Vídeo: Vereador aciona PM e aponta situação precária de UBS em Sto.André

Mais visitadas

Márcio Colombo diz ter encontrado durante fiscalização na UBS João Ramalho problemas de goteiras em sala de vacina, banheiros sem trancas e infiltração nas paredes

 

O vereador de Santo André Márcio Colombo (PSDB) chamou a PM (Polícia Militar) e a GCM (Guarda Civil Municipal) para conseguir fiscalizar a UBS João Ramalho na última semana. O vereador filmou toda a ação e publicou em suas redes sociais apontando situação precária na unidade de saúde. O parlamentar também usou a tribuna da Câmara para relatar os problemas encontrados no equipamento público, como salas de vacina com goteiras, maca quebrada no consultório de ginecologia, caixa d´água sem limpeza há anos, paredes emboloradas , infiltração, pintura danificada e ambulatórios médicos precários.

“Nós fomos fazer a 22ª fiscalização só em equipamentos de saúde e me deparei (na UBS João Ramalho) com uma situação precária. O Conselho da Saúde da localidade estava presente e também relatou uma denúncia de que a caixa d´água está há anos sem limpeza. Andei pelas estruturas internas e encontrei funcionários trabalhando em salas que têm goteiras, até em sala de vacina. Enquanto vereador a gente tem de se indignar. E não é difícil para as secretarias responsáveis pegar três ou quatro bons homens de trabalho ir lá e consertar o telhado para que não caia goteira em cima da cabeça dos profissionais de saúde”, afirmou.

Márcio Colombo disse que a coordenação da UBS tentou impedi-lo de fazer a fiscalização e, por isso, teve de acionar a PM e GCM. “Quero pedir ação imediata, urgente, que a caixa limpa seja limpa, que seja feito reparo para evitar goteiras e os banheiro garantam privacidade para homens e mulheres porque nem tranca nas portas têm”, afirmou.

O tucano afirmou que os vereadores não podem se ajoelhar para nenhum poder e sim para o povo.

“Foi uma fiscalização de rotina, e foi a primeira vez que tive problemas com a gerência, que, neste caso, não me atendeu e tentou prejudicar minha fiscalização. Para poder exercer minha função de vereador tive que solicitar apoio da GCM e PM, que contornaram a situação e pude seguir adiante. Após o fato, terminei a fiscalização acompanhado pela diretoria”, afirmou Márcio Colombo.

vereador márcio colombo aciona PM e GCM
Vereador aciona PM e GCM e aponta situação precária de UBS em Santo André. Foto: Divulgação

Outro lado

A Prefeitura emitiu uma nota oficial e afirmou que as reformas têm seguido um cronograma e disse que pede aos vereadores que durante as visitas   garantam a manutenção da rotina dos atendimentos aos usuários.

 Leia a íntegra da nota:

“Todas as unidades de saúde do município de Santo André vêm sendo reformadas por intermédio do programa Qualisaúde. Aquelas que não foram reformadas e entregues, o serão, sempre com responsabilidade orçamentária e seguindo cronograma validado pela gestão da Secretaria de Saúde.

 Em relação às visitas dos vereadores às unidades de saúde, sempre pedimos que sejam realizadas de forma a garantir a manutenção da rotina dos atendimentos aos usuários que, de forma integral e equânime, acessam continuamente o SUS no município de Santo André. 

 Manter o respeito aos usuários e, também, aos colaboradores e gestores que atuam nos serviços públicos da cidade é premissa fundamental, assim como buscamos respeitar todo e qualquer membro da Câmara”. 

Mais publicações

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Últimas publicações