ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cidades

Lei de S.Bernardo permitirá que escolas usem sinais musicais para atender alunos com TEA

Medida tem objetivo de substituir as sirenes tradicionais, considerando a sensibilidade auditiva deste público; ação se soma a outras iniciativas

Redação ABCD Jornal
Última atualização: 02/05/2025 17:25
Por Redação ABCD Jornal
Publicado 02/05/2025
Compartilhar
Lei sancionada em São Bernardo irá permitir que escolas usem sinais musicais para atender alunos com TEA
Lei sancionada em São Bernardo irá permitir que escolas usem sinais musicais para atender alunos com TEA. Foto: Divulgação

Numa ação que une inclusão, acolhimento e empatia, o governo do prefeito de São Bernardo, Marcelo Lima, sancionou a Lei 7.411/2025 que permite a substituição das sirenes tradicionais por sinais musicais nas escolas públicas e privadas do município. A medida visa atender demanda de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista), respeitando suas sensibilidades auditivas.

A nova legislação foi publicada no Diário Oficial da última sexta-feira (25/4), validando projeto de autoria do vereador Julinho Fuzari. Na rede municipal de ensino são atendidos, ao todo, 72.817 alunos. Sendo que 4.360 apresentam laudos diversos. Destes, 3.016 estudantes tem laudo de TEA.

“Reiteramos nosso compromisso com as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, consolidando políticas públicas efetivas e que possam agregar para  o bem-estar deles”, pontuou o prefeito Marcelo Lima.

A rede municipal de São Bernardo conta com 222 escolas, sendo 177 EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) e 45 creches parceiras. Em algumas unidades escolares já é utilizada músicas para o acolhimento dos alunos no momento de entrada do período de aula.

“Temos um prazo para regulamentar a lei, portanto será montado um grupo de trabalho com apoio técnico de outras secretarias, como a da Saúde e da Pessoa com Deficiência e TEA, para essa regulamentação. A implementação será, inclusive, organizada por essa comissão”, completou o secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência e TEA, Fábio Branco, pontuou que essa é uma iniciativa de grande importância, pois considera justamente uma característica específica das pessoas com TEA: a sensibilidade auditiva. “A lei permite que as escolas realizem adaptações conforme a presença de estudantes com essa necessidade em seu corpo discente. Com a substituição do sinal tradicional por um sinal musical, buscamos reduzir os riscos de desregulação e promover um ambiente mais acolhedor e acessível para esses alunos”, explicou.

TEA

Desde o início deste ano, a gestão municipal criou diversas ações voltadas às pessoas com TEA. Além da própria instituição de secretaria específica, o município viabilizou também a caminhada de conscientização do Conexão Azul, em alusão ao Dia Mundial do Autismo, e implantou a Lei Selo Empresa Amigo do Autista, que mira reconhecer e incentivar as empresas que implementam programas de inclusão de pessoas com TEA no mercado de trabalho.

 

Tags:alunosatendimentoescolasleipermissãosançãosão bernardosinais musicaistea

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior Prefeito de Diadema protocola LDO, REFIS e proposta de regulamentação da dívida ativa na Câmara Prefeito de Diadema envia à Câmara LDO, Refis e proposta de regulamentação da dívida ativa
Próximo artigo Procon Santo André orienta consumidores para compras do Dia das Mães Procon Santo André orienta consumidores para compras do Dia das Mães

Últimas notícias ABC Paulista

INGLATERRA
Inglaterra vence França em jogo de 10 gols e fica com o 3º lugar da Copa
18/07/2026
santos
Santos lida com vencimentos atrasados e pode ser processado por dupla de jogadores
18/07/2026
'Mizuno do PCC' morre em confronto com a Rota na Zona Leste de SP
‘Mizuno do PCC’ morre em confronto com a Rota na Zona Leste de SP
18/07/2026
Argentina
Argentina pode ter alterações na grande final; saiba a provável escalação
18/07/2026
neymar santos
Neymar treina no campo e avança no retorno ao Santos
18/07/2026

Recomendadas

Homens arremessam corpo de mulher por cima de muro de UBS Mata Virgem em SP
São PauloCidadesDiadema

Vídeo: Homens arremessam corpo de mulher por cima de muro de UBS Mata Virgem em SP

18/07/2026
Pedestre morre atropelado por moto e múltiplos veículos na Rodovia dos Imigrantes
São BernardoCidades

Pedestre morre atropelado por moto e múltiplos veículos na Rodovia dos Imigrantes

18/07/2026
Moradora do PI viraliza ao 'virar repórter' e entrevistar jornalista após pouso de helicóptero. Foto: Reprodução
BrasilCidades

Moradora do Piauí viraliza ao ‘virar repórter’ e entrevistar jornalista após pouso de helicóptero

18/07/2026
Adolescentes apedrejam base da GCM e danificam viaturas em São Bernardo
São BernardoCidades

Adolescentes apedrejam base da GCM e danificam viaturas em São Bernardo

18/07/2026
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2026 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?