Economia

Zona Leste de SP é mais uma opção para o morador do ABC

Construtora Porte oferece opções de cultura, entretenimento, moradia e pretende consolidar novo polo na Zona Leste; empreendimento será o prédio mais alto de São Paulo, com 46 andares

vista área da zona leste de são paulovista área da zona leste de são paulo
Zona Leste de SP é mais uma opção para o morador do ABC. Foto: Juliana Finardi

Que o morador da região do ABC adora frequentar os bares, restaurantes e a vida cultural de São Paulo/capital não é segredo para ninguém. A novidade é que agora a zona Leste pode se tornar destino não só de cultura e entretenimento, mas também de moradia e, por que não, investimento e opção de emprego.

É que a construtora Porte Engenharia e Urbanismo, há 35 anos no mercado (todos eles na zona Leste), está prestes a entregar, ainda neste semestre, os dois primeiros empreendimentos corporativos da região: o Platina 220, que será o edifício mais alto de São Paulo, com 46 andares e 172 metros de altura, e o Crona 665, que chega ao mercado no próximo mês.

Mais surpreendente entre todos, o Platina 220 não é só superlativo na altura e dimensões, mas também por abrigar espaços corporativos, comerciais, residenciais, hotel e lojas em um único empreendimento. Em um terreno de 6.418,52 metros quadrados, serão 57 mil metros quadrados de área construída (83,4% das obras já estão concluídas).

Não só estes empreendimentos como também os demais do chamado Eixo Platina, que configura seis plantas com 390 mil metros quadrados de área construída, preveem a geração de 20 mil novos empregos na região.

A ideia, exposta pelo incorporador Marco Antonio Melro, é evitar os êxodos econômico, familiar e profissional da zona Leste, onde está localizada 34% da população de São Paulo – 4,3 milhões de pessoas, das 12,5 milhões totais da capital.

“Descobrimos que havia 2,6 milhões de deslocamentos diários para trabalho ou estudos aqui na região, o que demanda muito tempo das pessoas, exatamente quatro horas por dia de deslocamento. Com esses dados em mãos, começamos a tentar entender o que poderíamos fazer”, diz Melro.

E o resultado são os empreendimentos apelidados por corretores como “Berrini da zona Leste”, o que o incorporador prefere comparar ao Conjunto Nacional e a avenida Paulista.
Além de espaços residenciais, hoteleiros, comerciais e corporativos, também existe o plano de um teatro, o que deve valorizar mais ainda o entorno e a região.

Fundada por Melro em 1986, a Porte começou sua história construindo sobrados. Nascido e criado no Tatuapé, o incorporador identificou que as pessoas da região buscavam apartamentos seguros, amplos e confortáveis, que iam buscar em outros bairros.
Por isso, e também por detectar a falta de espaços para empresas, voltou-se também ao segmento corporativo.

Empreendimento será o prédio mais alto de São Paulo, com 46 andares. Foto: Juliana Finardi
Share
Published by
Juliana Finardi

Recent Posts

Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires comemora Dia Nacional do Choro

Celebrada no dia do nascimento de Pixinguinha (23), ação cultural reuniu músicos convidados, alunos, professores…

8 horas ago

Prefeitura de São Caetano institui o Programa Pró-Leite com auxílio de R$ 75 às famílias

Com o auxílio creditado em cartões, contemplados conseguirão comprar 2 kg de leite em pó…

9 horas ago

Parque Guaraciaba recebe Pixote, MV Bill e outras atrações neste sábado

Segunda edição do Samba no Guaraciaba reúne atrações e gastronomia com entrada solidária

9 horas ago

Resgate de carcará e cães do mato reforçam atuação do Zoo de São Bernardo

Equipamento recebeu ave de rapina e três filhotes, recuperados pelo Corpo de Bombeiros e PM…

9 horas ago

Mauá recebe 2ª etapa da Liga Nacional de Basquete 3×3 no próximo fim de semana

Torneio reunirá mais de 80 equipes e quase 100 jogos; Cidade terá representantes nas categorias…

11 horas ago

Sinfônica de Santo André homenageia U2 neste domingo no Parque Central

Espetáculo, que terá início às 11h, faz parte de programação cultural gratuita com muita música,…

11 horas ago