Vila Luzita vai ganhar maior UPA de Santo André com 42 leitos

Obras contam com investimento de R$ 5 milhões

Vila Luzita vai ganhar maior UPA de Santo André com 42 leitos. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

 

As obras que vão transformar o Pronto Atendimento (PA) Vila Luzita em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estão em andamento. Com estrutura física de aproximadamente 2.200 m² e capacidade para realizar 22 mil atendimentos por mês, o local será habilitado como porte III e será a maior UPA de Santo André. A unidade terá sistema informatizado, sala de classificação de risco adulto e sala de classificação de risco infantil, e contará com ampliação do número de consultórios médicos e leitos. As obras contam com investimento de R$ 5 milhões.

Nesta quarta-feira (11/03) o prefeito Paulo Serra esteve no local para vistoriar o avanço das obras. “Esta é uma das intervenções mais importantes dentro do programa Qualisaúde, temos um carinho especial pela região em que essa unidade fica. As obras estão em ritmo acelerado e em breve vamos entregar a maior UPA de Santo André, com 42 leitos e capacidade de atendimento muito grande”, comentou o prefeito Paulo Serra.

A ala amarela conta hoje com 5 leitos e a ala vermelha possui 12. Após a reforma, a ala amarela passará a ter 10 leitos e a ala vermelha 22.

“Com a reforma vamos melhorar sensivelmente a estrutura de emergência e a questão de estabilização na sala amarela. O grande diferencial será toda a estrutura de internação tanto na ala vermelha, quanto na ala amarela de pediatria, que antes não existia. São mudanças importantes que vão oferecer melhor atendimento e conforto para a população”, afirmou o secretário de Saúde, Márcio Chaves.

 

Prefeito fez vistorias das obras da UPA da Vila Luzita. Foto: Divulgação/PSA-Helber Aggio

Histórico – Em 2020 foi entregue à população a Unidade de Medicina Diagnóstica, no Centro, e no próximo domingo (15/03) será inaugurada a Policlínica Parque das Nações.

Em 2019 foram entregues à população a UPA Perimetral, Policlínica e Clínica da Família Humaitá e o Reabilita, que é um centro especializado em reabilitação voltado a pacientes com deficiência física, visual, intelectual e auditiva.

Além disso, ainda foram retomadas em 2019 as obras das Clínicas da Família do Jardim Alzira Franco e do Cruzado, além de iniciadas intervenções de reforma e modernização das Clínicas da Família Parque Miami, Jardim Carla e Vila Palmares, da UPA Infantil Faisa e do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão.

Em 2018, a Prefeitura inaugurou a UPA Bangu, UPA Jardim Santo André, Clínica da Família Jardim Cipreste, Policlínica Campestre, Policlínica Jardim Bom Pastor, Centro Médico de Especialidades Xavier de Toledo, Policlínica Parque Novo Oratório, Centro Médico de Especialidades do CHM, Centro Médico de Especialidades Referência em Infectologia, Centro de Distribuição de Medicamentos, Centro de Diagnósticos do CHM e o Complexo Regulador Municipal, responsável pela gestão das vagas por consultas e exames da rede.