ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Política

Deputado Altair Moraes quer proibir atendimento a bebê reborn nos serviços públicos

Deputado reforça que é legítimo que o Estado ofereça suporte psicológico e emocional a quem precisa, mas que o foco deve ser sempre a pessoa humana

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 20/05/2025 21:58
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 20/05/2025
Compartilhar
Deputado Altair Moraes quer proibir atendimento a bebê reborn nos serviços públicos
Deputado Altair Moraes quer proibir atendimento a bebê reborn nos serviços públicos. Foto: Divulgação/Alesp

O deputado estadual Altair Moraes (Republicanos) apresentou o projeto de lei 475/2025, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) que proíbe, expressamente, qualquer forma de atendimento a bonecas do tipo “bebê reborn” nos serviços públicos estaduais.

A proposta abrange hospitais, delegacias, escolas, repartições públicas e outros órgãos, vedando o registro, triagem, encaminhamento ou acolhimento desses objetos inanimados que imitam bebês reais com impressionante realismo. Segundo o parlamentar, a medida visa preservar a integridade e a finalidade dos serviços públicos, assegurando que os recursos do Estado sejam destinados exclusivamente ao atendimento de seres humanos.

A iniciativa não surgiu a partir de um caso específico documentado em São Paulo, mas sim de um debate que vem crescendo no Brasil e em diversas partes do mundo, com relatos pontuais, sobretudo nas redes sociais e na mídia internacional, de pessoas que buscam atenção profissional — psicológica ou até médica — voltada exclusivamente às bonecas reborn, que são objetos inanimados. “Não podemos permitir que, pelo fato de uma pessoa carregar um boneco, ela possa se beneficiar de algum serviço público destinado exclusivamente ao atendimento de seres humanos”, afirmou o deputado.

O parlamentar reforça que é legítimo que o Estado ofereça suporte psicológico e emocional a quem precisa, mas que o foco deve ser sempre a pessoa humana. “O atendimento deve ser voltado à saúde e ao bem-estar dos seres humanos, não de objetos”, completou.

O projeto também proíbe que os portadores dessas bonecas façam uso de espaços preferenciais, como filas, assentos ou vagas exclusivas em transportes públicos e estacionamentos, e determina que, em caso de tentativa de atendimento, a pessoa responsável seja encaminhada ao serviço psicossocial da região.

A proposta estabelece penalidades para instituições ou servidores que descumprirem a norma. Além das multas, os profissionais envolvidos poderão ser denunciados a seus respectivos conselhos de classe, como o Conselho Regional de Medicina.

Altair Moraes destaca que a ausência de normas claras sobre esse tipo de situação pode abrir brechas para interpretações equivocadas e práticas abusivas, o que compromete a qualidade do serviço público. “A nossa iniciativa busca evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde e garantir a seriedade no uso dos recursos públicos”, disse.

O projeto agora aguarda tramitação nas comissões temáticas da Alesp.

Tags:atendimentobebê rebornbonecasDeputado Altair Moraesproibiçãoserviços públicos de SP

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Mauá promove nesta semana o maior Feirão do Emprego da história Mauá promove nesta semana Feirão do Emprego com 5 mil vagas
Próximo artigo Primeira etapa das obras do Integra Tietê inicia em São Bernardo com acompanhamento da Prefeitura Primeira etapa das obras do Integra Tietê inicia em SBC com acompanhamento da Prefeitura

Últimas notícias ABC Paulista

santos
São Paulo x Corinthians ocorrerá no estádio do Santos
13/10/2026
seedorf
Seedorf recusou proposta superior para fechar com o Corinthians
13/10/2026
palmeiras gustavo gomez
Gustavo Gómez diz que ainda tem sede de vitória e conquista no Palmeiras
13/10/2026
José Antonio Acemel Romero assume como diretor-geral, enquanto o Dr. Ricardo Carajeleascow passa a responder pela diretoria técnica da unidade
Nova Diretoria toma posse no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André
13/10/2026
Corpo embalado é encontrado sob retorno da Rodovia Anchieta em São Bernardo
Corpo embalado é encontrado sob retorno da Rodovia Anchieta em São Bernardo
13/10/2026

Recomendadas

Governo Federal anuncia construção de calçada de 134 km e ciclovia na Via Dutra para romeiros
BrasilPolítica

Governo Federal anuncia construção de calçada de 134 km e ciclovia na Via Dutra para romeiros

13/10/2026
Propaganda de Flávio Bolsonaro vai ao ar sem áudio na TV; TSE cita falha técnica no Pool de Mídias
BrasilPolítica

Propaganda de Flávio Bolsonaro vai ao ar sem áudio na TV; TSE cita falha técnica no Pool de Mídias

12/10/2026
Metrô avança em ações de reparo e investigação após vandalismo na Linha 2-Verde em SP
São PauloPolítica

Metrô avança em ações de reparo e investigação após vandalismo na Linha 2-Verde em SP

12/10/2026
Ato pró-Lula na Avenida Paulista registra queima de bandeira dos EUA e atos de depredação em estações de metrô
São PauloPolítica

Ato pró-Lula na Paulista registra queima de bandeira dos EUA e depredação no Metrô

12/10/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?