VOLTAR
  • Política

Vídeos: Em São Bernardo, Lula diz que recriará Ministério das Mulheres

Declaração foi dada durante encontro com trabalhadoras domésticas na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC neste domingo

  • Lula e Alckmin participam de encontro com trabalhadoras domésticas na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
    Foto: Divulgação
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 04/09/2022
  • Compartilhar:

Declaração foi dada durante encontro com trabalhadoras domésticas na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC neste domingo

Lula e Alckmin em São Bernardo

Lula e Alckmin participam de encontro com trabalhadoras domésticas na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Foto: Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse neste domingo (04/09) que recriará o Ministério das Mulheres caso seja eleito nas eleições deste ano. A declaração foi dada durante encontro com trabalhadoras domésticas na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no Centro de São Bernardo. O petista estava ao lado de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), do candidato ao Senado pelo PSB, Márcio França, e do candidato a governador pelo PT, Fernando Haddad.

“Nós vamos recriar o Ministério das Mulheres”, disse. Lula afirmou que é preciso assegurar a todos o direito ao respeito, ao trabalho, ao salário e a uma casa.

Lula também disse sobre propostas para saúde e informou ser necessário aumentar o número de médicos especialistas no País por conta da demora em se conseguir consultas. “Hoje as pessoas levam mais de seis meses para conseguir uma consulta”, criticou. “Nós precisamos conveniar toda a rede de especialista ao SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse.

Salário mínimo

Lula ainda afirmou que pretende reajustar o salário todo ano. Segundo ele, na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) feita pelo governo de Jair Bolsonaro para o exercício de 2023, não estão previstos reajustes do salário, correção da tabela do Imposto de Renda e continuidade do auxílio emergencial. “A gente tem de se preparar para não cair na mentira”, afirmou.

Haddad

Haddad também discursou no evento das trabalhadoras domésticas em São Bernardo.  Responsável pela expansão do Programa Universidade para Todos (Prouni) quando foi ministro da Educação, o petista relembrou os o programa. “Eu lembro que na época muita gente dizia: como é que pode a filha da empregada doméstica, o filho da empregada doméstica estarem numa universidade? Isso só foi possível por causa do Prouni”, disse o candidato do PT ao governo do Estado.

“Quando a gente garante saúde e educação, a gente já garantiu uma boa parte do que as pessoas precisam para viver bem. Nós temos que fazer com que, para cada degrau que o rico avance, os pobres têm que avançar dez”, completou.

Em sua fala, Lula também mencionou a importância de Haddad na inclusão de estudantes de baixa renda no Ensino Superior: “Toda vez que vocês falarem de Educação lembrem que Fernando Haddad foi o responsável por a gente ter mais escolas técnicas, mais universidades federais e mais estudantes de famílias pobres com diploma”.

Além de Haddad e Lula, Márcio França e  Geraldo Alckmin participaram do ato. Alkmin, inclusive, elevou o tom contra o Bolsonaro e o chamou de “Bozo” durante o discurso.

Fernando Haddad em São Bernardo

Haddad: “Com Prouni, o filho e a filha da trabalhadora doméstica chegaram à universidade”. Foto: Divulgação