ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
- Publicidade -

Início » Cidades

Santo André e Estado entregam obras de recuperação de trilha em Paranapiacaba

Trilha da Pedra Lisa está localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Mar e acesso ocorre pelo Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba

Gislayne Jacinto
Última atualização: 20/01/2025 22:30
Por Gislayne Jacinto
Publicado 20/01/2025
Compartilhar

Trilha da Pedra Lisa está localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Mar e acesso ocorre pelo Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba

Trilha da Pedra Lisa
Trilha da Pedra Lisa está localizada dentro do Parque Estadual da Serra do Mar e acesso ocorre pelo Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba. Foto: Divulgação/PSA

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Fundação Florestal e do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), e a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, entregaram nesta segunda-feira (20) as obras de recuperação da Trilha da Pedra Lisa.

As obras foram realizadas com recursos do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos, da Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, na ordem de R$ 1,8 milhão. O caminho é uma das atrações do Parque Estadual da Serra do Mar (dentro do Núcleo Itutinga-Pilões), cujo acesso ocorre apenas pelo Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba, e termina na área continental de Santos, na Vila Quilombo.

A solenidade ocorreu no Cine Lyra e contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, entre elas o prefeito de Santo André, Gilvan Junior; o diretor executivo da Fundação Florestal, Rodrigo Levkovicz; o diretor-presidente do IPT, Anderson Ribeiro Correia; o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; e o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto de Souza.

“Santo André é uma cidade pujante economicamente e trilhas como esta estimulam o turismo em nossa cidade. No ano passado, por exemplo, a Vila de Paranapiacaba recebeu mais de 500 mil visitantes”, comenta o prefeito Gilvan.

trilha em Paranapiacaba
Santo André e Estado entregam obras de recuperação de trilha em Paranapiacaba. Foto: Divulgação/PSA

A Trilha da Pedra Lisa encontrava-se fechada para visitação desde meados de 2004 devido ao seu estado de degradação, decorrente das características geológicas e geotécnicas, associado ao uso indevido e irregular da área. O principal objetivo das intervenções foi tornar o caminho mais estruturado para uso público, com foco especial na segurança dos visitantes.

O projeto de restauração contemplou a identificação do traçado original, com estudo arqueológico; a adequação do traçado existente; estabilização dos processos de movimento de massa; recuperação das áreas degradadas; regularização do piso; limpeza de vegetação; instalação de estruturas de madeira, como guarda-corpo, degraus, pontes, escadas, deques e placas. Também foi promovida capacitação dos monitores ambientais, com produção de material didático.

As intervenções acompanham ainda o plano de trabalho, que faz parte do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Fundação Florestal e a Prefeitura de Santo André para atividades integradas na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar, dentro dos limites de Santo André.

Gilvan
Gilvan, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan; e o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto de Souza, entregaram obras na Vila.

“O objetivo é fomentar ações de gestão, fiscalização e educação ambiental, com vistas a desenvolver e fomentar programas de conservação e proteção da fauna e da flora destas áreas naturais e protegidas”, explica o secretário de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Santo André, Edinilson Ferreira dos Santos.

Sobre a Trilha da Pedra Lisa – A Trilha da Pedra Lisa é uma das atrações ecoturísticas que integram o Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba e que se conecta diretamente com outras duas trilhas do local, a Trilha do Mirante e a Trilha da Cachoeira Escondida.

A história revela que a Trilha da Pedra Lisa, ou dos Carvoeiros, era utilizada para produção escoamento de carvão vegetal por parte de muitas famílias que moravam na serra do mar. O carvão era utilizado, principalmente, para abastecer os maquinários da ferrovia. O processo de identificação arqueológica realizado durante as obras revelou alguns importantes vestígios desta época.

 

O caminho possui 3.200 metros de extensão e apresenta grau de dificuldade difícil. A Trilha da Pedra Lisa só pode ser acessada pelo Caminho da Bela Vista, localizado no Parque Nascentes, sendo que o seu acesso só é permitido ao público com acompanhamento de monitores ambientais credenciados pela Prefeitura de Santo André.

A visitação pode ser realizada de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h. O Centro de Visitantes está localizado na Rua Direita, 371, na parte baixa da Vila de Paranapiacaba. O telefone para contato é (11) 4439-0321 e o e-mail é [email protected].

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por ABCD Jornal (@abcd_jornal)

Tags:gilvan júniorgoverno do estadoobrasprefeitoprefeiturarecuperaçãoTrilha da Pedra Lisa

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior No dia da posse de Trump, homem vestido de Tio Sam leva bandeira a viaduto de Sto.André No dia da posse de Trump, homem vestido de Tio Sam leva bandeira a viaduto de Sto.André
Próximo artigo peças de picanha GCM de Ribeirão Pires prende suspeito de furtar peças de picanha de supermercado

Últimas notícias

Zezé Di Camargo rompe com SBT e pede cancelamento de Especial de Natal após convite a Lula e Moraes
Zezé Di Camargo rompe com SBT e pede cancelamento de Especial de Natal após convite a Lula e Moraes
15/12/2025
Prefeitura de Mauá reforça alerta sobre boletos falsos
Prefeitura de Mauá deve promover demissão em massa de servidores
15/12/2025
São Bernardo inaugura academia ao ar livre em Inox fruto de conversão de multa ambiental
São Bernardo inaugura academia ao ar livre em Inox fruto de conversão de multa ambiental
15/12/2025
Carro dirigido por menor de idade atinge veículo de casal que seguia para a igreja em Ribeirão Pires
Carro dirigido por menor de idade atinge veículo de casal que seguia para a igreja em Ribeirão Pires
15/12/2025
Sto.André tem melhor gestão de resíduos entre cidades paulistas com mais de 50 mil habitantes
Sto.André tem melhor gestão de resíduos entre cidades paulistas com mais de 50 mil habitantes
15/12/2025

Recomendadas

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano
Santo AndréEconomia

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

15/12/2025
Prefeitura de São Caetano publica edital direcionado a artistas para o Carnaval 2026
São CaetanoCultura e Lazer

Prefeitura de São Caetano publica edital direcionado a artistas para o Carnaval 2026

15/12/2025
GCM Mauá localiza motocicleta furtada e restitui bem à proprietária
MauáCidades

GCM Mauá localiza motocicleta furtada e restitui bem à proprietária

14/12/2025
Camaro Amarelo bate em árvore próximo ao Parque Central em Santo André
Santo AndréCidades

Camaro Amarelo bate em árvore próximo ao Parque Central em Santo André

15/12/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?