VOLTAR
  • Economia

Braskem promove 2ª edição do “Projetos que Transformam” em São Paulo

Primeira edição do edital contemplou três instituições do estado: ; as inscrições se iniciaram em 6 de junho

  • 2° Edital Braskem Projetos que Transformam anuncia vencedoras, duas iniciativas são do ABC Paulista.
    Foto: Divulgação
  • Por: Redação
  • Publicado em: 14/06/2023
  • Compartilhar:

Primeira edição do edital contemplou três instituições do estado: ; as inscrições se iniciaram em 6 de junho

Braskem promove 2ª edição do “Projetos que Transforma

Braskem promove 2ª edição do “Projetos que Transformam” em São Paulo. Foto : Divulgação

A 2ª edição do Edital Braskem “Projetos que Transformam” abre inscrições para apoiar iniciativas sociais voltadas ao desenvolvimento sustentável nas regiões onde a companhia atua (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Alagoas e Bahia). Serão selecionados de dois a três projetos por estado, podendo receber de 20 a 50 mil reais cada. Inicialmente, os interessados podem se inscrever para uma capacitação de apoio à elaboração das propostas, que será realizada entre os dias 13 e 16 de junho, das 14 às 17h, sem necessidade de inscrição prévia. Já as inscrições para o edital acontecem de 6 a 30 de junho por meio do site https://editalbraskem2023.prosas.com.br.

Os projetos vencedores em 2022 foram avaliados em cinco etapas: análise eliminatória, técnica classificatória, documental inicial, estratégica e documental final. Durante o processo, a Braskem ofereceu gratuitamente quatro capacitações virtuais, além do módulo de ensino que orientou os autores das iniciativas sobre gestão e prestação de contas de projetos sociais, que também será realizado nessa edição para as iniciativas selecionadas.

Para a segunda edição os critérios serão os mesmos e os projetos devem promover o desenvolvimento sustentável das comunidades e serem executados em até 12 meses por entidades que já atuam localmente. A instituição deve realizar pelo menos uma ação nas temáticas prioritárias de atuação da Braskem: economia circular, educação ou inovação e empreendedorismo; e serão priorizadas as iniciativas que promovam a inclusão social de públicos em situação de vulnerabilidade.

Os projetos contemplados devem ser anunciados no último trimestre de 2023, após etapas criteriosas de avaliação. Depois de definidas e com o repasse financeiro em mãos para o período de execução, as iniciativas serão acompanhadas pela Braskem.

“Em 2022, não foi fácil escolher apenas três iniciativas entre tantas inscritas. Mas a segunda edição surge como uma oportunidade para os projetos que não foram contemplados. Os escolhidos do ano passado são um exemplo de incentivo para as instituições que acreditam na possibilidade de ampliar sua capacidade de fazer mais pela comunidade e pelas pessoas”, explica Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucional da Braskem no Sudeste.

Projetos que Transformam 2022

A 1ª edição do edital Braskem selecionou três organizações no Estado de São Paulo: União da Saúde sem Fronteiras – Instituto Maria Mercês, com o projeto “Escritório Digital Conectados”; Companhia de Artes Primeiros Passos, com o projeto “Capacitando Para Transformar” – ambas presentes na região do entorno do Polo do Grande ABC; e a Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Professor Zenon Cleantes de Moura (APM), com o “Ampliando Horizontes e Salvando Vidas Pela Educação”, localizada em Cubatão.

A iniciativa “Ampliando Horizontes e Salvando Vidas Pela Educação”, da Associação de Pais e Mestres da Escola Estadual Professor Zenon Cleantes de Moura, do munícipio de Cubatão, foi lançada oficialmente em maio desse ano, mas, desde fevereiro, vem beneficiando diariamente cerca de 300 alunos. Com o aporte de R$ 66.212,50 realizado pela Braskem, a entidade revitalizou a sala de leitura e inaugurou uma sala de recursos, direcionada ao atendimento com profissionais de psicologia e para promoção de conteúdos voltados à neuropsicopedagogia.

Segundo a diretora da escola, Elaine Marques dos Santos, ser contemplado permitiu que o projeto ampliasse suas possibilidades no trabalho com os alunos. “Os espaços pedagógicos ficaram fantásticos e muito bem equipados. Isso permitiu ajudar tanto nossos alunos elegíveis, quanto os neurotípicos e melhorou nossa proposta pedagógica. Nenhuma dessas melhorias seria possível sem os recursos do Edital Braskem”, explicou a diretora. Por meio do projeto, a comunidade escolar deve receber palestras, cursos e materiais de pesquisa, contribuindo assim, com as práticas educacionais, a erradicação do analfabetismo e o empoderamento dos estudantes.

Já o projeto “Escritório Digital Conectados”, implantado pela União da Saúde sem Fronteiras – Instituto Maria Mercês, foi lançado no dia 31 de maio, em Mauá. Criada para promover inclusão digital e igualdade de oportunidade para jovens empreenderem, a iniciativa “Agência Conectados” é um espaço equipado e direcionado para aprendizados voltados às mídias sociais, produção de conteúdo e monitoramento de redes sociais, oficinas de foto, vídeo, captação e edição de imagens. O projeto oferece oficinas com aulas semanais para 30 jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica. A carga horária dos cursos é de 32 horas mensais, no período de oito meses.

A outra iniciativa contemplada, “Capacitando Para Transformar”, que tem como responsável a Companhia de Artes Primeiros Passos, está em fase de implantação, com lançamento programado para acontecer em breve. O projeto vai beneficiar a região do entorno do Polo do Grande ABC.

Serviço | 2º Edital da Braskem: Projetos que Transformam

Período de inscrições para o edital: 6 a 30 de junho

Período de inscrições para capacitação: 13 a 16 de junho

Sobre a Braskem

Orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 41 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha, a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 71 países.