VOLTAR
  • Política

Volpi autoriza abertura do comércio em Ribeirão Pires

Anúncio foi feito live; prefeito diz que taxa de contaminação e mortes por Covid estabilizaram no município

  • Comerciantes protestaram nesta quarta-feira e pediram reabertura dos estabelecimentos.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 01/04/2021
  • Compartilhar:

Anúncio foi feito live; prefeito diz que taxa de contaminação e mortes por Covid estabilizaram no município

 

O prefeito de Ribeirão Pires, Clovis Volpi (PL) anunciou que diminuirá as medidas restritivas no comércio no município a partir de segunda-feira (05/04), apesar do decreto do Estado que vai  até 11 de abril. “Por conta da diminuição do número de contaminados, do número de mortes e da seriedade que grande parte da população atendeu aos nossos apelos, nós vamos editar um novo decreto que será mais maleável do que o do Estado, principalmente com relação ao comércio”, disse em live.

A medida foi tomada depois de um protesto realizado nesta quarta-feira.

A  Prefeitura emitiu uma nota oficial e afirmou que há estabelecimentos que não poderão abrir e salientou que há regras para o funcionamento.

“A partir da próxima segunda-feira (5), Ribeirão Pires vai autorizar o funcionamento do comércio com atendimento apenas na porta do estabelecimento. Não será permitida a entrada de clientes. Buffets, salões de beleza, academias e igrejas continuam proibidos de funcionar. A Guarda Municipal vai orientar e ajudar a disciplinar a fila dos bancos no centro da cidade. Equipes de fiscalização farão o trabalho de  orientação aos comerciantes”, informou..

O Decreto, com mais detalhes dessa flexibilização, deve ser publicado entre hoje e amanhã.

Comerciantes protestaram nesta quarta-feira e pediram reabertura dos estabelecimentos. Foto: Divulgação

De acordo com a Prefeitura, as medidas mais rigorosas de restrição determinadas pelo Governo do Estado somadas à antecipação de feriados municipais já começam a surtir efeitos e desafogar, ainda que timidamente, o sistema de saúde em de Ribeirão Pires. Na primeira semana do mês, por exemplo, entre 1 e 6 de março, a média de infectados pela Covid no município foi de 41 pessoas por dia. Nessa semana (entre 28 e 21 de março) esse índice baixou quase que a metade, registrando 22 infectados/dia.

A fila por leitos na CROSS (Central de Regulação de Vagas do Governo do Estado) chegou a ter 23 pessoas no dia 15 de março. Hoje, três pessoas aguardam por vagas nesse sistema. “Estamos longe de ter uma situação confortável, mas esses números mostram que as medidas adotadas pelo poder público e a conscientização da população estão sendo importantes na luta contra a disseminação do vírus”, observou o prefeito Clóvis Volpi.

Pesquisa – na última terça-feira (30), o Instituto ABC Dados publicou pesquisa sobre a percepção da população em relação ao desempenho dos prefeitos frente à pandemia. O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi teve um dos melhores índices desse levantamento com 45% de bom e ótimo e 43% de regular. ‘Isso só nos motiva a continuar esse trabalho que visa preservar vidas”, comentou o prefeito.