ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » São Bernardo

Em Operação, GCM Ambiental de S.Bernardo flagra pesca predatória e resgata 15 kg de peixes

Ação ocorreu na tarde de quarta-feira, no Parque IV Centenário, em patrulhamento náutico que resultou na apreensão de equipamentos ilegais

Gislayne Jacinto
Última atualização: 13/11/2025 22:30
Por Gislayne Jacinto
Publicado 13/11/2025
Compartilhar
Em Operação, GCM Ambiental de S.Bernardo flagra pesca predatória e resgata 15 kg de peixes
Ação ocorreu na tarde de quarta-feira, no Parque IV Centenário, em patrulhamento náutico que resultou na apreensão de equipamentos ilegais. Foto: Divulgação

A Guarda Ambiental da GCM (Guarda Civil Municipal) flagrou, na tarde de quarta-feira (12/11), dois indivíduos praticando pesca predatória com uso de tarrafas na Represa Billings. A ação ocorreu durante fiscalização da Operação Defeso, que intensifica o patrulhamento e o monitoramento no período de reprodução dos peixes. A ocorrência foi registrada por volta das 16h, na região do Parque IV Centenário, próximo à Rodovia dos Imigrantes.

Ao perceberem a aproximação da patrulha náutica, os suspeitos fugiram do local, abandonando os equipamentos ilegais e aproximadamente 15 quilos de peixes, alguns ainda vivos. Parte do pescado foi imediatamente reintroduzida no ecossistema pela equipe, garantindo a continuidade do ciclo reprodutivo das espécies nativas. As tarrafas e outros apetrechos utilizados na pesca irregular foram recolhidos e encaminhados para destruição, seguindo os protocolos ambientais do município.

O encarregado da operação, subinspetor Martins, destacou o papel da atuação preventiva da Guarda Ambiental. “A presença da patrulha náutica é fundamental para coibir práticas ilegais nesse período. Cada ação preventiva faz diferença para proteger a Billings e garantir que as espécies possam completar seu ciclo reprodutivo de forma segura.”

OPERAÇÃO – A Operação Defeso está em vigor entre 1º de novembro de 2025 e 28 de fevereiro de 2026, período em que a legislação federal suspende a pesca de espécies nativas para proteger a reprodução dos peixes migradores durante a piracema.

Em Operação, GCM Ambiental de S.Bernardo flagra pesca predatória e resgata 15 kg de peixes
Em Operação, GCM Ambiental de S.Bernardo flagra pesca predatória e resgata 15 kg de peixes. Foto: Divulgação

A iniciativa reforça o papel preventivo da Guarda Ambiental, que atua com rondas terrestres, patrulhamento náutico, monitoramento via Centro de Controle Operacional (CCO) e ações educativas junto a pescadores e comunidades ribeirinhas.

O secretário adjunto de Segurança de São Bernardo, Michel Rubio, ressaltou a importância da operação para a proteção dos mananciais. “Nosso trabalho é garantir que a Billings permaneça preservada, prevenindo práticas ilegais e orientando à população sobre o significado do respeito ao período de reprodução das espécies.”

As equipes da Guarda Ambiental seguem com patrulhamento intensificado durante todo o período de defeso, com foco na preservação dos recursos naturais, na proteção da fauna aquática e na segurança hídrica do município. A população pode colaborar denunciando casos de pesca irregular pelo telefone 153, canal oficial da GCM para atendimento imediato.

FAUNA PRESERVADA – Em outro ponto da cidade, a GCM Ambiental foi chamada para o resgate de um pato doméstico que se encontrava no Córrego Saracantan por volta das 10h40 desta quinta-feira (13/11). A ave havia surgido no local, segundo moradores, há cerca de 48 horas e, devido os muros da canalização, não conseguia sair.

Para o resgate, o GCM 1ª Classe Ariel precisou fazer o uso de rapel, uma vez que as paredes são íngremes. Participaram também da ocorrência o Supervisor Cleverson, o GCM 1ª Classe Marcelo Alves e o GCM 3ª Classe Silva Matos.

O pato foi levado para a base da GCM Ambiental, no Riacho Grande, para os cuidados necessários e, posteriormente, será destinado a um local de preservação.

Tags:gcm ambientaloperaçãopeixespesca predatóriarepresa billingsresgatesão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior 2 morrem em confronto com a PM Operação no ABCD resulta em prisões e apreensões de drogas; 2 morrem em confronto com a PM
Próximo artigo Energia limpa para 12 milccasas: Santo André transforma lixão em Usina Solar Energia limpa para 12 milccasas: Santo André transforma lixão em Usina Solar

Últimas notícias ABC Paulista

Danilo Botafogo Palmeiras
Palmeiras mantém interesse por Danilo e vê acordo salarial se encaminhar
19/07/2026
Copa do Mundo
Saiba quanto é a premiação para o campeão da Copa do Mundo
19/07/2026
Copa do Mundo repescagem fifa
Finais de Copa decididas na prorrogação e pênaltis já ocorreram; relembre
19/07/2026
Palmeiras Flaco argentina
Flaco López pode fazer história na Copa do Mundo; entenda
19/07/2026
Copa do Mundo messi mbappe
Messi tem que marcar 2 gols para terminar Copa na frente de Mbappé
19/07/2026

Recomendadas

Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal
MauáCidades

Monitoramento inteligente auxilia GCM de Mauá na prisão em flagrante por tentativa de furto em escola municipal

19/07/2026
Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico
Santo AndréCidades

Operação na Chácara da Baronesa desarticula ponto de tráfico, prende dois e apreende 662 porções de tráfico

19/07/2026
Parceria garante 35 mil licenças do Google Workspace para a educação de Diadema
DiademaCidades

Parceria garante 35 mil licenças do Google Workspace para a educação de Diadema

19/07/2026
São Bernardo celebra gastronomia com sucesso do Pizza Fest SBC e abre inscrições para o Festival Gastronômico "Sabores da Gente”
São BernardoCultura e Lazer

São Bernardo celebra gastronomia com sucesso do Pizza Fest SBC e abre inscrições para o Festival Gastronômico “Sabores da Gente”

19/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?