ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Política

Consórcio ABC define ações estratégicas regionais e oficializa comemoração pelos 35 anos da entidade

Prefeitos do ABC  alinham ações estratégicas em saúde, cultura, educação e inclusão e definem programação especial para celebrar aniversário

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 26/11/2025 18:57
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 26/11/2025
Compartilhar
Consórcio ABC avança em ações estratégicas regionais e oficializa comemoração histórica
Consórcio ABC avança em ações estratégicas regionais e oficializa comemoração histórica. Foto: Divulgação

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou, nesta terça-feira (25/11), assembleia ordinária de prefeitos com a apresentação de iniciativas estratégicas para o desenvolvimento regional e anúncios relacionados às comemorações pelos 35 anos da entidade.

Durante a reunião, os prefeitos deliberaram a realização de uma atividade cultural especial em 15 de dezembro para celebrar o aniversário do Consórcio ABC. O evento contará com a exibição de um minidocumentário sobre a história da instituição e homenagens aos ex-presidentes e aos atuais prefeitos que compõem a entidade regional.

Outro ponto de destaque foi a discussão sobre a construção do programa ABC + Saúde, que reunirá um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da área na região. Entre os pilares em debate estão compras consorciadas, parcerias com instituições estratégicas e campanhas regionais unificadas, além da criação da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) regional, demanda defendida há mais de dez anos pelo Consórcio ABC.

A assembleia também tratou de outro programa em fase de elaboração, o ABC + Cultura, que prevê iniciativas integradas entre os municípios. Um dos eixos centrais será a estruturação de uma virada cultural regional, reunindo atividades simultâneas nas sete cidades do Grande ABC.

Atendendo a uma demanda das prefeituras e de secretários municipais, o Consórcio ABC confirmou ainda o início dos trabalhos para organização de um censo regional da pessoa com deficiência. Para abrir o processo, será realizada uma oficina técnica com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira (26/11), às 14h.

A educação também integrou a pauta dos prefeitos. Após reunião realizada na semana passada com os secretários municipais de Educação, houve consenso para postergar a conclusão dos Planos Municipais de Educação para dezembro de 2026, permitindo maior alinhamento às diretrizes regionais e nacionais.

A reunião mensal do órgão intermunicipal contou com a presença do presidente do Consórcio ABC e prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima; dos chefes dos Executivos municipais de Santo André, Gilvan Ferreira; de São Caetano do Sul, Tite Campanella; de Mauá, Marcelo Oliveira; de Ribeirão Pires, Guto Volpi; e de Rio Grande da Serra, Akira Auriani.

Também participaram o secretário de Administração e Gestão de Pessoas de Diadema, Adler Teixeira-Kiko, representando o prefeito Taka Yamauchi; e o secretário de Justiça da Prefeitura de São Paulo, André Lemos Jorge, representando o prefeito Ricardo Nunes.

O presidente do Consórcio ABC ressaltou que a entidade segue avançando na definição de programas regionais em benefício da população. “Estamos fortalecendo a agenda regional com iniciativas que modernizam a atuação conjunta dos municípios e reforçam o papel do Consórcio ABC como espaço de decisões estratégicas. Justamente por isso, celebrar os 35 anos da entidade é reconhecer essa trajetória de cooperação e projetar novos avanços para toda a nossa região”, afirmou Marcelo Lima.

Tags:abcdaniversáriocomemoração históricaconsórcio ABCestratégicas regionaisprefeitos

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Com apoio do Smart Sanca, GCM de São Caetano prende homem em flagrante após furto no Bairro Cerâmica Com apoio do Smart Sanca, GCM de São Caetano prende homem em flagrante após furto
Próximo artigo Novo ponto de lazer: SBC entrega academia ao ar livre, pista de caminhada e iluminação a Led no Borborema Novo ponto de lazer: SBC entrega academia ao ar livre, pista de caminhada e iluminação a Led no Borborema

Últimas notícias

Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025
fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas
04/12/2025
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
04/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
04/12/2025

Recomendadas

Rio Grande da Serra tem nova edição do “Prefeitura até Você” com cadastro para troca de geladeiras e lâmpadas
Rio Grande da SerraPolítica

Rio Grande da Serra tem nova edição do “Prefeitura até Você” com cadastro para troca de geladeiras e lâmpadas

04/12/2025
Deputada Carla Morando visita Câmara de Santo André e reforça compromisso com o município
Santo AndréPolítica

Deputada Carla Morando visita Câmara de Santo André e reforça compromisso com o município

04/12/2025
Vereadores farão moção ao prefeito Gilvan pela reabertura da negociação das reclassificações com o Sindserv Santo André
PolíticaSanto André

Vereadores farão moção ao prefeito Gilvan pela reabertura da negociação das reclassificações com o Sindserv Santo André

04/12/2025
Nildazio Alves Araújo morreu no local. Seu óbito ocorreu justamente na véspera  em que completaria 48 anos
MauáCidades

Casal é executado em Mauá; homem faria aniversário nesta quarta-feira

04/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?