Vila Mansueto vira patrimônio cultural de Santo André

Conjunto Residencial foi construído na década de 1950 por um empreendedor e possui características como casas geminadas e ruas internas com largura menor

 Vila Mansueto Vila Mansueto
Conjunto Comendador Mansueto Cecchioi foi construído na década de 1950 e possui características como casas geminadas. Foto: Divulgação/Alex Cavanha

Santo André passou a contar com mais um bem considerado patrimônio cultural municipal. A Prefeitura tombou o Conjunto Residencial Comendador Mansueto Cecchi, após estudo aprovado pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).

A ‘Vila Mansueto’, como é popularmente conhecida, está localizada na Vila Assunção. O local leva o nome do empreendedor italiano responsável pela sua construção e que atuou no ramo da construção civil na cidade entre as décadas de 1940 e 1970.

O novo patrimônio cultural de Santo André é composto por um conjunto de 72 residências unifamiliares. De acordo com as diretrizes do tombamento, trata-se de um marco na paisagem de Santo André e reflete um momento histórico e modo de viver à época da construção, na década de 1950.

Ainda de acordo com estas diretrizes, o local é um exemplar de um tipo de moradia denominada ‘Vila Rentista’, típica residência destinada à classe média da época. Apesar das alterações ocorridas com o passar do tempo, a vila mantém sua unidade e preserva alguns elementos originais como o conjunto de casas geminadas, de mesma arquitetura de dimensões pequenas implantadas no interior de um terreno e com ruas internas com largura menor do que a das vias públicas. O principal valor do conjunto reside na singularidade física, que registra tipo espacial típico dos centros urbanos do sudeste brasileiro.

Diretrizes de tombamento

Com o objetivo de preservação e visualização do bem, foram estabelecidas algumas diretrizes de tombamento. Devem ser preservados os pórticos de entrada e saída da vila (localizados na avenida João Ramalho, 58, e na rua Coronel Fernando Prestes, 617), o desenho original do lote e desenho do arruamento, bem como a largura das calçadas e a altura das edificações existentes.

Outros elementos que devem ser preservados são os frontões (elemento construtivo existente na parte superior da parede da fachada frontal) e a ‘Rosa dos Ventos’, em metal, que decora o frontão. Com o tombamento, as obras de manutenção e/ou reformas externas das resistências ou intervenções nos arruamentos, calçadas e pórticos e a instalação mobiliários urbanos e outros equipamentos deverão ser aprovados pelo Comdephaapasa.

Com mais este tombamento, Santo André passa a contar com 24 bens tombados e dois registros. A Vila Mansueto consta como o número 24 do Livro de Tombos do Conselho.

AddThis Website Tools
Share
Published by
Redação

Recent Posts

Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires comemora Dia Nacional do Choro

Celebrada no dia do nascimento de Pixinguinha (23), ação cultural reuniu músicos convidados, alunos, professores…

6 horas ago

Prefeitura de São Caetano institui o Programa Pró-Leite com auxílio de R$ 75 às famílias

Com o auxílio creditado em cartões, contemplados conseguirão comprar 2 kg de leite em pó…

6 horas ago

Parque Guaraciaba recebe Pixote, MV Bill e outras atrações neste sábado

Segunda edição do Samba no Guaraciaba reúne atrações e gastronomia com entrada solidária

7 horas ago

Resgate de carcará e cães do mato reforçam atuação do Zoo de São Bernardo

Equipamento recebeu ave de rapina e três filhotes, recuperados pelo Corpo de Bombeiros e PM…

7 horas ago

Mauá recebe 2ª etapa da Liga Nacional de Basquete 3×3 no próximo fim de semana

Torneio reunirá mais de 80 equipes e quase 100 jogos; Cidade terá representantes nas categorias…

8 horas ago

Sinfônica de Santo André homenageia U2 neste domingo no Parque Central

Espetáculo, que terá início às 11h, faz parte de programação cultural gratuita com muita música,…

9 horas ago