
Na manhã desta quinta-feira (13/11) a Polícia Militar de São Paulo e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagraram a Operação Blumenau, com o objetivo de desbaratar núcleos da organização criminosa conhecida como PCC com atuação na região do ABCD Paulista. Até o início da tarde dois morreram em confronto com o Baep.
Durante a ação nos bairros Baeta Neves e Jardim Nascimento, em São Bernardo do Campo, dois homens, de 33 e 34 anos, entraram em confronto com equipes policiais. Os agentes intervieram e ambos os suspeitos foram socorridos, mas não resistiram.
Em um dos endereços, foram apreendidos um veículo, duas armas de fogo calibre .38, uma delas em posse de um dos suspeitos, e entorpecentes. No segundo local, o homem portava uma pistola .380 com numeração suprimida e durante as buscas, foi encontrada uma submetralhadora calibre .40, além de celulares e um automóvel. Todo o material foi apreendido para perícia.
As ocorrências foram registradas como morte decorrente de intervenção policial e resistência no 6º Distrito Policial de São Bernardo do Campo, que requisitou exames ao IC e ao IML. As circunstâncias dos fatos são investigadas pela Equipe de Investigações sobre Homicídios da DEIC da cidade e também pela Polícia Militar, por meio de Inquérito Policial Militar (IPM).
Ao todo, foram cumpridos 37 mandados de busca e apreensão e 14 de prisão temporária nas cidades de São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Mogi das Cruzes e São Paulo.
Participam dos trabalhos promotores de Justiça, servidores do MPSP e policiais militares do 5º, 6º e 15º Batalhões de Ações Especiais de Polícia, da Companhia de Ações Especiais de Polícia do 12º Batalhão de Policiamento Militar Metropolitano, de Companhias de Força Tática do 6º, 10º e 30º Batalhões de Policiamento Militar Metropolitano e do 5º Batalhão de Polícia de Choque (Canil).
Houve a apreensão de vários tipos de drogas, armas de fogo (dentre elas uma metralhadora), celulares e outros itens de interesse à investigação. De acordo com o apurado, integrantes da facção que coordenavam o tráfico de drogas do interior de duas comunidades (Parque São Bernardo e Montanhão), localizadas em São Bernardo do Campo entraram em confronto com equipes do 6º BAEP.

Foram identificadas células responsáveis pelo transporte, armazenamento, fracionamento e pela distribuição de entorpecentes a outras regiões do ABCD, bem como pela reinserção, na economia formal, dos lucros obtidos com o tráfico de drogas, característica da lavagem de capitais.
Em razão dos elementos reunidos, a Justiça emitiu ordens de sequestro de bens e de bloqueios judiciais no montante de R$ 268.296.500,00. A Polícia Militar do Estado de São Paulo reafirma seu compromisso no combate rigoroso à criminalidade, especialmente contra organizações criminosas, preservando a ordem pública e garantindo a segurança da sociedade paulista.
