Nosso portal/site utilizada "cookies" para registrar as interações e entregar uma melhor experiência de acesso. Confira nossa Política de Privacidade e Termos de uso.
Aceitar
ABCD JornalABCD Jornal
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet
ABCD JornalABCD Jornal
Pesquisar
  • Home
  • Últimas Noticias
  • Cidades
  • Grande ABC
    • Santo André
    • São Bernardo
    • São Caetano
    • Diadema
    • Mauá
    • Ribeirão Pires
    • Rio Grande da Serra
  • São Paulo
  • Brasil
  • Política
  • Economia
  • Cultura e Lazer
  • Esporte
  • Variedades
  • Espaço Pet

Início » Cultura e Lazer

Entoada Nordestina de S.Caetano atrai 50 mil pessoas e arrecada 4 toneladas de doações

Donativos serão encaminhados pela Prefeitura à vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

Última atualização: 27/05/2024 10:13
Por Gislayne Jacinto
Publicado 27/05/2024
Compartilhar

Donativos serão encaminhados pela Prefeitura à vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

entoada Nordestina
Entoada Nordestina de S.Caetano atrai 50 mil pessoas e arrecada 4 toneladas de doações. Foto: Divulgação/PSCS

Consolidada como a maior festa pública do Estado de São Paulo dedicada a homenagear o povo e a cultura do Nordeste, a 13ª Entoada Nordestina de São Caetano do Sul encerrou-se domingo (26/5) com a marca da solidariedade brasileira: foram mais de quatro toneladas de alimentos arrecadadas para as vítimas das enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul.

Nos três dias de festa, no Espaço Verde Chico Mendes, um público de mais de 50 mil pessoas rebateu o frio e a chuva com a alegria da música e o vigor da culinária nordestina. Em entrevista coletiva realizada antes do show de encerramento, o prefeito José Auricchio Júnior comentou o sucesso da 13ª edição. “Tivemos uma organização impecável, graças a mais de 500 pessoas que trabalharam no evento. E muito nos alegra dizer que tivemos zero ocorrência policial. Foi uma festa absolutamente tranquila para as famílias de São Caetano e região.”

O início, na sexta-feira, foi com Elba Ramalho, mostrando com sua voz e energia o porquê continua lotando plateias depois de 40 anos de carreira. “É uma honra estar novamente em São Caetano do Sul para uma apresentação bem nordestina, bem brasileira”, afirmou a estrela. No sábado, foi a vez de Frank Aguiar encantar as famílias. “São Caetano é uma cidade muito querida. É sempre uma alegria imensa voltar a tocar para este público, ainda mais numa festa maravilhosa, voltada para a cultura e o povo nordestino”, disse o cantor.

No domingo, quem brilhou sobre o palco foi a banda de forró Falamansa. Em nome do grupo, o vocalista Tato agradeceu o prefeito Auricchio pela oportunidade: “O evento já é tradicional e a gente teve a honra de acompanhar esse crescimento nos últimos anos”, destacou.

O show do Falamansa atraiu fãs de São Caetano e de toda a Região Metropolitana. Foi o caso de Samara Rocha, moradora de São Paulo. “Sou fã do Falamansa há 27 anos”, exagerou a jovem de 27 anos de idade. De que música ela gosta mais? “Todas!” respondeu, sem hesitar.

Falamansa em São caetano
Show do Falamansa atraiu fãs de São Caetano e de toda a Região Metropolitana. Foto: Divulgação

Mas antes de começar o show mais aguardado da noite, Samara já se divertia com a apresentação impecável de Tata Alves e Rodrigo Régis, que fez questão de elogiar o espaço dado pela Prefeitura de São Caetano aos artistas da região. A dupla levantou o público com uma seleção de músicas tradicionais e composições autorais.

Na plateia, Vera Lúcia da Silva, moradora de São Caetano, e Raimundo Viana, de São Bernardo, davam um show de dança. “Eu venho todos os anos”, comentou Vera. Raimundo, morador do Estado de São Paulo há 30 anos, aproveitava para matar a saudade de Sergipe, seu estado de origem, dançando forró. O frio não espantou. “No friozinho é ainda melhor”, disse.

Chuva também não foi impedimento para os visitantes aproveitarem as delícias da variada gastronomia nordestina, oferecidas em 33 barracas espalhadas pelo parque, graças à Praça de Alimentação com mesas e cadeiras cobertas.

E no próximo fim de semana tem mais. Auricchio e o secretário de Cultura, Erike Busoni, anunciaram para os dias 1 e 2 de junho o Esquenta São João, também no Espaço Verde Chico Mendes.

Tags:donativosentoada nordestinafalamansaprefeiturario grande do sulsão caetano

Whatsapp

Participe do grupo e receba as principais notícias do Grande ABC na palma da sua mão.

ENTRE NO GRUPO

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do Whatsapp.
Compartilhar este artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp
Artigo anterior ônibus de santo andré Empresa de ônibus de Sto.André é condenada a indenizar passageira em R$ 11 mil
Próximo artigo novos secretários Novos secretários tomam posse em São Caetano

Últimas notícias

Ribeirão Pires abre inscrições para cursos gratuitos de música, teatro e artes visuais
Ribeirão Pires abre inscrições para cursos gratuitos de música, teatro e artes visuais
12/07/2025
Prefeito Marcelo Lima anuncia que São Bernardo terá Meia Maratona de aniversário com custo zero ao município e corrida kids
S.Bernardo terá Meia Maratona de aniversário com custo zero ao município e corrida kids
12/07/2025
GCM Dispersa Baile Funk com Cerca de 400 Pessoas em São Bernardo
GCM dispersa baile funk com cerca de 400 pessoas em São Bernardo
12/07/2025
Mão na enxada: Prefeito Taka se une a 200 voluntários para revitalizar escola em Diadema
Mão na enxada: Prefeito Taka se une a 200 voluntários para revitalizar escola em Diadema
12/07/2025
Arena Looney Tunes traz esporte para crianças no ‘Viva o Paço’ deste fim de semana
Arena Looney Tunes traz esporte para crianças no ‘Viva o Paço’ deste fim de semana
12/07/2025

Recomendadas

Contenção de despesas supera a meta definida em janeiro
São CaetanoCidades

Contenção de despesas supera a meta definida em janeiro

12/07/2025
São Caetano 148 anos: Parque Chico Mendes recebe 16ª Exposição Anual de Carros Antigos
Cultura e LazerSão Caetano

São Caetano 148 anos: Parque Chico Mendes recebe 16ª Exposição Anual de Carros Antigos

12/07/2025
Prefeitura de São Bernardo promove seletiva de natação para crianças e adolescentes
São BernardoEsporte

Prefeitura de São Bernardo promove seletiva de natação para crianças e adolescentes

11/07/2025
Pesquisa mostra que férias aumentam energia e reduzem o estresse em mais da metade das pessoas
VariedadesCultura e Lazer

Pesquisa mostra que férias aumentam energia e reduzem estresse em mais da metade das pessoas

11/07/2025
ABCD JornalABCD Jornal
Siga-nos
ABCD Jornal © 2025 - Todos os direitos reservados
  • Quem somos
  • Expediente
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?