VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Vídeos: São Caetano inicia a construção do Parque Linear da Kennedy

Espaço de lazer contará com pista de skate, quadras esportivas, chafariz interativo, palco, área para eventos, espelho d’água, lanchonetes, lojas de convivência e mercado municipal

  • São Caetano inicia a construção do Parque Linear da Kennedy.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 07/10/2023
  • Compartilhar:

Espaço de lazer contará com pista de skate, quadras esportivas, chafariz interativo, palco, área para eventos, espelho d’água, lanchonetes, lojas de convivência e mercado municipal

futuro parque linear da Kennedy

São Caetano inicia a construção do Parque Linear da Kennedy. Foto: Divulgação

O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, assinou neste sábado (7/10) a Ordem de Serviço para o início da construção do Parque Linear da Avenida Presidente Kennedy, o maior do tipo no ABC. O espaço, de 60 mil m², terá diversos ambientes integrados para a diversão das famílias, se configurando em um grande complexo de lazer, entretenimento, gastronomia e promoção de saúde. A previsão é a de que as obras sejam concluídas em 12 meses.

Além de ampla área verde, o Parque Linear terá pista de skate, quadras esportivas, chafariz interativo, palco, área para eventos, espelho d’água, lanchonetes, lojas de convivência e o novo mercado municipal.

Destaque também para a passarela que fará a ligação direta com a Cidade das Crianças e o Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, que está passando por uma grande reforma.

Auricchio destacou que a requalificação dos espaços é um desafio das grandes metrópoles. E que, em São Caetano, isso se dá de maneira ainda mais intensa, em virtude de sua pequena extensão territorial, de 15 km², que a coloca como a menor cidade da Região Metropolitana de São Paulo – não há área livre para a construção de equipamentos.

“O Parque Linear vai ao encontro do processo de modernização pelo qual passa a nossa cidade. Será um parque completo, com muitos atrativos para as famílias e que, não tenho dúvidas, elevará o padrão de lazer, convivência e entretenimento da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Símbolo da qualidade de vida de São Caetano, a Avenida Presidente Kennedy ganhou essa característica a partir da implementação da Rua de Lazer, durante o primeiro mandato de Auricchio à frente do Palácio da Cerâmica.

“Sonho com esse Parque Linear desde que implantamos a Rua de Lazer. Quando percebi que tinha viabilidade, me reuni com os melhores técnicos para iniciarmos a sua construção. Quando sonho com um projeto, não sonho com concreto. Sonho com as pessoas e como elas vão conviver com esses projetos”, destacou Auricchio. “Aqui será muito mais que um parque. Será um polo de lazer, cultural, gastronômico e de entretenimento, que vai valorizar todo o entorno, modernizando São Caetano. O contrário seria deixar as pessoas pra trás, com a cidade parada no tempo, e isso a nossa administração não faz.”

O prefeito afirmou que seus adversários políticos na cidade têm criticado a construção do parque linear. Auricchio destacou a importância de mais um espaço de lazer na cidade e disse que esse tema está superado. “Têm pessoas que querem politizar o tema”, afirmou.

Veja vídeo da entrevista coleiva :

O secretário municipal de Obras e Habitação, Iliomar Darronqui, lembrou que o início das obras é resultado de um grande esforço da gestão. “Foram meses de estudos e reuniões para a elaboração do projeto, que foi concebido dentro de um rigor técnico que privilegia a qualidade de vida da população.”

O Parque Linear integra o Avança São Caetano, o maior programa de obras da história da cidade. São R$ 713 milhões de investimentos em mais de 90 obras. Algumas delas bem próximas do futuro espaço de lazer, como o Complexo Educacional Esportivo e Cultural do Bairro Santa Maria (inaugurado em 2022); o Novo Teatro Municipal Paulo Macho de Carvalho; a requalificação da Cidade das Crianças e o Complexo de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência (os dois últimos deverão ser entregues no segundo semestre de 2024).

José Auricchio Júnior

José Auricchio Júnior assinou neste sábado a Ordem de Serviço para o início da construção do Parque Linear da Avenida Presidente Kennedy. Foto: Divulgação/PSCS-Letícia Teixeira

Confira as principais atrações do Parque Linear da Kennedy:

2 quadras poliesportivas
Pista de skate para as duas modalidades olímpicas (street e park)
Quadra de areia para vôlei de praia, beach tênis e futevôlei
Esportes de mesa
2 quadras para o uso lúdico de brincadeiras, como basquete 3×3, 21 e altinha
Área de ginastica ao ar livre
Anfiteatro ao ar livre com palco circular
Área de contemplação gramada
Área de contemplação com ballet de águas
Praça das Esculturas (área livre para descanso e piquenique)
Praça Molhada, com chafariz interativo
Mirante
Área de eventos gramada
Novo Mercado Municipal, com 24 quiosques
Passarela (ligação com a Cidade das Crianças e o Teatro Paulo Machado de Carvalho)
Estacionamento