Referência na recuperação de animais silvestres debilitados, o Zoológico Municipal de São Bernardo resgatou, em 2019, 480 animais vítimas de ação de traficantes e de traumas causados por acidentes e maus-tratos. Deste total, cerca de 30% já foram tratados e reinseridos à Mata Atlântica, por meio de trabalho de reabilitação desenvolvido no ambulatório e centro de recuperação, localizado dentro do Parque Natural Municipal do Estoril, no bairro Riacho Grande.
Única instituição voltada ao cuidado animal silvestre do Grande ABC, o Zoológico é um dos principais instrumentos da política de preservação e cuidado a fauna e flora de São Bernardo.
“Aproximar as pessoas destes espaços faz com que cada morador também tenha ciência de sua responsabilidade de preservar e cultivar nosso Meio Ambiente. Dentro deste cenário, o Zoológico Municipal tem tido papel fundamental, não apenas para o lazer e diversão de adultos e crianças, mas sim de conscientização de todos sobre a preservação da nossa fauna”, destacou o chefe do Executivo, Orlando Morando.
Certificado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Zoológico Municipal abriga atualmente 250 animais de 70 espécies diferentes, todos abrigados em viveiros adaptados para atender as necessidades de cada um, que, devido a lesões permanentes, não podem retornar à natureza.
Para auxiliar na recuperação dos animais, o centro ecológico de São Bernardo conta com equipe de profissionais que atuam em sintonia pelo bem-estar das espécies. “Os animais que estão aqui hoje não podem voltar ao seu habitat natural devido aos maus-tratos sofridos por ações de humanos. E é através da história de cada animal aqui abrigado que buscamos diariamente mostrar aos visitantes a importância da preservação nossa natureza”, relatou a bióloga Jeniffer Novaes.
DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS
Para celebrar o Dia Mundial dos Animais, celebrado nesta sexta-feira (04/10), o Zoológico Municipal de São Bernardo recebeu visita monitorada de moradores da cidade com o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos do comércio clandestino de animais. A ação foi coordenada pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Ambiental, com apoio da Secretaria de Serviços Urbanos.
Acompanhada de toda sua família, Andressa Cruz da Costa, 37 anos, foi uma das visitantes que percorreu o espaço e acompanhou de perto a recuperação dos animais. “O trabalho desenvolvido aqui é de extrema importância. Nos mostra o quanto precisamos cuidar do Meio Ambiente”.
Recado que a pequena Sophia, de apenas 11 anos, fez questão de reforçar ao sair do espaço. “O Zoológico me ensinou hoje que temos que respeitar os animais e que juntos podemos todos viver em paz e harmonia”.
ROTEIRO EDUCADOR
Neste Dia dos Animais, alunos da rede municipal de ensino de São Bernardo também tiveram a oportunidade de visitar o espaço, por meio do “Roteiro Educador” que estimula o protagonismo infanto-juvenil e a ampliação dos espaços de aprendizagem para os alunos, transformando a cidade em uma grande sala de aula.
Principal objetivo da mudança é garantir a segurança jurídica da corporação, além da valorização dos…
Entre os destaques do 71º aniversário da cidade está entrega da primeira Clínica Terapêutica de…
No momento da abordagem, os suspeitos tentaram fugir, mas foram contidos pelos policiais; com eles,…
Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o suspeito, mas a consulta veicular revelou…
Ecovias reforçou que colabora com a PM Rodoviária e investiu na ampliação do sistema de…
Tráfego ficou lento do km 40 ao 49 do Rodoanel e causou transtornos ,principalmente nessa…