
A Câmara Municipal de Santo André realizou na terça-feira (7) as 57ª e 58ª sessões ordinárias de 2025. Durante os trabalhos, os parlamentares debateram temas urgentes como os casos de intoxicação por metanol, problemas no atendimento das UPAs, segurança pública e infraestrutura urbana.
Intoxicação por metanol mobiliza vereadores
O tema da intoxicação por metanol foi abordado por diversos parlamentares, que alertaram para a gravidade da situação e propuseram medidas preventivas.
O vereador Ricardo Alvarez (PSOL) apresentou indicação para que a Prefeitura divulgue amplamente o telefone da Anvisa para denúncias de intoxicação: 0800 722 6001. “Estamos sugerindo que a prefeitura coloque no site, nas escolas e nas unidades de saúde esse telefone”, destacou.
Na mesma linha, Tiago Nogueira (PT) fez um apelo por uma força-tarefa em Santo André: “São pessoas que vão parar onde? No serviço público de saúde. Ainda vai sobrecarregar o SUS. Nós precisamos estar atentos a isso, porque é um assunto importante, muito grave, que merece atenção”.
Já Lucas Zacarias (PL) apresentou um projeto de lei que ordena as distribuidoras de bebidas a destruírem as garrafas de bebidas destiladas, visando evitar falsificações e proteger o consumidor.
Também sobre o tema, Marcos da Farmácia (PSB) foi enfático: “Isso é absurdo. Trata-se de uma manipulação horrível, uma falsificação que merece cadeia. E se Deus quiser, isso vai ser banido e a fiscalização vai continuar intensa”.
Complementando as propostas, o vereador Dr. Marcelo Chehade (PSDB) apresentou projeto de lei para regulamentar o descarte de vidros, exigindo que as garrafas sejam destruídas nos estabelecimentos antes do descarte, evitando que sejam vendidas a criminosos.
Problemas nas UPAs geram críticas
A situação do atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento foi destaque nas falas de diversos vereadores.
Renatinho Santiago (AVANTE) solicitou urgentemente a contratação de controladores de acesso nas UPAs e no SAMU: “Está acontecendo falta de respeito, violência contra o próprio funcionário, munícipe brigando entre si. Precisamos dar uma segurança melhor”. O vereador também cobrou a presença de assistentes sociais no período noturno em todas as sete UPAs do município.
Indo além nas críticas, Edilson Santos (PRD) fez duras cobranças ao contrato com a empresa SPDM, que atende as UPAs: “A questão da SPDM tem deixado muito a desejar. Está ficando mais caótico. Tem UPA onde somente o médico estava atendendo essa semana. Filas intermináveis, problemas graves. A gente tem que corrigir urgentemente isso”.
Falta de medicamentos preocupa
A escassez de medicamentos nas unidades de saúde foi abordada por três parlamentares.
Tiago Nogueira (PT) reforçou pedido sobre a falta de medicamentos na Clínica da Família do Alzira Franco: “É um assunto recorrente. Espero que o novo secretário consiga regularizar essa questão”.
Por sua vez, Bahia do Lava Rápido (PSDB) denunciou a falta de suplemento alimentar no posto da Vila Luzita há mais de três meses: “É um alimento caro que custa por volta de R$ 300. Pessoas estão indo para São Paulo buscar. A pessoa que está doente mora em Santo André”.
Patrimônio histórico em risco
Ricardo Alvarez (PSOL) alertou sobre o leilão do Moinho São Jorge, marcado para 20 de outubro: “É a história de Santo André que também está indo pro chão. O Moinho é patrimônio de um outro momento histórico do município”. O vereador defendeu o tombamento do imóvel e sua transferência para a Universidade Federal do ABC, que precisa ampliar seu campus.
Enchentes e desassoreamento
Marcos da Farmácia (PSB) agradeceu ao prefeito Gilvan Ferreira por levantar a bandeira do desassoreamento do rio Tamanduateí: “É o segundo rio mais importante de São Paulo. Quando ele enche, enche São Caetano, Santo André, Mauá. Há mais de 30 anos isso não acontece. É uma obra gigantesca necessária. Vamos acabar com essas enchentes”.
Infraestrutura e obras
Nino Brandão (AVANTE) destacou a assinatura da ordem de serviço para revitalização da EMEIEF Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro, no dia 3 de outubro, agradecendo ao prefeito Gilvan e ao secretário de Educação Pedrinho Botaro (vereador licenciado).
Também tratando de melhorias urbanas, Dandan (AVANTE) solicitou diversas ações para comunidades: programa Rua Nova na Rua Rio das Contas (Jardim Rivieira) e na Comunidade do Amor; iluminação LED no campo do Colorado; dedetização e desratização na Comunidade do Amor; e limpeza de esgotos entupidos.
Na mesma toada, Denis Gambá (SOLIDARIEDADE) pediu instalação de equipamentos de segurança (muralhas tecnológicas) no Jardim Revieira e Recreio da Borda Campo, além de revitalização de escadões na Avenida São Bernardo e na Rua Dr. Laurito (Vila Lutécia), e redução de velocidade na Rua José Bonifácio (Vila Assunção).
Seguindo com demandas de infraestrutura, Osvaldinho (UNIÃO) indicou a implantação de um ecoponto no bairro Capuava e a repintura de sinalização no cruzamento das ruas Ercíha e Sul de Menúci.
Já Vavá (PSD) solicitou repintura de faixa de pedestre no Caminho dos Vianas (Jardim Crest), na altura do número 340, e limpeza de descarte irregular de entulho na Rua Jaguarana.
Segurança pública
Bahia do Lava Rápido (PSDB) pediu que uma viatura da GCM ou Polícia Militar fique posicionada à noite no Lago da Vila Luzita, devido ao aumento de furtos e arrombamentos de lojas na região.
Votações
A Câmara rejeitou o veto total ao Projeto de Lei 153/2025, que autoriza a criação do programa “Escudo de Inteligência 360”, destinado ao monitoramento por câmeras com tecnologia de biometria facial para segurança pública.
Já o veto ao Projeto de Lei 79/2025, que proíbe a adoção de animais por pessoas condenadas por maus-tratos, foi mantido pelos vereadores.
A sessão da tarde também contou com a presença da Miss Santo André, Giovanna Marques, que recebeu homenagem dos parlamentares.
Próximas sessões
As próximas Sessões Ordinárias estão agendadas para terça-feira, às 9h e às 15h. A população pode acompanhar os trabalhos ao vivo pelo canal da TV Câmara Santo André no YouTube.
As proposituras apresentadas estão disponíveis para consulta no sistema Câmara Sem Papel.
