ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Santo André

GCM de Santo André realiza primeira prisão por meio de câmeras com reconhecimento facial

Sistema integrado à Muralha Paulista identificou foragido da Justiça condenado por abuso de vulnerável na região central

Gislayne Jacinto
Última atualização: 18/11/2025 12:38
Por Gislayne Jacinto
Publicado 17/11/2025
Compartilhar
GCM de Santo André realiza primeira prisão por meio de câmeras com reconhecimento facial
GCM de Santo André realiza primeira prisão por meio de câmeras com reconhecimento facial. Foto: Divulgação/PSA

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André, por meio de sua equipe especializada de Rondas Ostensivas Municipais (Romu), efetuou nesta segunda-feira (17) a primeira prisão com o apoio do sistema de câmeras inteligentes que utilizam reconhecimento facial e inteligência artificial na cidade. Esses equipamentos reforçam o monitoramento urbano, além de localizar foragidos e agilizar respostas a ocorrências por meio das forças policiais.

Com informações repassadas pelo Centro de Operações Integradas (COI) de Santo André, o sistema interligado com a Muralha Paulista foi acionado após identificar um indivíduo com características compatíveis às captadas pelas câmeras, quando estava caminhando em direção à Estação Santo André da CPTM. A GCM, então, passou a acompanhar o foragido pelas ruas e realizou a prisão do homem na Rua Coronel Oliveira Lima.

Os agentes localizaram o homem, realizaram a abordagem e constataram que ele havia sido condenado pelo abuso de vulnerável. Contra ele havia mandado de prisão definitivo expedido em 3 de novembro de 2025 pelo Departamento de Execuções Criminais do Tribunal de Justiça de São Paulo, com validade até 24 de abril de 2037.

O prefeito Gilvan Ferreira destacou que o resultado demonstra, na prática, o impacto da tecnologia na segurança pública da cidade. “Esse é um exemplo claro de como investir em inovação e tecnologia no combate ao crime protege nossa população e fortalece o trabalho das forças de segurança. Santo André, após o primeiro resultado positivo, segue avançando para se tornar referência em monitoramento inteligente e prevenção ao crime”, afirmou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

Tags:câmerasgilvan ferreiraprefeitoprisãoreconhecimento facialsanto andré

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Comitiva da Prefeitura de São Bernardo realiza vistoria em equipamentos de saúde e debate melhorias Comitiva da Prefeitura de São Bernardo realiza vistoria em equipamentos de saúde e debate melhorias
Próximo artigo De malas prontas? Reação de cachorrinha ao ouvir que será "trocada" por um passarinho viraliza na web De malas prontas? Reação de cachorrinha ao ouvir que será “trocada” por um passarinho viraliza na web
- Públicidade -

Últimas notícias ABC Paulista

Palmeiras flamengo
Palmeiras perde Paulinho por suspensão
03/06/2026
Corinthians
Presidente do Corinthians tem novo pedido de impeachment
03/06/2026
Arrascaeta flamengo
Arrascaeta tem lesão confirmada
03/06/2026
Jovem de São Bernardo desaparece no mar em Mongaguá; família reclama da demora e falta de estrutura nas buscas
Corpo de jovem de São Bernardo é encontrado em Itanhaém após desaparecer no mar
03/06/2026
Grupos Copa do Mundo
Copa do Mundo: Quanto o vencedor ganha de premiação da FIFA?
03/06/2026

Recomendadas

Combate ao vape em ambiente escolar: diretora de Santo André aciona Polícia Civil após flagrantes com alunos
Santo AndréCidades

Combate aos cigarros eletrônicos em escola estadual: diretora de Santo André aciona Polícia após flagrantes com alunos

03/06/2026
Com auxílio do videomonitoramento, GCM prende homem por furto de cabos no Parque São Bernardo
São BernardoCidades

Com auxílio do videomonitoramento, GCM prende homem por furto de cabos no Parque São Bernardo

03/06/2026
Grande cerco policial entre Mauá e Ribeirão Pires termina com prisão de ladrão de carro
MauáCidadesRibeirão Pires

Grande cerco policial entre Mauá e Ribeirão Pires termina com prisão de ladrão de carro

03/06/2026
Não vou descansar até ter você aqui”: Irmã desabafa em praia onde jovem de São Bernardo desapareceu no mar
São BernardoCidades

Não vou descansar até ter você aqui”: Irmã desabafa em praia onde jovem de São Bernardo desapareceu no mar

03/06/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?