Podologista diz que vai à Justiça para descobrir onde foi o erro que o manteve 28 dias à espera de dois Stents
O podologista Oity Bernardinelli Júnior, 49 anos, promete levar à Justiça o episódio que o manteve quase um mês internado na UPA central de Santo André esperando por um procedimento de desobstrução cardíaca.
Já em casa e fora de perigo, ele conversou com a reportagem do ABCD Jornal e disse que pretende esclarecer o que chamou de “junção de fatores” que o levaram à internação prolongada. “Vou buscar um advogado que seja especialista em Saúde e que leve o meu caso à Justiça para saber onde foi o erro que poderia ter custado a minha vida”, afirmou.
Ele passou pelo procedimento no dia 13 de janeiro, quatro dias após a publicação “Infartado, podologista está internado há 24 dias à espera de um Stent em Santo André”. No mesmo dia, Oity foi transferido da UPA central para o Hospital Mário Covas, onde aconteceu o procedimento que aguardava desde o dia 17 de dezembro.
Ao todo, foram 28 dias de angústia no aguardo de dois Stents que seriam providenciados pelo Hospital São Paulo, que é o hospital universitário da Escola Paulista de Medicina/Unifesp. Estes insumos no exato calibre das artérias de Oity não estavam disponíveis quando o moço foi transferido para a capital paulista e, por isso, ele foi reencaminhado à UPA de Santo André, onde voltou a esperar pelo procedimento então sem data marcada.
O podologista soube que após a divulgação do jornal, seu nome passou a ser incluído na fila Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), que é uma central de regulação estadual através da qual os pacientes são encaminhados para hospitais que possam realizar o atendimento. Ele contou, também, que devido à emergência do caso, já que ele voltou a sentir dores, prontamente foi transferido e “muito bem assistido” pelos médicos e equipe do Hospital estadual Mário Covas.
Repercussão
Após a publicação da reportagem, cerca de 100 pessoas entraram em contato com Oity através de redes sociais para prestar solidariedade, contar algum caso parecido e até mesmo tentar ajudá-lo de alguma forma.
Ele fez questão de agradecer a todos e gravou um vídeo para os leitores do ABCD JORNAL. Veja, a seguir, o que ele disse:
Ver essa foto no Instagram