
Os fiscais da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) de Diadema notificaram, nesta segunda (19/1), 240 permissionários dos boxes do Shopping Popular, localizado na Avenida Antônio Piranga, no Centro da cidade. Os comerciantes foram avisados sobre a necessidade de realizar o recadastro e regularização de sua atividade econômica dentro do prazo de 15 dias. Os fiscais foram acompanhados por Guardas Civis Municipais (GCMs).
Como explica Mauricio Soares de Almeida Jr., diretor de Articulação e Desenvolvimento Empresarial da SEDET, a medida tem o objetivo de reorganizar o comércio popular em diversos aspectos. “Estão sendo considerados requisitos pessoais dos comerciantes, mas também as condições de licenciamento e a observância da lei de posturas municipais – conjunto de normas que regulamentam a convivência e o uso do espaço urbano.”
Reorganização
A medida faz parte da segunda etapa da ação de reorganização do comércio de rua implementada pela Prefeitura. A primeira, iniciada em outubro de 2025, enfocou os ambulantes da região central, principalmente aqueles localizados na avenida Antônio Piranga.
A ação, que é contínua, vem envolvendo diversas secretarias municipais e está sendo conduzida com respeito e humanização aos ambulantes. A remoção de 116 comerciantes informais que atuavam nas imediações da Antônio Piranga e Praça Castelo Branco, por exemplo, reordenou e requalificou a atuação desses empreendedores populares.
“São muitos os benefícios para os comerciantes, tanto os formais como os ambulantes. A regularização da atividade, com o respeito à legislação, inclusive a que envolve os direitos dos consumidores, acaba intensificando o comércio a médio e longo prazos. Isso sem mencionar os benefícios para a cidade, que já sentiu a melhoria na mobilidade, na segurança, na paisagem urbana e na percepção de que a ordem no centro da cidade foi restabelecida”, finaliza Mauricio Soares.

