ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » São Bernardo

Boteco da Villa e Adega do Braga voltam a funcionar em SBC após polêmica com metanol

Vigilância Sanitária libera dois dos quatro bares interditados cautelarmente em São Bernardo

Gislayne Jacinto
Última atualização: 16/10/2025 09:21
Por Gislayne Jacinto
Publicado 15/10/2025
Compartilhar
Entre os alvos da fiscalização estava a Adega do Braga, localizada na Rua da Evolução, 204, no Parque dos Químicos, bairro dos Alvarengas.
Adega do Braga, localizada na Rua da Evolução, 204, no Parque dos Químicos, bairro dos Alvarengas, foi liberada para funcionamento. Foto: Gislayne Jacinto

Um bar e uma adega interditados cautelarmente em São Bernardo do Campo durante as investigações sobre a contaminação de bebidas alcoólicas por metanol foram liberados para retomar suas atividades. A informação foi dada pelos donos dos estabelecimento  nesta quarta-feira (15/10).

Os bares que receberam o aval para reabertura são o Boteco da Villa, situado no bairro Paulicéia, e a Adega do Braga, localizada na rua da Evolução, o Parque dos Químicos. O primeiro havia sido fechado em 1º de outubro e o segundo no dia 4, ambos por ação conjunta da Vigilância Sanitária municipal e estadual.

O Boteco da Villa confirmou a retomada em comunicado publicado nas redes sociais. O bar afirmou ter enviado, voluntariamente, todas as suas bebidas para análise laboratorial independente. “Embora não haja comprovação de presença de metanol em nossas bebidas, por responsabilidade, enviamos todas para análise laboratorial independente, tornando-nos o primeiro estabelecimento do país a submeter voluntariamente suas bebidas a exames técnicos de qualidade e segurança”, diz um trecho da nota. Apesar da liberação, o local está proibido de vender bebidas destiladas até que sejam concluídos os testes laboratoriais nas garrafas apreendidas, conforme determinação da Vigilância Sanitária Estadual.

A Adega do Braga também foi liberada para funcionar normalmente nesta quarta-feira (15). Assim como o Boteco da Villa, o proprietário da Adega havia se manifestado anteriormente nas redes sociais, negando irregularidades. O proprietário publicou nesta quarta-feira mais um vídeo em sua página no Instagram comemorando a decisão.

Investigação em Andamento

Enquanto dois bares retomam as atividades, outros dois estabelecimentos seguem interditados: o Villa Jardim Bar, no Taboão, e um bar na região do Ferrazópolis, cujp nome não foi divulgado.

As operações conjuntas da Vigilância Sanitária Municipal e Estadual resultaram na interdição inicial de quatro locais nos bairros Taboão, Paulicéia, Ferrazópolis e Parque dos Químicos. A Dicma (Delegacia de Investigações sobre Infrações contra o Meio Ambiente), da Polícia Civil, continua à frente da investigação criminal e também recolheu amostras de bebidas para perícia.

Quadro de Casos

De acordo com o boletim mais recente da Prefeitura, a Vigilância Epidemiológica já recebeu 131 notificações de suspeita de contaminação por metanol na cidade. Destas, 11 foram confirmadas e 70 descartadas.

O município soma seis mortes relacionadas ao caso. Uma das vítimas, Bruna Araújo de Souza, de 30 anos, teve a contaminação confirmada e foi o caso de maior repercussão. Os exames de necrópsia de outros cinco óbitos, de homens, ainda estão em análise no IML (Instituto Médico Legal). A administração municipal informou que 121 casos envolvem moradores da cidade, incluindo quatro óbitos registrados.

A Vigilância Epidemiológica mantém contato com as famílias das vítimas e dos pacientes internados com o objetivo de identificar possíveis locais de consumo e orientar estabelecimentos comerciais sobre a procedência das bebidas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

- Públicidade -
Tags:adega do bragabaresbebidas adulteradasboteco da villafuncionamentoliberaçãometanolsão bernardo

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior viatura da PM Mulher sequestrada é encontrada desorientada dentro de porta-malas em Santo André
Próximo artigo CPI da Dívida de São Caetano aponta 'Malabarismos Contábeis' e dívida de R$ 282 milhões CPI em São Caetano aponta ‘Malabarismos Contábeis’ e dívida de R$ 232 milhões em 2024
- Públicidade -
- Públicidade -

Últimas notícias

vista aérea de Ribeirão Pires
Veja o que abre e fecha durante o feriado de Ano Novo em Ribeirão Pires
29/12/2025
2025: entregas, articulações e responsabilidade
ARTIGO: 2025 com entregas, articulações e responsabilidade em Santo André
29/12/2025
Correios preveem 15 mil demissões voluntárias e fechar mil agências
Correios preveem 15 mil demissões voluntárias e fechar mil agências
29/12/2025
Patrulha de Verão é para dar mais proteção a turistas, comerciantes e frequentadores da Prainha do Riacho Grande e das margens da Billings 
Patrulha de Verão é lançada no Riacho Grande para reforçar segurança e proteger banhistas em SBC
29/12/2025
GCM de Mauá frustra tentativa de furto na Câmara Municipal. Foto: Divulgação
Ladrão tenta escapar da GCM após invasão à Câmara de Mauá, mas acaba atrás das grades
29/12/2025

Recomendadas

Polícia Militar captura condenado por tráfico durante patrulhamento em São Bernardo
São BernardoCidades

Polícia Militar captura condenado por tráfico durante patrulhamento em São Bernardo

29/12/2025
Brincadeira de verão "dá ruim" e vídeo viraliza após queda em portão
BrasilCidades

Brincadeira de verão “dá ruim” e vídeo viraliza após queda em portão

29/12/2025
Gilvan entrega mais 25 ônibus zero-quilômetro em Santo André
Santo AndréCidades

Santo André anuncia congelamento da tarifa de ônibus para 2026

29/12/2025
Prefeitura de São Caetano integra drone do Consórcio Intermunicipal ao sistema Smart Sanca
São CaetanoCidades

São Caetano integra drone do Consórcio Intermunicipal ao sistema Smart Sanca

29/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?