ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » São Bernardo

Ministro do STJ determina retorno de prefeito de São Bernardo afastado ao cargo

Decisão acata os pedidos de habeas corpus apresentados pela defesa do prefeito, permitindo seu imediato retorno ao cargo

Gislayne Jacinto
Última atualização: 11/10/2025 12:29
Por Gislayne Jacinto
Publicado 10/10/2025
Compartilhar

 

TJ-SP mantém afastamento do prefeito de São Bernardo
Ministro do STJ determina retorno de prefeito de São Bernardo afastado ao cargo. Foto: Divulgação

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, revogou nesta sexta-feira (10/10) a medida cautelar que mantinha o prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima (Podemos), afastado do comando do Paço. A decisão acata os pedidos de habeas corpus apresentados pela defesa do político, permitindo seu imediato retorno ao cargo.

O relator do processo justificou a revogação alegando que o prolongamento do afastamento se tornou injustificado e sem fundamentação contemporânea. Segundo o ministro, a medida, originalmente provisória, transformou-se em uma “verdadeira sanção política antecipada, com efeitos práticos equivalentes à perda de mandato”.

Crítica à falta de risco concreto

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca foi enfático ao criticar a falta de conexão direta e de risco concreto que justificasse a manutenção da medida. Ele afirmou que as decisões anteriores que mantiveram o afastamento “não demonstraram a relação direta entre os fatos imputados ao paciente e o exercício atual do mandato de Prefeito”.

“Nem o acórdão originário nem a decisão reavaliadora apontaram atos concretos de obstrução à justiça, interferência em provas ou reiteração criminosa que pudessem justificar a manutenção da medida,” destacou o relator. Os fundamentos utilizados, prosseguiu o ministro, permaneciam genéricos, baseados apenas na gravidade abstrata das imputações e na posição hierárquica do agente, sem apontar qualquer comportamento recente que represente risco ao processo.

A decisão do STJ alinha-se ao entendimento manifestado na quinta-feira (9) pelo Ministério Público Federal (MPF), que já havia se posicionado favoravelmente ao retorno do prefeito Marcelo Lima ao Paço Municipal.

Com a revogação da cautelar, o prefeito está apto a reassumir suas funções na prefeitura de São Bernardo.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

Tags:habeas corpusMarcelo Limaprefeitosão bernardoSTF

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Projeto ‘Cão Amigo’ é ampliado para escolas municipais e estaduais em Ribeirão Pires Projeto ‘Cão Amigo’ é ampliado para escolas municipais e estaduais em Ribeirão Pires
Próximo artigo Arthur Nascimento, de 9 anos, é eleito prefeito mirim de São Bernardo com mais de 3.300 votos Arthur Nascimento, de 9 anos, é eleito prefeito mirim de São Bernardo com mais de 3.300 votos

Últimas notícias

GCM de SBC prende quadrilha por roubo e perseguição após flagrante de furto de mercadorias
GCM de SBC prende quadrilha por roubo e perseguição após flagrante de furto de mercadorias
06/12/2025
Feirão de Empregos de Natal oferece mais de 7.500 vagas em São Bernardo no dia 12 de dezembro
Feirão de Empregos de Natal oferece mais de 7.500 vagas em São Bernardo no dia 12 de dezembro
06/12/2025
Segurança viária dos bairros Demarchi, Terra Nova e Batistini é reforçada com nova iluminação da alça do Viaduto Terra Nova
Segurança viária dos bairros Demarchi, Terra Nova e Batistini é reforçada com nova iluminação da alça do Viaduto Terra Nova
06/12/2025
R&K Diagnóstico Veterinário inaugura nova unidade em Santo André e reforça presença no ABC Paulista
R&K Diagnóstico Veterinário inaugura nova unidade em Santo André
06/12/2025
3ª Cia da Polícia Militar de São Caetano tem frota renovada com sete novas viaturas
3ª Cia da Polícia Militar de São Caetano tem frota renovada com sete novas viaturas
06/12/2025

Recomendadas

Começa neste sábado o Natal Iluminado de São Bernardo: árvore gigante, pista de gelo e atrações gratuitas no Paço
São BernardoCultura e Lazer

Começa neste sábado o Natal Iluminado de São Bernardo: árvore gigante, pista de gelo e atrações gratuitas no Paço

06/12/2025
Acácio Miranda, remanescente da gestão de Paulo Serra, é demitido da pasta de Infraestrutura após antecipar pré-candidatura; Gilvan quer "imprimir sua personalidade" 
Santo AndréPolítica

Reforma no Secretariado: Prefeito de Santo André exonera secretário e anuncia 4 nomes

06/12/2025
Em dezembro, rua Marechal Deodoro em SBC terá faixa da esquerda liberada para estacionamento em datas específicas
São BernardoCidades

Em dezembro, rua Marechal Deodoro em SBC terá faixa da esquerda liberada para estacionamento

05/12/2025
O motorista da betoneira, William Rodrigues da Silva, de São Bernardo do Campo, não resistiu aos graves ferimentos
São BernardoCidades

Motorista de betoneira de São Bernardo não resiste após acidente em rodovia

05/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?