostas pelo projeto, os conteúdos foram incorporados às atividades pedagógicas da escola”, diz.

A diretora destaca que os novos títulos despertaram ainda mais o interesse dos estudantes pela leitura.

“Nossos alunos amam ler e nosso papel é desenvolver a fluência leitora e desafiá-los a explorar diversos gêneros e experiências de leitura. Apesar de trabalharmos muito com a plataforma online Elefante Letrado, nosso acervo físico estava obsoleto e as novidades que o projeto trouxe despertaram neles a vontade de conhecer novos livros. Todo incentivo às práticas de leitura é valorizado e tem grande importância para o desenvolvimento dos alunos”, afirma.

Para Braskem, o principal legado do projeto está na ampliação do acesso à leitura e no fortalecimento das práticas pedagógicas. Além de enriquecer o repertório dos alunos, a iniciativa contribui para a formação de leitores mais críticos, criativos e participativos.

Tags:ABCapoioBraskemescolas públicaslivrosprojeto

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Santos Neymar Neymar se pronuncia e desabafa: “Não tem ser humano que aguente”
Próximo artigo Ribeirão Pires atualiza auxílios do programa Mais Médicos para fortalecer atendimento na rede pública. Foto: Divulgação Câmara aprova projeto de Guto Volpi que atualiza auxílio do programa Mais Médicos em Ribeirão Pires

Últimas notícias ABC Paulista

sao paulo
São Paulo toma decisão importante sobre Lucas Moura e a permanência
13/10/2026
corinthians seedorf
Seedorf tem bom histórico em estreias? Veja o retrospecto
12/10/2026
Mãe de menino com doença rara visita Aparecida e agradece evolução do filho após receber remédio mais caro do mundo
Mãe de menino com doença rara visita Aparecida e agradece evolução do filho após receber remédio mais caro do mundo
12/10/2026
sao paulo cauly
São Paulo: Cauly fica de fora de partidas por medicamento proibido
12/10/2026
Propaganda de Flávio Bolsonaro vai ao ar sem áudio na TV; TSE cita falha técnica no Pool de Mídias
Propaganda de Flávio Bolsonaro vai ao ar sem áudio na TV; TSE cita falha técnica no Pool de Mídias
12/10/2026

Recomendadas

Festa do Dia das Crianças reúne 12 mil pessoas em parques e praças de São Bernardo
Cultura e Lazer

Festa do Dia das Crianças reúne 12 mil pessoas em parques e praças de São Bernardo

12/10/2026
Prefeito de São Caetano declara apoio oficial a Flávio Bolsonaro no 2º turno.
São CaetanoDiademaPolíticaRibeirão Pires

Prefeitos de São Caetano, Diadema e Ribeirão Pires também declaram apoio oficial a Flávio Bolsonaro no 2º turno

12/10/2026
Gilvan Ferreira manifesta apoio a Flávio Bolsonaro e reforça compromisso com o desenvolvimento de Santo André
Santo AndréPolítica

Prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira declara apoio a Flávio Bolsonaro ao lado de Tarcísio e Ricardo Nunes

12/10/2026
São Bernardo promove Dia das Crianças especial, com lazer, diversão e integração para toda a família
São BernardoCultura e Lazer

São Bernardo promove Dia das Crianças especial, com lazer, diversão e integração para toda a família

11/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?