VOLTAR
  • Variedades

2° Edital Braskem Projetos que Transformam anuncia vencedoras, 2 são do ABC

Edição contou com 226 inscrições de cinco estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Sul

  • 2° Edital Braskem Projetos que Transformam anuncia vencedoras, duas iniciativas são do ABC Paulista.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 11/10/2023
  • Compartilhar:

Edição contou com 226 inscrições de cinco estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Alagoas e Rio Grande do Sul

Braskem promove 2ª edição do “Projetos que Transforma

2° Edital Braskem Projetos que Transformam anuncia vencedoras, duas iniciativas são do ABC Paulista. Foto: Divulgação

O 2º Edital Braskem: Projetos que Transformam, iniciativa que apoia projetos sociais voltados ao desenvolvimento local e sustentável de comunidades onde a companhia atua, selecionou 12 projetos de cinco estados brasileiros para serem contemplados com um total de até 50 mil reais cada um em incentivos. Deles, quatro são do Estado de São Paulo (dois de Cubatão, um de Santo André e outro de Mauá). As duas entidades vencedoras da região do ABC Paulista são:  Escola de Samba Seci, de Santo André, e APM da Escola Zeny Machado, de Mauá, que tiveram aprovados os projetos “Mulheres em ação” e “Horta na escola”, respectivamente.

“É muito gratificante ver que instituições próximas ao Polo do Grande ABC foram escolhidas. Sabemos que selecionar as vencedoras entre as 226 propostas recebidas não foi tarefa fácil, mas acreditamos no potencial de cada uma delas em fazer a diferença para a comunidade da nossa região. Estamos felizes em poder colaborar e/ou continuar um trabalho que já vem sendo realizado com a população e de alguma maneira também contribuir para o desenvolvimento local”, explica Thais Rodrigues, Coordenadora de Relações Institucional da Braskem no Sudeste.

O projeto “Mulheres em ação” que será desenvolvido em Santo André, tem como objetivo oferecer programas de capacitação e mentoria voltados para mulheres empreendedoras ou empreendedoras de grupos raciais minoritários. A iniciativa visa promover a igualdade de oportunidades e o empreendedorismo inclusivo. O projeto com duração de 2 meses deve abranger áreas como desenvolvimento de habilidades de negócios, gestão financeira, marketing, networking e habilidades de liderança.

Já o “Horta na escola” de Mauá, envolverá crianças da educação infantil escola Zeny Machado, em atividades manuais e aprendizados sobre preparo do solo, plantação e cuidados diários das hortas, explorando os sentidos e descobrindo por meio do contato com a natureza a importância de se ter uma alimentação saudável.

Ao todo, nesta edição de 2023, o edital recebeu 226 inscrições nacionais, das quais, 20 propostas foram finalistas e 12 contempladas. Os projetos vencedores foram avaliados em cinco etapas: análise eliminatória, técnica classificatória, documental inicial, estratégica e documental final.

Durante o processo a Braskem ofereceu gratuitamente para todos os inscritos um módulo de capacitações virtuais. Agora, as organizações vencedoras participarão do segundo módulo de ensino sobre gestão e prestação de contas de projetos sociais. Após o repasse financeiro, os contemplados têm o prazo de execução de 12 meses para desenvolver os projetos que serão monitorados pela Braskem, por meio de prestação de contas, evidências da realização das atividades previstas, e da execução dos encargos estabelecidos.