VOLTAR
  • Cultura e Lazer

Vídeos: Mano Walter abre Entoada Nordestina de S.Caetano e empolga plateia

Cantor driblou noite fria de sexta-feira e aqueceu público que fez coro nas principais músicas da playlist; prefeito abriu evento com homenagem a nordestinos de destaque na cidade  

  • Mano Walter abre Entoada Nordestina de S.Caetano e empolga plateia.
    Foto: Divulgação
  • Por: Juliana Finardi
  • Publicado em: 20/05/2023
  • Compartilhar:

Cantor driblou noite fria de sexta-feira e aqueceu público que fez coro nas principais músicas da playlist; prefeito abriu evento com homenagem a nordestinos de destaque na cidade

No mesmo dia em que lançou em todas as plataformas digitais o primeiro volume do álbum Do Jeito que Vocês Gostam, com oito faixas inéditas, o cantor Mano Walter foi a principal atração da primeira noite de festejos da 12ª Entoada Nordestina de São Caetano. Nem o friozinho de 13 graus afastou o público que lotou o Espaço Verde Chico Mendes na noite desta sexta-feira (19/05) e esperou ansiosa pela entrada do artista que cantou até as 23h10.

De acordo com a organização, o primeiro dia de festa somou um público rotativo de 22 mil pessoas ao longo do dia, desde as 16h. A maioria aguentou firme e forte para cantar e dançar com o artista que se empolgou e acabou prolongando a apresentação. Antes de subir ao palco, o simpático Mano Walter atendeu a imprensa e fotografou com os fãs no camarim improvisado no parque.

Sobre ter sido escolhido para abrir o evento, o cantor afirmou tratar-se de um reconhecimento. “Para mim que sou defensor da nossa cultura, nordestino, toco forró que corre nas minhas veias desde criança e que gosto de cantar, represento e levanto a nossa bandeira, isso é um reconhecimento. É o carinho da turma que veio do Nordeste e que toca aqui em São Caetano, o carinho e consideração que tem pelo mano Walter. Eu só tenho a retribuir com um showzaço e cantar muito forró e muita música nordestina para matar um pouco a saudade de vocês”, prometeu e cumpriu.

Quem fez a abertura dos shows foram as meninas do “Elas tocam Jackson”, com Nanda Guedes (sanfona, voz e arranjos), Graziela Campanha (voz e triângulo), Michelle Britto (guitarra, violão e viola), Naiara Perez de Oliveira (zabumba) e Caroline Oliveira.

mano walter em são caetano

Mano Walter abre Entoada Nordestina de S.Caetano e empolga plateia. Foto: Divulgação

Homenagens

Antes dos shows, o prefeito José Auricchio Jr., homenageou nove nordestinos de destaque na cidade presenteando-os com uma medalha e um diploma. O confeiteiro Pedro Ferreira de Lima, de 60 anos, foi um dos homenageados e disse ter ficado honrado e feliz com a cerimônia. Original de Iguatu, no Ceará, Pedro chegou em 1981 em São Caetano e, desde 1982 é funcionário da tradicional padaria Bem Hur.

“Gosto muito daqui. Adoro o que faço e amo a cidade”, disse, orgulhoso, ao ostentar a homenagem que fez questão de dividir com a família.

De acordo com o prefeito, São Caetano tem uma cultura nordestina muito enraizada. “Porque eles praticamente chegaram junto com os primeiros imigrantes europeus. Então, você tem aqui uma miscigenação muito significativa com um enraizamento muito intenso.”

Mano Walter, a atração principal da noite, ao ser informado e questionado sobre a homenagem feita mais cedo pelo prefeito, disse que o reconhecimento aos nordestinos influencia em sua carreira e produção autoral.

“Saber que o camarada saiu lá do Nordeste, veio aqui para São Paulo e contribuiu com a construção de uma cidade influencia sim na minha carreira. Sou nordestino, estou ocupando meu espaço, ajudando a construir a nossa música, rompendo barreiras. Do mesmo jeito que a turma veio lá do Nordeste e ajudou a construir São Caetano, o Mano Walter vem também lá do Nordeste construir, romper barreiras e levar a nossa música para o alcance desse Brasil afora”, disse o artista.

Gastronomia e novidades

Uma das novidades das festividades de 2023 é a nova organização do espaço do parque para as variadas atrações da festa. As barraquinhas de alimentação estão espalhadas pelos corredores ao redor da praça principal do Chico Mendes. O espaço em frente ao palco fixo do parque e o montado especialmente para a festa ficou exclusivamente para as apresentações artísticas e culturais.

“A festa está mais organizada, mais ampliada. Acho que foi uma boa medida, nós tiramos toda a parte de gastronomia deste setor, para ficar livre para as apresentações musicais, artísticas e culturais e colocamos todo o conjunto de permissionários de alimentação aqui nesse outro eixo. Criamos duas praças de alimentação. Essa modificação vai trazer um espaço maior de utilização da festa”, disse Auricchio.

A festa conta com uma infinidade de opções de comidas típicas, entre doces e salgados. O espaço também tem um cenário “instagramável” onde os visitantes podem fazer fotos temáticas. Além disso, barraquinhas de artesanato típico compõem a entoada.

Programação

Neste sábado (20/05), a atração principal fica por conta de Anastácia e, no domingo (21/05), quem faz o show principal será a cantora e atriz global Lucy Alves. Os organizadores e o prefeito acreditam em um recorde de público em relação ao último ano.