VOLTAR
  • Cidades

Vídeo: Santo André inaugura novo Creas no Parque das Nações

Terceira unidade do tipo na cidade oferece atendimento a pessoas vítimas de violência e violação de direitos

  • Terceira unidade do tipo na cidade oferece atendimento a pessoas vítimas de violência e violação de direitos.
    Foto: Divulgação/PSA-Eduardo Merlino
  • Por: Gislayne Jacinto
  • Publicado em: 30/03/2023
  • Compartilhar:

Terceira unidade do tipo na cidade oferece atendimento a pessoas vítimas de violência e violação de direitos

A Prefeitura de Santo André inaugurou nesta quinta-feira (30/03) o terceiro Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da cidade, no Parque das Nações. O equipamento exercerá importante papel de inclusão e proteção social a indivíduos e famílias que se encontram em situações de violação de direitos e de violência como maus-tratos, negligência, abandono, discriminações, entre outras situações.

“Realizações como esta mostram que o morador de Santo André é tratado com muito carinho e respeito. É uma obra relativamente pequena do ponto de vista estrutural, mas que faz uma enorme diferença na vida de quem usa o equipamento”, afirma o prefeito Paulo Serra.

A equipe do Creas III é formada por três psicólogos, três assistentes sociais, um sociólogo, dois estagiários, além de dois profissionais administrativos e dois colaboradores do programa Frente Social de Trabalho. O equipamento conta com recepção, salas de atendimento técnico, sala multiúso, salas de equipe técnica, sala de administração, sanitários para pessoas com deficiência e copa.

“Quando chegamos em 2017 havia apenas um Creas na cidade. Em 2019, Santo André ganhou a segunda unidade e agora o terceiro equipamento, beneficiando o segundo subdistrito. A preocupação com a demanda que a gente atende neste tipo de serviço é muito grande. Nosso objetivo é sempre trazer um acolhimento mais humanizado, um atendimento mais particularizado para os munícipes possam superar as condições de violação de direitos”, afirma o secretário de Assistência Social, Marcelo Delsir.

No Creas III serão ofertados serviços de informação, orientação, apoio e inclusão social, com impacto direto na reorganização e reestruturação de famílias e comunidades. O atendimento tem potencial de contribuir com o desenvolvimento pessoal e comunitário, promovendo o resgate da auto-estima, a identificação e desenvolvimento de potencialidades e capacidades e de promoção de inserção e participação social.

Santo André é a única cidade do ABC com três Creas. A nova unidade vai beneficiar famílias residentes nas regiões dos bairros Parque das Nações, Jardim Alzira Franco, Jardim Ana Maria e Utinga. O equipamento fica na Rua Austrália, 162, no Parque das Nações, e funcionará de segunda a sexta, das 8h às 17h. O atendimento terá início nesta sexta-feira (31/03).

inauguração do Creas

Terceira unidade do tipo na cidade oferece atendimento a pessoas vítimas de violência e violação de direitos. Foto: Divulgação/PSA-Eduardo Merlino

Lista dos Creas de Santo André:

(atendimento de segunda a sexta, das 8h às 17h)

Creas I – Alameda Gaspar Nogueira, 31 – Bairro Jardim

Creas II – Rua Senador Fláquer, 351 – Centro

Creas III – Rua Austrália, 162 – Parque das Nações