Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Mauá

Ocupação em Mauá pede justiça por vítima de feminicídio e moradia para mulheres

Movimento Olga Benario realiza 28ª ocupação em imóvel abandonado, denunciando feminicídio e cobrando políticas públicas em Mauá

Última atualização: 15/06/2025 00:23
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 15/06/2025
Compartilhar
Ocupação em Mauá pede Justiça por vítima de feminicídio e moradia para mulheres
Ocupação em Mauá pede Justiça por vítima de feminicídio e moradia para mulheres. Foto: Divulgação

O Movimento de Mulheres Olga Benario, com o apoio de ativistas e moradores, realizou neste sábado (14/06) a 28ª Ocupação Helenira Preta Vive: por Gabriela Mariel Silvério em um imóvel abandonado no centro de Mauá. A ação busca justiça para Gabriela Mariel Silvério, militante do movimento, mãe solo e pessoa com deficiência (PCD), vítima de feminicídio. O marido tirou a vida dela no último domingo, no bairro Paranavaí.

Gabriela, que foi coordenadora da Ocupação da Mulher Operária Alceri Maria Gomes da Silva em São Caetano (SP), era uma voz ativa na luta por uma Delegacia da Mulher 24 horas em Mauá e pelos direitos de mulheres e crianças vítimas de violência. Seu feminicídio é o sexto registrado na região do ABC Paulista em 2025, um aumento de 50% em comparação com o ano anterior.

O movimento destaca a vulnerabilidade de mulheres como Gabriela, que, segundo o IBGE, representam a maioria das famílias monoparentais morando de aluguel no Brasil (35,8%). Gabriela estava na lista para ser beneficiada pelo programa Minha Casa, Minha Vida Entidades, conquistado pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) através das ocupações Manoel Aleixo e Antônio Conselheiro. No entanto, a construção das casas tem sido adiada pelos governos federal e municipal, segundo informação do movimento.

A ocupação também reclama que das 140 delegacias existentes no estado, apenas 11 funcionam 24 horas.

“Gabriela poderia estar morando na nossa casa, que deveria ter sido inaugurada no último 8 de março e talvez estaria viva ainda”, desabafa Júlia Calchi, amiga de Gabriela e coordenadora da Ocupação Helenira Preta Vive: por Gabriela Mariel Silvério.

Entre as reivindicações do Movimento Olga Benario estão:

  • Justiça por Gabriela Mariel Silvério.
  • A instalação de uma Delegacia da Mulher 24 horas em Mauá.
  • O cumprimento da promessa de campanha do atual prefeito de Mauá de ceder um imóvel para o Movimento Olga Benario.
  • Pensão para a filha de Gabriela que garanta condições de sustento.

“Diante desse cenário, ocupamos pela vida das mulheres! Exigimos justiça por nossa companheira Gabriela Mariel! Ocupamos para que mais mulheres, que vivem como Gabriela, possam lutar para sair da miséria, do aluguel e de relacionamentos abusivos”, afirma Maria Clara, coordenadora da Ocupação Helenira Preta Vive e do movimento na região do ABC.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

movimento destaca a vulnerabilidade de mulheres como Gabriela, que, segundo o IBGE, representam a maioria das famílias monoparentais morando de aluguel no Brasil (35,8%)
Movimento destaca a vulnerabilidade de mulheres como Gabriela, que, segundo o IBGE, representam a maioria das famílias monoparentais morando de aluguel no Brasil (35,8%). Foto: Divulgação
Tags:feminicídiojustiçamauámoradiamulheresocupaçãovítima

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Diadema promove Arraiá com atrações culturais e arrecadação de alimentos Diadema promove Arraiá com atrações culturais e arrecadação de alimentos
Próximo artigo Campanha de Marcelo Lima para prefeito de São Bernardo recebe premiação internacional no Polaris Awards Campanha de Marcelo Lima para prefeito de São Bernardo recebe premiação internacional

Últimas notícias

10 vagas de emprego no Posto Atende Fácil Ribeirão Pires para a próxima semana
10 vagas de emprego no Posto Atende Fácil Ribeirão Pires para a próxima semana
13/07/2025
Casa do Trabalhador de Mauá oferece 427 vagas de emprego
Casa do Trabalhador de Mauá oferece 427 vagas de emprego
13/07/2025
De forma lúdica, crianças do ensino infantil da rede de São Caetano aprendem importância da saúde bucal
De forma lúdica, crianças do ensino infantil de S.Caetano aprendem importância da saúde bucal
13/07/2025
 CTR de São Bernardo já realizou mais de 15 mil atendimentos em 2025. Foto: Divulgação
CTR de São Bernardo já realizou mais de 15 mil atendimentos em 2025
13/07/2025
Centro Avançado de Música de São Bernardo abre inscrições para o 2º semestre
Centro Avançado de Música de São Bernardo abre inscrições para o 2º semestre
11/07/2025

Recomendadas

Programa de Apadrinhamento Afetivo se fortalece em São Bernardo
São BernardoCidades

Programa de Apadrinhamento Afetivo se fortalece em São Bernardo

11/07/2025
GCM Dispersa Baile Funk com Cerca de 400 Pessoas em São Bernardo
São BernardoCidades

GCM dispersa baile funk com cerca de 400 pessoas em São Bernardo

13/07/2025
Mão na enxada: Prefeito Taka se une a 200 voluntários para revitalizar escola em Diadema
DiademaCidades

Mão na enxada: Prefeito Taka se une a 200 voluntários para revitalizar escola em Diadema

13/07/2025
Contenção de despesas supera a meta definida em janeiro
São CaetanoCidades

Contenção de despesas supera a meta definida em janeiro

12/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?