
Ribeirão Pires registrou saldo positivo na geração de empregos pelo quinto ano consecutivo, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego (Governo Federal). Em 2025, o município criou 9.906 postos de trabalho com carteira assinada, alcançando o segundo maior saldo de empregos formais do período, além de ampliar o número de trabalhadores formais, que chegou a 21.476 pessoas empregadas.
O saldo de empregos no último ano foi de 427 postos de trabalho. Os setores que mais geraram empregos no período foram Serviços (3.391), Comércio (2.843) e Indústria (3.240), concentrando a maior parte das admissões registradas na cidade.
“Ribeirão Pires vem crescendo. O poder público tem dialogado com empresas e buscado ampliar continuamente as oportunidades de emprego no município. Com planejamento e investimentos estratégicos, estamos abrindo caminho para novos negócios e fortalecendo a economia local”, afirmou o prefeito Guto Volpi.
Abertura de novas empresas
Atualmente, Ribeirão Pires conta com aproximadamente 12 mil empresas ativas. Somente em janeiro de 2025, foram abertas 2.741 novas empresas no município. O setor de Alimentação e Gastronomia se destaca como o principal vetor desse crescimento e, no primeiro semestre de 2025, Ribeirão Pires registrou aumento de 13% na abertura de empresas, com liderança do segmento gastronômico.
Apoio ao empreendedorismo
Para apoiar os empreendedores e incentivar a formalização, o município desenvolve um conjunto de ações por meio do programa Facilita RP, incentivos fiscais, além de capacitação e suporte técnico pelo Sebrae Aqui e cursos de gestão em parceria com o Centro Paula Souza, entre outras medidas voltadas à desburocratização e ao fortalecimento dos pequenos negócios.
Em Ribeirão Pires, as oportunidades de emprego podem ser consultadas no Posto Atende Fácil. Os interessados devem comparecer à Rua Capitão José Gallo, 55 – Centro, com carteira de trabalho e currículo atualizado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O local também oferece suporte ao empreendedor, com atendimento do Banco do Povo, Sebrae Aqui e do Acessa Aqui Empregabilidade, que presta apoio a quem busca inserção ou recolocação no mercado de trabalho como realização de cadastros, elaboração de currículos e entre outros serviços.
