ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » São Caetano

Fast Track reduz em 2h o tempo de permanência no Hospital Albert Sabin, em São Caetano

Pacientes classificados como verde ou azul, a partir de fluxogramas assistenciais elegíveis, são encaminhados para o Fast Track, uma área com consultórios e equipes específicas

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 01/10/2025 23:37
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 02/10/2025
Compartilhar
Fast Track reduz em mais de 2h o tempo de permanência de pacientes no Hospital Albert Sabin, em São Caetano
Fast Track reduz em mais de 2h o tempo de permanência de pacientes no Hospital Albert Sabin, em São Caetano. Foto: Divulgação

Cinco semanas após ser implementado no Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, em São Caetano do Sul, o Fast Track apresenta resultados extremamente satisfatórios. A linha ágil tem como objetivo um primeiro atendimento mais rápido e eficiente para os pacientes não graves, que representam a maioria das pessoas, e também beneficia significativamente os casos mais urgentes, pois otimiza o fluxo desses pacientes e libera recursos valiosos para que os profissionais de Saúde possam se concentrar nas demandas mais críticas.

Contents
  • COMO FUNCIONA
  • SISTEMA DE MANCHESTER

Os números consolidados de 21 de agosto a 24 de setembro mostram que o tempo médio da jornada dos pacientes classificados com a cor azul (não urgente) caiu 47 minutos (43%) com relação às cinco semanas anteriores à implementação do Fast Track (17/7 a 20/8).

Já o tempo médio da jornada dos pacientes classificados com a cor verde (pouco urgente) também caiu 47 minutos em números absolutos, o que neste caso representa queda percentual de 85%.

A jornada considera todo o período do paciente no hospital, da retirada de senha à recepção, passando pela triagem, consultórios, medicação e exames (quando solicitados pelo médico).

Com os pacientes classificados como azul e verde direcionados para o Fast Track, o atendimento dos pacientes classificados com a cor amarela (urgente) também ganha agilidade, já que há menos pessoas para serem atendidas na linha de atendimento convencional.

Por isso, o tempo médio da jornada destes pacientes também caiu no período comparativo. E muito: 2 horas e 26 minutos (47%). Vale lembrar que os pacientes classificados com a cor amarela requerem cuidados específicos e mais complexos que os classificados como azul ou verde, o que naturalmente amplia o tempo de permanência no hospital.

Os casos de muita urgência (laranja) e emergência (vermelho) seguem o fluxo normal, cujos atendimentos são prioritários.

COMO FUNCIONA

É feito um atendimento inicial onde o enfermeiro classifica o risco. Pacientes classificados como verde ou azul, a partir de fluxogramas assistenciais elegíveis, são encaminhados para o Fast Track, uma área com consultórios e equipes específicas.

Essa separação física e de equipe permite um atendimento mais rápido e focado, com decisão de alta imediata ou retorno para o atendimento convencional. Se necessário há encaminhamento para a UDC (Unidade de Decisão Clínica) para observação breve, evitando a sobrecarga das áreas de urgência.

Todo o processo de atendimento (classificação de risco, avaliação médica e medicação) é realizado em uma linha contínua. Dessa forma, o paciente não retorna à recepção – com a nova linha de atendimento foi criada também uma nova saída do HMEAS, exclusiva do Fast Track.

Os pacientes atendidos pelo Fast Track são aqueles que durante a consulta de triagem foram identificados com quadro sem gravidade. Exemplos incluem resfriados comuns, diarreia leve, dores lombares baixas, tosse, infecções urinárias sem complicação, dor de cabeça leve, mialgia, mal-estar, náuseas e vômitos sem desidratação, e alergias não especificadas.

SISTEMA DE MANCHESTER

Em paralelo, a fim de garantir melhor assertividade, qualidade e segurança na classificação de risco, foi implementado o Sistema de Manchester, que funciona como um “farol de prioridades” na entrada do hospital.

O Sistema de Manchester é um dos principais métodos de classificação de risco de pacientes do mundo. Ele prioriza os atendimentos de acordo com a gravidade, a partir da classificação por cores: vermelho (emergência – atendimento imediato), laranja (muito urgente – até 10 minutos), amarelo (urgente – até 60 minutos), verde (pouco urgente – até 120 minutos) e azul (não urgente – até 240 minutos).

Enfermeiros certificados pelo método avaliam rapidamente os sintomas e classificam a urgência do paciente. Essa triagem é a peça-chave do Fast Track, pois direciona de maneira assertiva e segura os casos menos graves (cores verde e azul) para a linha de atendimento exclusiva.

“A implementação do Fast Track e do Protocolo de Manchester é estratégica para transformar o atendimento de emergência, garantindo agilidade, eficiência e a priorização fundamental dos casos mais graves”, define a secretária municipal de Saúde, Adriana Berringer.

Tags:Fast TrackHospital Albert Sabinsão caetanosaúde

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Prefeito Taka Yamauchi apresenta novo projeto de hospital em Brasília Prefeito Taka Yamauchi apresenta novo projeto de hospital em Brasília
Próximo artigo São Caetano registra oitavo mês consecutivo de queda em roubos, além de zerar roubo a bancos e latrocínios S.Caetano registra 8º mês consecutivo de queda em roubos, além de zerar roubo a bancos e latrocínios

Últimas notícias

Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
Novo Hotel reforça estrutura de hospedagem e impulsiona vocação turística de Ribeirão Pires
04/12/2025
fachada do Carrefour da av. Maria Servidei Demarchi
Cliente morre após mal súbito, e Carrefour de São Bernardo do Campo fecha as portas
04/12/2025
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
GCM Mauá captura procurado no Jardim Rosina e apoia ação da Polícia Civil contra o tráfico
04/12/2025
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
GCM de Diadema ganha novas viaturas e motos em mais uma entrega pelo aniversário da cidade
04/12/2025
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
Motorista de São Bernardo se envolve em acidente que deixou duas pessoas sem vida
04/12/2025

Recomendadas

Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá.
MauáCidades

Câmeras flagram minutos finais de casal executado em Mauá; carro do autor também é registrado

04/12/2025
Em Sto.André, trio é detido após identificação de carro 'escolta' ligado a crimes na Av. dos Estados
CidadesSanto André

Em Santo André, trio é detido após identificação de carro ‘escolta’ ligado a roubos e furtos

04/12/2025
São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão
São BernardoCidades

São Bernardo entrega mais 10 ônibus que vão atender linhas do Irajá e Taboão

04/12/2025
Diadema conclui entrega gratuita de 184 óculos para estudantes da rede municipal
DiademaCidades

Diadema conclui entrega gratuita de 184 óculos para estudantes da rede municipal

04/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?